Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

13 de fevereiro de 2016

I Domingo da Quaresma


1º Domingo da Quaresma
(14 fevereiro 2016)

Introdução à Liturgia
Iniciada na quarta-feira com a celebração das cinzas, hoje a liturgia introduz-nos no tempo quaresmal e apresenta-nos o projecto que nos conduz à Páscoa do Senhor. A Igreja propõe-nos ao longo destes 40 dias uma caminhada que acompanha Jesus na sua missão. No contexto do Jubileu sobre a Misericórdia, a nossa vivência quaresmal passa também por um caminho de conversão, de humildade e de serviço.

Introdução às Leituras
A primeira leitura, do livro do Deuteronómio, fala-nos do projecto de Deus para o Seu povo e mostra-nos como esse mesmo projecto tem como fundamento as acções históricas que Deus realizou para libertar e conduzir Israel da casa da escravidão à terra da liberdade. É este também o projecto d’Ele para cada um de nós.

O projecto de Deus tem sempre a sua centralidade na Palavra; é por ela que Deus se faz presente na nossa vida; é nela que encontramos a força e os desafios que nos motivam; é através dela que respondemos com a nossa adesão às propostas do Senhor. A Quaresma é o tempo da Palavra. É isso mesmo que nos diz Paulo: ela deve habitar os nossos corações.


O Evangelho narra-nos, como sempre sucede no 1º domingo da quaresma, as tentações de Jesus. Está perante a centralidade da sua missão que se concretiza nesta proposta de libertação interior que nos conduz à ressurreição pascal.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você