Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

19 de janeiro de 2018

Crónicas da Fraternidade

Crónicas da Vida da Fraternidade
·         Festa da Imaculada Conceição
·         Visita de Frei Francesco Patton, OFM – Custódio da Terra Santa
·         50º aniversário da Igreja do Seminário da Luz
Convento da Imaculada Conceição
Lisboa, 8 de dezembro de 2017
  O dia amanheceu lindo. O sol brilhante que envolvia a cidade, coabitava bem com o frio que se fazia sentir. Era a festa da Imaculada Conceição. A Rainha da Ordem Franciscana. E a natureza associou-se à alegria que pairava no ar e nos corações de todos os que acorreram nessa manhã, à Igreja do Seminário Franciscano da Luz. Templo dedicado a ela, à Virgem Imaculada. Inaugurado há precisamente cinquenta anos.
  
A Missa solene, presidida por Frei Francesco Patton, OFM, Padre Custódio da Terra Santa, contou com a presença de numerosos Sacerdotes, Frades da Primeira Ordem. Foi transmitida pela TVI. A Fraternidade de S. Francisco à Luz, com a amabilidade do seu Assistente Espiritual e Guardião do Convento, Frei João Lourenço, recebeu convite para tomar parte nestas celebrações. E os Irmãos marcaram presença em grande número. A Eucaristia, com cânticos belíssimos e as vozes, também elas lindíssimas, do Coro dirigido pelo nosso tão estimado Frei Vitorino, foi o ponto alto desta data de festividades. Era dia de Nossa Senhora. Foi uma celebração de intenso fervor, alegre e vivida com muito amor.

À tarde, no Centro Cultural Franciscano, comemoraram-se os setecentos anos de permanência dos Franciscanos na Terra Santa. Foi inaugurada uma exposição sobre os santos lugares, seguida de um concerto de música sacra, para assinalar esta data. Frei Francesco Patton esteve presente e, no dia seguinte, proferiu uma Conferência sobre a Custódia da Terra Santa e os cristãos do Médio Oriente. A Missão dos Frades Menores naquelas paragens, é um trabalho de paz. Não só cuidam e guardam os lugares sagrados cristãos, como acolhem todo aquele que necessita, seja qual for a sua religião. O exemplo do pai S. Francisco continua vivo. Ele também lá esteve. Falou com o sultão Melek Al-Kamel. Foi um encontro pacífico. Nada impôs. Só a paz e o mútuo respeito, estiveram presentes no abraço que trocaram. Hoje, os seus filhos – os Frades Menores, mantêm vivo este espírito de harmonia.

A Fraternidade de S. Francisco à Luz, tem o privilégio de “viver” paredes meias, com o Seminário da Luz. Aí têm as reuniões mensais, encontros de oração, retiros… Podemos conviver, rezar e passear, sob as frondosas árvores do seu jardim. Somos acolhidos com carinho e simpatia pelos Irmãos da Primeira Ordem. E o nosso Assistente Espiritual tem sempre a preocupação de nos integrar nas festividades do seu Convento.

Assim, esta festa da Imaculada, tão querida para todo o franciscano e, dum modo especial, para muitos de nós que “professámos” na OFS neste dia, foi vivida com muita alegria e entusiasmo. É tão bom sentirmos que pertencemos à Família Franciscana. É uma graça, um “mimo” do Senhor, termos sido chamados a integrar a Terceira Ordem. Aquela que Francisco criou para nós.
Mãe Santíssima, Imaculada Conceição, és a nossa intercessora junto do teu Filho. Ajuda-nos. Fala-Lhe de nós, pequeninos franciscanos, frágeis, mas cheios de boa vontade para corresponder ao Seu amor. Com o teu carinho de mãe, olha por nós.

Glória ao Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor…
maria clara, ofs
Lisboa, dezembro de 2017


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você