Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

7 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO


(08.12.2017)

Introdução à Eucaristia

A Igreja celebra hoje a Solenidade da Imaculada Conceição. Para além de celebrar Maria como aquela em quem habitou a plenitude da graça, também celebramos a Mãe do Verbo de Deus, figura e modelo da Igreja e de cada crente, chamados como ela para sermos os portadores do seu amor. A Senhora do Advento é também a Mulher do acolhimento e da fidelidade. Nesta Eucaristia em que celebramos de forma jubilosa os 50 anos da sagração desta Igreja que é dedicada à Imaculada Conceição, temos a alegria de estar connosco o Padre Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton que presidirá a esta celebração. Em nome dele e da Comunidade Franciscana do Convento da Luz, saúdamos a todos os Irmãos que assistem a esta celebração com votos de Paz e Bem.

Introdução às Leituras

A primeira leitura, recorrendo à imagem de Eva, prepara-nos para olhar para Maria como a Nova Eva, aquela que pela fidelidade gerou a vida, enquanto Eva, pela soberba e pelo pecado, foi geradora de morte.

A segunda leitura garante-nos que Deus tem um projecto de vida plena, verdadeira e total para cada homem e para cada mulher – um projecto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projecto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.


O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim, o fiat” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você