Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

31 de janeiro de 2012

Franciscanos Seculares-OFS-Leigos Consagrados








"A nossa Profissão permanece sempre como um ato consecratório que nos constitui de todas as maneiras em leigos consagrados pelo Reino (cf. ... consagro-me ao serviço do seu Reino... Fórmula da Profissão da OFS)." - CIOFS, Ir. Benedetto Lino, OFS e Pe. Paulo Ferreira, OFM, Assistente da Região Sul da OFS de Portugal

Rezar para fazer crescer o amor pela Terra Santa



Rezar para fazer crescer o amor pela Terra Santa
Mensagem do Custódio da Terra Santa por ocasião da Jornada Internacional de intercessão pela Paz na Terra Santa
ROMA, sexta-feira, 27 de janeiro, 2012 (
ZENIT.org) .- Publicamos a mensagem do Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, OFM, para a IV Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa, agendada para domingo, 29 de janeiro.
***
Na Gruta da Natividade em Belém, justo antes do altar da estrela, está a “chaminé do cometa”. A antiga devoção dos belemitas recorda ainda hoje o valioso serviço da estrela, que indicou o caminho para os pastores e os sábios, e – terminada a sua tarefa única e irrepetível - "apagou-se" numa “chaminé”. Os meses que se seguiram ao nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo deve ter sido um período muito agitado. Também o janeiro atual é um mês que continua a se referir ao Natal, num crescimento de iniciativas que testemunham o quanto ainda há para ser feito para receber dignamente o Príncipe da Paz. A "chaminé do cometa" nos diz que ele terminou sua tarefa, não devemos esperar outro, é o Filho de Deus que devemos olhar para encontrar Aquele que é a justiça e a paz. Mas não há paz... Invocada, proclamada, procurada, proposta, indicada, também premiada: todos falam de paz, mas não há paz. Talvez porque a paz seja algo que esteja além das palavras dos homens?
"Diante do difícil desafio de percorrer as vias da justiça e da paz podemos ser tentados a perguntar-nos, como o Salmista: levanto meus olhos para o monte, de onde me virá o auxílio? (Sl 121, 1).
A paz não é apenas um dom a ser recebido, mas também obra para ser construída. Para realmente sermos operadores de paz, devemos educar-nos na compaixão, na solidariedade, na colaboração, na fraternidade, ser ativos dentro da comunidade e vigilantes para estimular as consciências sobre questões nacionais e internacionais e sobre a importância de buscar adequadas modalidades de redistribuição da riqueza, de promoção do crescimento, da cooperação para o desenvolvimento e da resolução de conflitos (Bento XVI, Mensagem de Paz, 2012). Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus ", diz Jesus no Sermão da Montanha (Mateus 5,9). Para mudar o coração é necessário a oração: isto sim. E sem mudar o coração não se conseguirá nem sequer dirigir o olhar para a direção certa. A nossa oração deverá, portanto, pedir a determinação e a coerência para abraçar esse compromisso, educando-nos à compaixão ... A lista que o Papa nos oferece é muito abrangente sobre o que deve ser feito para alcançar a bem-aventurança dos que trabalham para a paz na verdade. Ele reitera: a paz para todos nasce da justiça de cada um e ninguém pode fugir deste compromisso essencial de promover a justiça, de acordo com as próprias competências e responsabilidades. Convido em especial os jovens, que sempre têm viva a luta pelos ideais, de terem a paciência e a tenacidade para buscar a justiça e a paz, para cultivar o gosto pelo que é certo e verdadeiro, mesmo quando isso implica sacrifícios e vai contra a corrente.
Bem-vindos, portanto, à quarta Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa. Um evento que enriquece este mês de reflexão partilhada sobre o Dom recebido recentemente, e nos convida a superar todas as divisões, para dar graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo (tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ). Também a jornada de diálogo com o judaísmo, cujo tema é a Sexta Palabra: Não Matar, nos lembra a urgência da justiça e da paz. A oração específica para crescer, nos corações e nas vontades, o amor pela Terra Santa e o compromisso pela justiça e pela paz, das quais sofremos a falta, é o primeiro e principal dever de todas as Igrejas que aqui convivem e que devem ainda mais e melhor testemunhar a reconciliação, a unidade e a paz, começando por Jerusalém. É tarefa de todos, dever de cada um, dos Pastores aos pais, dos professores aos jovens: rezar para ser capazes de acolher este dom é uma urgência que afeta a todos.
Este non-stop de oração, de tantas Igrejas em tantos lugares do mundo, é um dom importante para a Terra Santa. É consolo, ajuda, sustento à esperança pelos nossos cristãos que vivem cada dia o desconforto, o sofrimento, a frustração por uma situação social a que eles não vêem melhorias. Saber que no 29 de janeiro tantas pessoas vão querer unir vontade e corações para pedir a Deus a paz para a Terra Santa, pela Terra deles, é um orvalho do céu, é solidariedade dos irmãos desconhecidos, mas infinitamente queridos. Disto têm necessidade, disto temos necessidade.
[Tradução TS]

27 de janeiro de 2012

29 de janeiro - Oração pela paz na Terra Santa

29 de janeiro: oração pela paz na Terra Santa
Comunicado de imprensa da IV Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa
ROMA, terça-feira, 24 janeiro de 2012 (ZENIT.org) .- Oferecemos aos nossos leitores o comunicado de imprensa da IV Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa, agendada para domingo, 29 de janeiro.
2.500 cidades de todo o mundo rezarão pela paz na terra de Jesus no próximo 29 de Janeiro. Se realizará nesta data a IV Jornada internacional de intercessão pela paz na Terra Santa, uma iniciativa de oração nascida pelo desejo de algumas associações católicas juvenís, que há alguns anos também o Santo Padre e toda a Igreja celebram em comunhão com o Patriarcado Latino de Jerusalém e com a custódia da Terra Santa. A Jornada – numa ideal passagem de testemunho - será precedida pela Semana de oração Extra
ordinária de todas as Igrejas pela Reconciliação, a Unidade e a Paz, que se realizará junto à igreja Copta-Ortodoxa de Jerusalém na tarde do 28 de janeiro.
Desde a sua primeira edição, a Jornada tem envolvido muitos jovens nos momentos de adoração eucarística nas Igrejas dos 5 continentes; a eles, em particular, dirigiu-se o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz. "Os jovens - escreve o cardeal na sua mensagem para a ocasião - são e podem ser um recurso para a paz se eles vivem a sua liberdade em conexão com a verdade, com o bem e com Deus. Só assim colocam profundas raízes ao seu compromisso pela justiça e pela paz. (...) O período da juventude é aquela estação da vida na qual se olha para os grandes valores que hoje, infelizmente, parecem estar muito fracos: a verdade, a liberdade, a justiça, o amor, a fraternidade". "Agradeço-vos – conclui o cardeal Turkson - porque mostrais ao mundo o rosto jovem, ativo e bonito da Igreja de Cristo".
A Jornada é promovida por diversas realidades juvenis: da Associação Nacional Papaboys (
http://www.papaboys.it/), pelo Apostolado “Jovens pela Vida” (http://www.youthfl.org/), pelas Capelas de Adoração Perpétua em toda a Itália e em todo o mundo , por grupos de adorações eucarísticas (http://www.adorazione.org/), pelas Associações para a Promoção da oração Extraordinária de todas as igrejas pela reconciliação, a unidade e a paz, começando por Jerusalém. Uma representação destas realidades associativas estará presente no domingo, às 12hs, na Praça de São Pedro para o Angelus do Santo Padre Bento XVI, para também participar da festa da paz dos jovens da Ação Católica.
Para aderir à iniciativa, é necessário inserir na celebração eucarística do domingo 29 de janeiro, uma oração especial pela Terra Santa, ou um momento de adoração eucarística no final da Santa Missa. O horário da celebração, o nome da Igreja ou o grupo de oração e a cidade devem ser comunicados pelo e-mail para
ufficiostampa@papaboys.it
Nesta quarta edição também será possível acompanhar o evento pela Telepace, que cobrirá ao vivo no dia 29 de janeiro das 9hs às 13hs. Depois da santa missa e de um breve momento de adoração, muitos convidados se revezarão no estúdio. Vários serviços e aprofundamentos da Itália e de Jerusalém apresentarão os melhores momentos desta Jornada de oração, antes de colocar no ar o Angelus do Santo Padre. Depois se terão os testemunhos da praça de São Pedro e as reflexões conclusivas sobre a Jornada.
A Jornada, a nível internacional será inaugurada por uma celebração que se terá no dia 29 de janeiro às 5 horas, hora italiana, no Calvário de Jerusalém. Também o Custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa, interveio com a sua saudação: "Bem-vindo, então, à IV Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa. Um evento que enriquece este mês de reflexão comum sobre o Dom apenas recebido, e nos convida a superar toda divisão para dar graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo ( tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos )."
Anexo ao presente comunicado de imprensa:
Promoção da IV Jornada Internacional de Intercessão pela Paz na Terra Santa
Mensagem do Pontifício Conselho Justiça e Paz
O vídeo comercial do dia (em italiano)
Clique aqui
O link da transmissão da Tv Telepace (em italiano)
Clique aqui
O vídeo comercial da Jornada (em espanhol)
Clique aqui
Para solicitar mais informações:
Sala de Prensa Papaboys
ufficiostampa@papaboys.it
Informações Tel 0039 328 8188028
[Tradução TS]

9 de janeiro de 2012

CCF - Ciclo de Conferências sobre a Família 2012




Bagão Félix abre ciclo de conferências sobre a Família

“Da Família que Temos – à Família que Queremos”

Ciclo de Conferências no Centro Cultural Franciscano

“Políticas da Família numa Nação com Futuro”, é o tema da conferência com que Bagão Félix abrirá, a 20 de Janeiro, um ciclo sobre a Família, a ter lugar Centro Cultural Franciscano em Lisboa. O ex-ministro do Trabalho e Solidariedade Social e da Comissão Nacional ‘Justiça e Paz’, Bagão Félix tem vindo a debruçar-se, desde há muito, sobre temáticas relacionadas com Família e as ‘Políticas Públicas’ em Portugal, o que faz dele um dos nossos melhores interlocutores nesta área social. Por isso, a sua presença no CCF constitui um momento muito importante na abertura deste ciclo de conferências no Ano Internacional da Juventude e da Família.

“A Família que Temos – à Família que Queremos” constitui o mote para um atractivo programa de conferências que decorre ao longo três meses, juntando intervenientes das áreas sociais, educativas, da saúde e pastorais, juntando aqui outros especialistas que vão debruçar-se sobre todas estas problemáticas. Estas Conferências destinam-se a um público alargado que se interessa por esta temática, designadamente todos aqueles que na actual crise social podem e devem olhar a ‘Família’ como um pilar fundamental da sociedade, desde pais, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, agente da acção pastoral e formativa da Igreja e de obras sociais.

PROGRAMA DAS CONFERÊNCIAS:

1. Políticas da Família numa Nação com Futuro
20 de Janeiro
Dr. Bagão Félix

2. Novos Paradigmas de Família
03 de Fevereiro
Doutora Teresa L. Monteiro

3. Dinâmica Familiar: os Filhos, continuidade e inovação
24 de Fevereiro
Dra. Cristina Sá Carvalho

4. Projetos de Vida e Envelhecimento no Seio da Família
09 de Março
Profª Dra. Helena R. Pinto

5. Família: esteio de Amor incondicional
23 de Março
Luísa e Eng. A. Marques de Carvalho

6. A Família e a Saúde Mental
13 de Abril
Prof. Pedro Afonso

7. Que futuro para a Família
20 de
(painel)

As Conferências decorrem nas datas indicadas, às 21.15h.
Em anexo, enviamos Cartaz e outros elementos que ilustram este Ciclo Temático de Conferências e que constituem o contributo do CCF para este Ano Internacional sobre a Juventude e a Família.

Centro Cultural Franciscano – Lg. da Luz, 11 – 1600-498 LISBOA - ( 217140515 ccf.admin@portugalmail.pt

CCF - Ciclo de Conferências sobre a Família











1 de janeiro de 2012

AVISO - CONVITE




Aviso - CONVITE

Irmãs e irmãos não esqueçamos a vocação que o Senhor nos deu”, dizia Santa Clara de Assis.
Durante este ano pastoral 2011/2012 celebramos 800 anos que Santa Clara de Assis, ao jeito de Francisco de Assis, deixa tudo para seguir Jesus Cristo. A Família Franciscana celebra, por este motivo, o ano vocacional “Clareano”, louvando ao Senhor pelo dom da vida e vocação de Santa Clara em união com as Irmãs Clarissas, que são hoje a continuidade e o rosto visível do carisma de Santa Clara.
Nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro de 2012, no Mosteiro das Irmãs Clarissas em Montalvo, haverá um momento de Vigília de Oração às 21:00h de Sábado, dia 14, e Celebração solene da Eucarística no dia 15, Domingo, às 11:00h.
Convidamos todos a tomarem parte nestes momentos de celebração com as Irmãs e os Irmãos franciscanos (frades Menores). Participarão jovens franciscanos oriundos de diversas partes do país.
Os jovens poderão pernoitar de Sábado para Domingo.
Para organização das dormidas e pequeno-almoço, pedimos que confirmem a presença às irmãs de Montalvo; Irmã Maria:
clarissas.montalvo@gmail.com , 965235085; ou à Dina: https://mail.google.com/mail/h/p5x8m9kdcy9g/?&v=b&cs=wh&to=simoesdina@sapo.pt , 966657645; ou à equipa de Pastoral Juvenil Vocacional – Leiria,
A comunicação deve ser feita até ao dia 06 de Janeiro.
Para os que pernoitam pedimos que tragam saco-cama e alguma coisa para partilhar no pequeno-almoço .
Da equipa de Pastoral Juvenil Vocacional dos Frades Menores de Portugal
e Irmãs Clarissas de Montalvo

 
© 2007 Template feito por Templates para Você