Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

15 de junho de 2016

11 º Domingo do Tempo Comum

11 º Domingo do Tempo Comum
(12.6.2016)


Introdução à Eucaristia:
A liturgia deste domingo apresenta-nos um Deus de bondade e de misericórdia, que acolhe todos aqueles que O procuram e se deixa acolher na vida e no coração de todos os que lhe abrem as portas. Este acolhimento exige de nós um coração simples e disponível, capaz de se deixar desafiar pela Palavra e pelos gestos de Jesus.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura apresenta-nos, através da história de David, um Deus que não pactua com o pecado, mas nem por isso abandona o pecador. Pelo contrário, através do perdão e da misericórdia reconstrói a vida de todos daqueles que querem refazer os seus caminhos e regressar à verdadeira comunhão com o Pai.

Na continuação da leitura da Carta aos Gálatas, Paulo garante-nos que a salvação é um dom gratuito que Deus oferece a cada homem e não uma conquista dos nossos méritos. Não é uma meritocracia de alguns, mas sim um dom universal que Cristo nos oferece pela fé.

O Evangelho coloca diante dos nossos olhos a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora”. Trata-se de uma cena carregada de compaixão e de ternura, traduzindo também aqueles que são os gestos humanos de Jesus. A grandeza de Deus expressa-se na simplicidade do acolhimento que Jesus dispensa a todos quantos a sociedade do seu tempo tinha marginalizado. 
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você