Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

25 de dezembro de 2016

Natal

Natal: a Vela de Cristo
(Após o Evangelho acende-se a Vela do Natal



Leitor: 
Esta é a vela de Cristo. Dois nomes foram dados ao Deus-Menino na narrativa de São Mateus: Jesus significa "Deus salva": Emanuel significa "Deus connosco". Acolhamos inteiramente o Dom desta vinda. Somos convidados neste Natal a viver, mais uma vez, a plenitude do Amor de Deus.

Resposta - Celebrante: 
Com os anjos e os pastores, vamos a jesus com alegria e louvor! Que através da sua vinda a cada um de nós, sejamos preenchidos de amor, fé, alegria e paz. Amém. 

Por Nosso Amor Nasceu o Senhor!


“O próprio Senhor vos dará um sinal:
a Virgem conceberá e dará à luz um filho
e o seu nome será Emanuel” (Is 7,14)

Abramos o coração ao “Deus connosco” que vem salvar-nos
e se faz presente na vida de cada um de nós. (Padre João Lourenço, OFM) 

Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2017

Fraternidade de S. Francisco à Luz
Ordem Franciscana Secular


SOLENIDADE DO NATAL
(Missa da Meia Noite)
Introdução à Liturgia:
A noite de Natal convida-nos a caminhar até Belém, ao encontro de Jesus, tal como o fizeram os Pastores. A liturgia desta noite reforça, uma vez mais, este convite para ir ao encontro do Deus-Menino, sabendo que Ele mesmo se fez carne para vir ao nosso encontro. É pela força da sua Palavra que Ele se faz presente no meio de nós, presença da plenitude do amor do Pai.

Introdução às Leituras:

A primeira leitura, tomada do livro de Isaías, é um anúncio de esperança que alimentou a fé do Povo de Deus ao longo da sua história, mesmo quando parecia que as trevas venciam a Luz. É um anúncio universal, para todos os Povos, pois todos são convidados a caminhar à luz do Príncipe da Paz.

        A segunda leitura, da Carta a Tito, Paulo diz-nos que se manifestou a salvação para todos os homens, vencidos que foram os medos e os constrangimentos de raça e de cultura. A manifestação do Senhor na carne humana leva-nos até Ele, Ele que se dignou descer até nós.


No Evangelho, S. Lucas coloca o nascimento de Jesus no centro da história e faz dele o ponto de partida para uma nova etapa da humanidade. Esta nova humanidade é capaz de vencer o medo e construir um mundo de paz, sinal da comunhão com Deus e da harmonia com todos os homens.



SOLENIDADE DO NATAL
(Missa do dia – 11h)
Introdução à Liturgia:
A celebração do Natal leva-nos até Belém, ao encontro de Jesus e permite-nos através da liturgia contemplar o mistério da encarnação do Senhor. É este mistério que alimenta a nossa fé e a fortalece na força da Palavra que se fez carne e habitou entre nós, como nos diz o Evangelho.

Introdução às Leituras:

A primeira leitura, tomada do livro de Isaías, anuncia a chegada de Deus ao meio do seu Povo. É a boa-nova que nos é anunciada e felizes são aqueles que dela se fazem testemunhas. O anúncio da libertação feito outrora ao povo de Israel, faz-se hoje realidade para nós em Jesus Cristo.

        A segunda leitura, da Carta aos Hebreus, diz-nos que em Jesus Cristo se manifesta a plenitude dos tempos, a aurora de um tempo novo, em que se consuma a verdadeira comunhão de Deus connosco que, ao entrar na nossa história, assumiu também a nossa condição humana, elevando-a à condição divina.


O Evangelho, que é o prólogo do texto de S. João, é um hino que traduz a fé da Igreja, desde as origens, proclamando que Jesus é a Palavra, o Lógos, que Deus enviou ao mundo e pelo qual Ele nos deu a conhecer a sua glória, o Seu rosto, o Seu amor de Pai. É por Ele que nós nos tornamos novas criaturas.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você