Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

4 de agosto de 2017

Festa da Transfiguração do Senhor

18º Domingo do Tempo Comum
(06.08.2017)


Introdução à Liturgia:

Hoje, apesar de ser domingo, a Igreja celebra a festa da transfiguração do Senhor, convidando-nos a descobrir n’Ele a plenitude da revelação, que congrega a palavra de Moisés e a profecia de Elias. Vivemos na cultura da imagem; esta festa oferece-nos a imagem da Luz plena que é Cristo, a quem somos convidados a escutar e a contemplar.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, tomada do livro de Daniel, fala-nos dessa figura misteriosa do ‘Filho do Homem’ que Jesus aplica a si mesmo e com a qual nos quer dizer que Ele é a plenitude da humanidade. No entanto, essa humanidade plena só se alcança através da vivência do mistério pascal. É para esse momento que este texto nos aponta, abrindo-nos a uma nova vivência da sua missão messiânica. 

Na segunda leitura, São Pedro fala-nos da sua experiência no monte santo, perante a descoberta do verdadeiro rosto de Jesus e diz-nos que esse momento marcou a sua fé e a sua caminhada com o Senhor.

No Evangelho, pela palavra de Mateus, é nos narrada, de uma forma muito bela, a experiência vivida no monte Tabor. Mesmo sem saber o que dizia, tal como refere o texto, Pedro dá voz à sua fé e ao desejo de encontrar o verdadeiro rosto de Jesus, de fazer a experiência da sua plenitude, percorrendo os caminhos abertos por Moisés e por Elias. Ele é o Filho amado a quem somos convidados a escutar.
Padre João Lourenço, OFM


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você