Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

26 de junho de 2016

13º Domingo do Tempo Comum


13º Domingo do Tempo Comum
(26.6.2016)


Introdução à Eucaristia:
Por vezes, a nossa caminhada de fé é entendida e vivida numa certa passividade e estagnação. Neste domingo, a palavra de Deus convida-nos a uma dinâmica de vida, de seguimento. Como nos diz o Papa Francisco, ser igreja e ser discípulo de Jesus implica sempre estar numa atitude de partida, de saída ao encontro dos outros para os ganhar para Cristo.

Introdução às Leituras:
A Escritura apresenta-nos, em muitas situações, pessoas que são chamadas por Deus para nos mostrar como Ele precisa de nós para intervir na história e fazer com que esta tenha o selo do seu amor e da sua misericórdia. Elias é uma destas personagens que nos abre a este absoluto de Deus, deixando o seu testemunho àquele que há-de dar continuidade à sua missão: Eliseu.

Dando continuação à leitura da Carta aos Gálatas que vimos fazendo nos últimos domingos, Paulo diz-nos que o cumprimento da Lei como um absoluto vale pouco perante a gratuidade do mistério pascal de Cristo. Essa gratuidade é o fundamento da verdadeira liberdade que dá sentido à vida nova em Cristo.


No Evangelho, S. Lucas começa a narrar-nos a subida de Jesus em direção a Jerusalém, onde vai consumar a sua missão. Essa subida é também um chamamento para que os discípulos O sigam, sem condições nem exigências, numa verdadeira atitude de entrega e de fidelidade. 
Padre João Lourenço, OFM

24 de junho de 2016

Nascimento de S. João Baptista - Parabéns a Você!

Pelo Nascimento de S. João Baptista – 24 de julho de 2016
S. João Batista (Philippe de Champaigne), 1657. Óleo sobre tela (131 x 98 cm).
 Museu de Grenoble, França

S. João veio ao mundo
Na velhice de seus pais.
Que júbilo! Bem profundo!
Vem aí! Não temais!

Uma criança! Uma promessa!
Para vós que vos alegrais.
Mensageiros a toda a pressa,
Vem aí! Não temais!

O maior dos filhos de mulher.
O jovem, que vós amais!
A Voz que brada sem dizer,
Vem aí! Não temais!

Feitor de caminhos novos.
De veredas que endireitais.
Precursor de Vós! Oh! Povos!
Vem aí! Não temais!

Apontador do Homem Deus.
Seguidor dos que caminhais!
Cristãos, muçulmanos e judeus
Vem aí! Não temais!

Homem livre e firme
Mentor das leis penais.
A verdade que o confirme.
Vem aí! Não temais!

Cana abanada pelo vento
É vara que não confirmais.
Foi árvore no firmamento.
Vem aí! Não temais!

O mel doce do perdão
A justiça que não julgais.
A pena, a multa e a prisão:
Vem aí! Não temais!

Construtor da paz, sem medo
Entrou cedo nos prisionais.
Nas grades apontou o dedo.
Vem aí! Não temais!

A mulher do teu irmão,
O que não é vosso e cobiçais,
Não tenhais no coração.
Vem aí! Não temais!

Custou-lhe cara a façanha!
E partiu de entre os mortais.
Rolou a cabeça e a senha:
Vem aí! Não temais!

Ao profeta São João Baptista
Honras e glórias vós prestais.
Sempre presente nos arraiais
Vem aí! Não temais!

No silêncio do sofrimento
Nos tempos vindos e finais.
Não falte o acolhimento:
Vem aí! Não temais!

Ele estende a sua mão
A todos vós que bailais.
Em uníssona contrição:
Vem aí! Não temais!

E daqui, vou para fora
Não seja tarde demais.
Adeus! Vou embora:

Vem aí! Não temais!
Maria Francisca




15 de junho de 2016

Encontro Nacional de Fraternidades


12 º Domingo do Tempo Comum

12 º Domingo do Tempo Comum
(19.6.2016)
Quem dizem os homens que Eu sou?
                                              
Introdução à Eucaristia:
A liturgia de hoje coloca-nos de novo perante a pergunta que Jesus faz aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens que Eu sou’? A pergunta de ontem, é a pergunta de hoje e Jesus continua a confrontar-nos com ela. A cada um compete responder, numa resposta de fé que compromete e nos envolve, definindo o nosso horizonte de vida.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do profeta Zacarias, fala-nos de uma figura misteriosa que dá a vida em prol de Jerusalém e se faz sinal de redenção para os seus habitantes. Essa personagem torna-se numa espécie de protótipo do Messias salvador que oferece a sua vida por todos.

Continuamos a acolher, nestes domingos seguidos, partes do texto da Carta aos Gálatas. Hoje, Paulo fala-nos da universalidade do mistério redentor de Cristo que, pelo Batismo, reúne na mesma família, tanto judeus como gentios: Somos todos de Cristo.

No Evangelho, Lucas fala-nos do messianismo redentor, de serviço e de entrega com o qual Cristo nos redimiu. Ele sabe que o seu ministério tem um preço, sabe que essa é a forma de nos conquistar para Deus e, na fidelidade ao Pai, aceita esse serviço de obediência e de comunhão. É esse o caminho que Jesus nos deixou para O seguirmos. 
Padre João Lourenço, OFM 


11 º Domingo do Tempo Comum

11 º Domingo do Tempo Comum
(12.6.2016)


Introdução à Eucaristia:
A liturgia deste domingo apresenta-nos um Deus de bondade e de misericórdia, que acolhe todos aqueles que O procuram e se deixa acolher na vida e no coração de todos os que lhe abrem as portas. Este acolhimento exige de nós um coração simples e disponível, capaz de se deixar desafiar pela Palavra e pelos gestos de Jesus.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura apresenta-nos, através da história de David, um Deus que não pactua com o pecado, mas nem por isso abandona o pecador. Pelo contrário, através do perdão e da misericórdia reconstrói a vida de todos daqueles que querem refazer os seus caminhos e regressar à verdadeira comunhão com o Pai.

Na continuação da leitura da Carta aos Gálatas, Paulo garante-nos que a salvação é um dom gratuito que Deus oferece a cada homem e não uma conquista dos nossos méritos. Não é uma meritocracia de alguns, mas sim um dom universal que Cristo nos oferece pela fé.

O Evangelho coloca diante dos nossos olhos a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora”. Trata-se de uma cena carregada de compaixão e de ternura, traduzindo também aqueles que são os gestos humanos de Jesus. A grandeza de Deus expressa-se na simplicidade do acolhimento que Jesus dispensa a todos quantos a sociedade do seu tempo tinha marginalizado. 
Padre João Lourenço, OFM

10 º Domingo do Tempo Comum

10 º Domingo do Tempo Comum
(5.6.2016)


Introdução à Eucaristia:
A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste domingo, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura apresenta-nos a figura do profeta Elias que se dirige a Sarepta, para levar uma mensagem de esperança a alguém que tinha perdido todas as razões de viver, restando-lhe apenas aguardar o fim da caminhada. A fé no Deus da vida é um dos traços mais fortes da mensagem bíblica e que, hoje como ontem, devemos afirmar e anunciar.

Na segunda leitura, Paulo fala-nos da sua conversão e deixa-nos o testemunho da gratuidade com que vive a missão que lhe foi confiada. Tudo isso, ele sente como um dom que Deus lhe concedeu em Cristo, razão pela qual deixou o judaísmo para aderir à pessoa de Jesus.

No Evangelho, vemos como Jesus se aproxima de alguém que perdeu o grande dom que Deus lhe concedera: a vida de um filho. Neste gesto de aproximação, Jesus ajuda a mãe a redescobrir o sentido da vida e a encontrar n’Ele uma nova esperança, a ressurreição. É no dar a vida que nos reencontramos com Deus e descobrimos a plenitude de sentido que ela tem. 
Padre João Lourenço, OFM

1 de junho de 2016

Simpósio Internacional Antoniano





 
© 2007 Template feito por Templates para Você