Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

3 de abril de 2017

Retiro Quaresmal - 2017

Fraternidade de S. Francisco à Luz
Seminário da Luz
Largo da Luz nº 11
LISBOA
Crónicas da vida da Fraternidade



RETIRO QUARESMAL (dia da reunião mensal da Fraternidade)
Lisboa,18 de março de 2017
Local: Convento da Imaculada Conceição – Sala dos Santos Mártires de Marrocos
Pregador: Frei Albertino Rodrigues, OFM

10:00 – Acolhimento
10:30 – Recitação de Laudes
11:00 1ª Pregação – “A Misericórdia em S. Francisco”
12:00 – Adoração Eucarística na Capela da Imaculada Conceição
13:00 – Momento de Reflexão/Meditação/Silêncio
14:00 – 2ª Pregação – “As Quaresmas em S. Francisco”
15:00 – Momento de Reflexão/Meditação/Silêncio
16:00 – Eucaristia
17:00 – Encerramento




Com a participação de muitos Irmãos e a presença brilhante do “senhor irmão Sol”, fizemos uma pausa no nosso caminho e, em Fraternidade, vivemos um dia de reflexão.
Alguns Irmãos não puderam estar presentes. Todos justificaram essa ausência. Motivos imprevistos e situações de doença. Rezámos por eles. Estiveram no pensamento desta assembleia. Juntos em amor. Um dia de vivência fraterna. Um dia de Retiro.

Frei Albertino ajudou-nos a refletir. A vida de S. Francisco está impregnada de misericórdia. À semelhança de Jesus. Misericórdia para com os pobres, com os pecadores, com os seus frades e até para com todos os seres por Deus criados. Diz a Regra, caso seja necessário impôr uma penitência a algum irmão, que “se faça com misericórdia”. Na Carta aos fiéis (8,43) recomenda ao Superior que “use de misericórdia com eles (os Irmãos) como gostaria que com ele usassem, se estivesse no lugar deles”. Também nos avisos espirituais (27,6) se pode ler: ”onde há misericórdia  aí não há dureza de coração”.

É tão simples, mas ao mesmo tempo tão exigente, ser franciscano secular. Viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é o compromisso assumido no dia em que cada Irmão faz a sua profissão solene. Oração, penitência e humildade. Francisco não pede aos seus filhos nada que estes não possam fazer. 




 Querendo seguir fielmente o Senhor, Francisco preparava a grande Quaresma, com penitência e oração, para celebrar a Páscoa. Mas, também, antes de outras grandes solenidades da Igreja, ele refugiava-se nos eremitérios e aí permanecia durante quarenta dias em contemplação e jejuando.

Fazia cinco Quaresmas: A Grande Quaresma (preparação para a Páscoa), a Quaresma do Advento, a da Epifania, a dos Apóstolos e a de S. Miguel.
  
E continuando o nosso retiro em silêncio, tivemos o privilégio de poder adorar o Santíssimo Sacramento na pequenina, acolhedora e lindíssima Capela da Imaculada Conceição. Que paz! Apetecia dizer: “Senhor como é bom estarmos aqui…”. Quantas confidências com Jesus! Que intimidade! ELE estava ali. Tão próximo. Tão visível! Que doce tranquilidade!


Os Irmãos levaram a sua merenda. Recolhidos, sentados ou passeando por entre o arvoredo do jardim, cada um viveu a seu modo este dia. Tempo de encontro pessoal, de interiorização… tempo de pensar que uso se faz do “tempo” que o Senhor nos dá.
Decerto que Ele deixou nos corações de todos alguma mensagem. Qual foi a minha? Qual foi a tua?

No fim da tarde a Eucaristia. A Capela estava repleta. Frei Albertino celebrou, cantou e viveu connosco este momento. As suas palavras foram de incentivo e de perseverança. Como cristãos, como franciscanos, temos que dar testemunho de misericórdia. Mensageiros de paz e de Misericórdia. Misericórdia para com todos. Misericórdia, também, com cada um de nós.
  
Foi um dia lindo. Tranquilo. Rostos sorridentes neste final de tarde. S. Francisco esteve ali connosco.  Despediram-se os Irmãos com com gestos de carinho. Com saudações de Paz e Bem. É tão bom e enriquecedor, saborear os momentos que nos são dados para viver em fraternidade!

Que Francisco continue a caminhar ao nosso lado, fortalecendo a nossa fé e ensinando-nos o que é a “verdadeira alegria” que encheu a sua vida.  Que neste entusiasmo que inunda as nossas almas, robustecido neste dia de meditação, cresça em nós, verdadeiramente, o amor a Deus. Que possamos dizer como ele:” meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo”.

“Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor…”
maria clara, ofs
Lisboa, 18 de março de 2017

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você