Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

20 de abril de 2013

Abril - Mês da Família Franciscana Portuguesa


Dia Nacional

FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

16 de Abril de 2013

 ORAÇÃO DE LAUDES


Se acreditas (Mário Silva)

Se acreditas que Deus é pai Amigo
e vês em cada homem um irmão
anda cantar comigo a Paz e a salvação (bis).

1. O mandamento do amor atinge a terra e o céu:
Irei amar o Senhor nos irmãos que Deus me deu.

2. A todos sem excepção marca a lei da natureza;
de todos me sinto irmão na miséria e na grandeza.

3. O Senhor da imensidade mora no meu semelhante;
é sem medida a bondade e nunca se ama bastante.


Desde a aurora Vos procuro, meu Deus, para contemplar o vosso poder e a vossa glória. Aleluia.

Salmo 62 (63), 2-9 - Sede de Deus

2 Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. *
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro, *
como terra árida, sequiosa, sem água.
3 Quero contemplar-Vos no santuário, *
para ver o vosso poder e a vossa glória.
4 A vossa graça vale mais que a vida: *
por isso os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.
5 Assim Vos bendirei toda a minha vida *
e em vosso louvor levantarei as mãos.
6 Serei saciado com saborosos manjares *
e com vozes de júbilo Vos louvarei.
7 Quando no leito Vos recordo, *
passo a noite a pensar em Vós.
8 Porque Vos tornastes o meu refúgio, *
exulto à sombra das vossas asas.
9 Unido a Vós estou, Senhor, *
a vossa mão me serve de amparo.
Desde a aurora Vos procuro, meu Deus,
para contemplar o vosso poder e a vossa glória. Aleluia.

Desde a aurora Vos procuro, meu Deus, para contemplar o vosso poder e a vossa glória. Aleluia.

Exortação ao Louvor de Deus

Temei o Senhor e dai-lhe glória.
Digno é o Senhor de receber o louvor e honra.
Louvai o Senhor todos os que o temeis.
Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo.
Louvai-O, céus e terra.
Todos os rios, louvai o Senhor.
Filhos de Deus, bendizei o Senhor.
Este é o dia que o Senhor fez;
alegremo-nos e regozijemo-nos nele.
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Rei de Israel!
Todo o espírito louve o Senhor.
Louvai o Senhor, porque é bom;
todos os que isto ledes, bendizei o Senhor.
Todas as criaturas, bendizei o Senhor.
Todas as aves do céu, louvai o Senhor.
Todos os meninos, louvai o Senhor.
Jovens e donzelas, louvai o Senhor.
Digno é o Cordeiro que foi imolado
de receber o louvor, a glória e a honra.
Bendita seja a santa Trindade e a indivisa Unidade.
S. Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha.
(S. Francisco de Assis – ELD)

Jogral: Vocação de Francisco

1. Senhor, que queres que eu faça?
2. Senhor, que queres de mim?
3. Vai, Francisco, a repara a minha igreja,
que, como vês, ameaça ruir!
Todos: Vai, Francisco, e repara a minha igreja,
que, como vês, ameaça ruir!
4. Não uma igreja de pedras, mas uma igreja de irmãos,
unidos no mesmo ideal, no mesmo baptismo, no mesmo amor.
1. Senhor, que queres que eu faça?
1,2,3,4. Ergue-te e põe-te a caminho: sê instrumento de paz!
2. Há homens destroçados pelo ódio.
Todos: Vai levar-lhes amor!
3. Olha à tua volta, vê quanta ofensa!
Todos: Vai, sê tu o perdão!
4. No mundo reina a discórdia.
Todos: Sê tu sinal de união!
2. Há irmãos teus que vivem na dúvida.
Todos: É preciso que lhes leves a Fé!
3. No coração humano existe o erro.
Todos: É urgente dar-lhes a verdade!
4. Muita gente vive em desespero.
Todos: Sê mensageiro de esperança!
2. Há olhos inocentes chorando de tristeza.
Todos: Enxuga-os e dá-lhes alegria!
3. O mundo caminha nas trevas.
Todos: Preciso de ti, para que sejas luz!
1. Senhor, que queres que eu faça?
1. 2, 3, 4. Senhor, que queres de mim?
2. Vai, Francisco e repara a minha igreja, que, como vês ameaça ruir.
Todos: Vai, Francisco, e repara a minha igreja,
que como vês, ameaça ruir!
1. Ó Mestre, bom Mestre, faz que eu procure mais:
2. Consolar os que choram, sem esperar ser consolado.
3. Compreender os que me rodeiam, sem esperar ser compreendido.
4. Ó Mestre, bom Mestre, faz que eu procure mais:
5. Amar muito mais os irmãos, que querer ser amado.
Todos: Porque é dando a vida, que a vida recebemos.
Porque é perdoando aos irmãos,
que, por eles, somos perdoados.
Porque é morrendo para nós mesmos,
que ressuscitamos para uma nova vida.
1. Senhor, serei instrumento da Tua paz.
1, 2, 3. Contigo, Francisco, seremos, no mundo, instrumentos de paz!
Todos: Contigo, Francisco, seremos, no mundo,
instrumentos de paz!

Leituras:1C 31-32; 2C 16-17; LM III, 8-10; TC 46-52; AP 31-36

5 - Ajuda-nos, Francisco…

“Francisco, tu que tanto aproximaste Cristo da tua época,
ajuda-nos a aproximar Cristo da nossa época
e dos nosso difíceis e críticos tempos.
Ajuda-nos a aproximar a Igreja e o Mundo de hoje a Cristo.
Tu que transportaste no teu coração
as vicissitudes dos teus contemporâneos,
ajuda-nos, com o coração unido ao do Redentor,
a abraçar as inquietações dos homens nossos contemporâneos:
os difíceis problemas sociais, económicos, políticos,
os problemas da cultura e da civilização contemporânea;
todas as angústias do homem de hoje:
suas dúvidas e negações, suas desorientações e tensões,
seus complexos e inquietações. Ajuda-nos a traduzir tudo isto
em simples e fecunda linguagem do Evangelho.
Ajuda-nos a resolver tudo em chave evangélica,
para que o próprio Cristo possa ser caminho-verdade-vida
para os homens do nosso tempo”.
         (João Paulo II, Assis, 5 de Novembro de 1978)

(João Paulo II, Assis, 5 de Novembro de 1978)


ORAÇÃO DE VÉSPERAS


Louvado sejas no Irmão Francisco (M. Silva)


Louvado sejas no Irmão Francisco
Altíssimo Senhor Omnipotente (bis).

1. Louvado sejas no Irmão Francisco
que brilha como sol no firmamento
e faz surgir de novo sobre a terra
a viva imagem do Senhor Jesus.

2. Louvado sejas no Irmão Francisco
que tem nos modos o candor da lua
e no céu acendeu mais uma estrela
vivendo heroicamente o Evangelho.

3. Louvado sejas no Irmão Francisco
solo fecundo como terra-mãe
do qual nasceram três novas famílias
que projectam no mundo a sua imagem.

4. Louvado sejas no Irmão Francisco
que falava de paz e de perdão
cuja voz serenou ressentimentos
e cujas mãos serenavam os leprosos.

Salmo 140 (141), 1-9 - Oração na adversidade

Suba até Vós, Senhor, como incenso, a minha oração.

Senhor, a Vós clamo; socorrei-me sem demora, *
escutai a minha voz quando Vos invoco.
Suba até Vós a minha oração como incenso, *
elevem-se minhas mãos como oblação da tarde.
Guardai, Senhor, a minha boca, *
defendei a porta dos meus lábios.
Não deixeis meu coração inclinar-se para o mal, *
nem praticar a iniquidade com os malfeitores, †
nem tomar parte em seus lautos banquetes.
Castigue-me o justo *
e repreenda-me com misericórdia,
mas o óleo dos ímpios nunca me perfume a cabeça; *
enquanto fazem o mal, não deixarei de rezar.
Os seus chefes foram precipitados contra o rochedo *
e compreenderam como eram suaves as minhas palavras.
Tal como terra cavada e lavrada, *
foram seus ossos dispersos à boca do abismo.
Para Vós, Senhor Deus, se voltam os meus olhos; *
em Vós me refugio, não me desampareis.
Defendei-me do laço que me prepararam, *
defendei-me das ciladas dos malfeitores.
Glória ao Pai e ao Filho *
e ao Espírito Santo,
como era no princípio *
agora e sempre. Amen.

Suba até Vós, Senhor, como incenso, a minha oração.

Louvores a dizer antes de todos as Horas (LH)

TODOS: Santo, santo, santo é o Senhor Deus Omnipotente,
que era e que é, e que há-de vir.
Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.

L – Tu, Senhor nosso Deus, és digno de receber louvor,
glória e honra e bênção.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Digno é o Cordeiro que foi imolado,
de receber força e divindade
e sabedoria e fortaleza e honra e glória e bênção.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Bendigamos o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Bendizei ao Senhor, vós, todas as criaturas do Senhor.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Louvai a Deus, vós todos que sois seus servos
e os que temeis a Deus, pequenos e grandes.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Louvem-no a Ele, que é glorioso, os céus e a terra.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – E toda a criatura que está no céu
e sobre a terra e debaixo da terra,
o mar e tudo o que ele encerra.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Glória ao pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.
L – Assim como era no principio e agora e sempre,
por todos os séculos dos séculos.
T – Louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos.

Louvores de Deus (LD)

Tu és santo, Senhor Deus único, o que fazes maravilhas.
Tu és forte, tu és grande, tu és altíssimo,
tu és rei omnipotente, tu, Pai santo, rei do céu e da terra!
Tu és trino e uno, Senhor Deus, todo o bem.
Tu és bom, todo o bem, o soberano bem.
Senhor Deus, vivo ê verdadeiro!
Tu és caridade, amor! Tu és sabedoria!
Tu és humildade! Tu és paciência!
Tu és formosura! Tu és mansidão!
Tu és segurança! Tu és descanso!
Tu és gozo e alegria! Tu és a nossa esperança!
Tu és justiça e temperança!
Tu és toda a nossa riqueza e saciedade!
Tu és beleza! Tu és mansidão! Tu és o protector!
Tu és o nosso guarda e defensor! Tu és fortaleza!
Tu és consolação! Tu és a nossa esperança!
Tu és a nossa fé! Tu és a nossa caridade!
Tu és a nossa grande doçura.
Tu és a nossa vida eterna, o Senhor grande e admirável,
o Deus omnipotente, o misericordioso Salvador!

Leituras:1C 31-32; 2C 16-17; LM III, 8-10; TC 46-52; AP 31-36

Oração (S. Francisco de Assis: 1R 23,1-3)

“Omnipotente, santíssimo, altíssimo e soberano Deus, Pai santo e justo, Senhor rei do céu e da terra, por ti mesmo te rendemos graças, porque por tua santa vontade e pelo teu único Filho com o Espírito Santo, criaste todas as coisas espirituais e corporais, e a nós, feitos à tua imagem e semelhança, nos colocastes no paraíso, donde decaímos por culpa nossa. E te rendemos graças porque, como por teu Filho nos criaste, assim também pela verdadeira e santa caridade com que nos amaste, fizeste que Ele, o teu Filho, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascesse da gloriosa sempre Virgem a beatíssima santa Maria, e pela sua cruz e sangue e morte quiseste resgatar-nos, a nós que éramos cativos”.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você