Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

20 de abril de 2013

Abril - Mês da Família Franciscana Portuguesa




16 DE ABRIL

DIA NACIONAL DA FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

MENSAGEM DO PRESIDENTE

O Senhor vos dê a Paz.

Como é de conhecimento geral, o dia 16 de abril é celebrado como Dia da Família Franciscana Portuguesa, em comemoração da data de aprovação da Regra, em 1209. É um dia importante para a nossa família comum que importa valorizar e vivenciar adequadamente. Na verdade, celebrar a Regra comum é celebrar e dar vigor ao sagrado vínculo da maravilhosa vocação franciscana na forma de vida e de Regra que todos, e cada um de nós, tivemos a graça e o privilégio de abraçar, na providencial diversidade de dons e de carismas de cada Instituto.
Como Francisco e Clara de Assis, e como Beatriz da Silva e todos os fundadores e fundadoras das várias sensibilidades desta grande família, proclamemos: «Louvado sejas, meu Senhor, pois me deste Irmãos e Irmãs», e celebremos este dia como festa de família e de vocação franciscana.
Uma vez que, em assembleia-geral da Família Franciscana Portuguesa, foi deliberado que neste ano de 2013, em razão da crise geral e da concorrência de outras celebrações - como o Ano da Fé e o Cinquentenário do Concílio Vaticano II - a comemoração deste Dia fosse promovida mais a nível local (nos mosteiros, conventos, fraternidades e obras) do que por alguma iniciativa de âmbito nacional, convido todos os responsáveis dos Institutos e das Entidades a organizarem localmente o Dia Nacional como celebração festiva da Regra e da Família Franciscana.
Entre outras iniciativas, a que a criatividade de cada Entidade certamente saberá dar vida, foi sugerido na assembleia-geral da Família Franciscana Portuguesa que, nesse dia 16 de abril, sejam recitadas Laudes e Vésperas segundo um modelo comum, a fornecer pelo Centro de Franciscanismo, com tema inspirado na aprovação da Regra. Assim recomendo que se faça.

Em prol da vitalidade e visibilidade do nosso ideal comum,

a todos desejo um FELIZ DIA NACIONAL e BOAS FESTAS franciscanamente pascais!

Lisboa, 25 de março de 2013

Anunciação e Incarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo

Frei Vítor Melícias, ofm

Presidente

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você