Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

27 de agosto de 2014

OFS - Capítulo Eletivo Nacional







25 de agosto de 2014

22 de agosto - Rita Beltrão

No dia 22 de agosto de 2014, celebrámos o 2.º aniversário do falecimento da nossa Irmã Rita Beltrão.
Foi uma grande mulher, catequista, voluntária, missionária e irmã inigualável. Está junto do coração de Deus Pai a quem damos Graças pela sua presença na Fraternidade. Obrigado, Rita! Interceda por nós!


Deixamos, em homenagem, um excerto da Exortação Apóstólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, «A Alegria do Evangelho»  sob a epígrafe: 

281. Há uma forma de oração que nos incentiva particularmente a gastarmo-nos na evangelização e nos motiva a procurar o bem dos outros: é a intercessão. Fixemos, por momentos, o íntimo dum grande evangelizador como São Paulo, para perceber como era a sua oração. Esta estava repleta de seres humanos: «Em todas as minhas orações, sempre peço com alegria por todos vós (...), pois tenho-vos no coração» (Fl 1, 4.7). Descobrimos, assim, que interceder não nos afasta da verdadeira contemplação, porque a contemplação que deixa de fora os outros é uma farsa.
282. Esta atitude transforma-se também num agradecimento a Deus pelos outros. «Antes de mais, dou graças ao meu Deus por todos vós, por meio de Jesus Cristo» (Rm 1, 8). Trata-se de um agradecimento constante: «Dou incessantemente graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi concedida em Cristo Jesus» (1 Cor 1, 4); «todas as vezes que me lembro de vós, dou graças ao meu Deus» (Fl 1, 3). Não é um olhar incrédulo, negativo e sem esperança, mas uma visão espiritual, de fé profunda, que reconhece aquilo que o próprio Deus faz neles. E, simultaneamente, é a gratidão que brota de um coração verdadeiramente solícito pelos outros. Deste modo, quando um evangelizador sai da oração, o seu coração tornou-se mais generoso, libertou-se da consciência isolada e está ansioso por fazer o bem e partilhar a vida com os outros.
283. Os grandes homens e mulheres de Deus foram grandes intercessores. A intercessão é como a «levedação» no seio da Santíssima Trindade. É penetrarmos no Pai e descobrirmos novas dimensões que iluminam as situações concretas e as mudam. Poderíamos dizer que o coração de Deus se deixa comover pela intercessão, mas na realidade Ele sempre nos antecipa, pelo que, com a nossa intercessão, apenas possibilitamos que o seu poder, o seu amor e a sua lealdade se manifestem mais claramente no povo.»  

3 de agosto de 2014

Festa do Perdão em N.ª Sra. da Porciúncula



A Porciúncula

Dia 2 de Agosto - Festa de Nossa Senhora dos Anjos

"Quem rezar com devoção neste lugar conseguirá o que pedir" (1Cel 106), gostava de repetir Francisco.


Uma das três igrejas que S. Francisco reconstruiu, quando decidiu mudar de vida, foi a de Santa Maria da Porciúncula, dedicada a Nossa Senhora dos Anjos. Facto que é do conhecimento de todos nós. Este sítio, que lhe era tão querido, foi exatamente o que ele escolheu para se despedir dos seus companheiros e confortá-los, naquele entardecer de 3 de Outubro de 1226, antes de partir para os braços do Pai.

Hoje, abrigada pela grande basílica que mais tarde foi edificada, é possível admirarmos a pequenina e velhinha ermida da Porciúncula, berço da Família Franciscana. E, no calendário franciscano, o dia 2 de Agosto, é dedicado à celebração da festa de Nossa Senhora dos Anjos, ali venerada.

Para Francisco, a Porciúncula, era um lugar privilegiado. Ali viveu com os seus primeiros companheiros, amando a Deus e servindo os irmãos. Sensível à fragilidade humana, compadecido e misericordioso e também por inspiração divina, pediu ao senhor Papa Honório III, um privilégio: indulgência plenária de todos os pecados e culpas para quem visitasse a Porciúncula, desde as primeiras vésperas do dia 1, até às segundas vésperas do dia 2 de Agosto, festa de Nossa Senhora dos Anjos. Foi atendido e rejubilou, dizendo que queria mandar todas as almas para o paraíso.

Assim, queridos irmãos e porque posteriormente este tempo de graça foi alargado, nós agora podemos usufruir deste benefício espiritual neste dia, em qualquer igreja, franciscana ou outra, em todo o mundo, cumprindo os requisitos necessários para receber indulgência plenária.

Aproveitemos. S. Francisco obteve do Senhor “o grande perdão ou indulgência da Porciúncula”, que nos deixou como presente, para nos tornar mais fácil a nossa caminhada rumo à perfeição a que todos somos chamados.
Um bom dia para todos e saudemos Nossa Senhora dos Anjos com carinho filial, juntando a nossa alegria à do seráfico Pai e bendizendo o nosso Deus por nos deixar saborear a paz que a Sua misericórdia nos concede.
Paz e Bem!
Maria Clara, ofs
2AGOSTO2014

 
© 2007 Template feito por Templates para Você