Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

20 de abril de 2018

4º Domingo da Páscoa


John Collier -  CHRIST, THE GOOD SHEPHERD MONUMENT - The Catholic Center, Diocese of Greensburg, Greensburg, Pennsylvania - Shepherd and Lamb Jesus comforts and protects us, his lambs.


Introdução à Liturgia:

A Igreja celebra hoje um dos domingos mais significativos da sua liturgia anual: o “Domingo do Bom Pastor”. Para além da representatividade desta imagem de Jesus como ‘Bom Pastor’, é também o dia dedicado às vocações sacerdotais e aos ministérios do serviço pastoral na Igreja. Este é o tema central da liturgia da Palavra e constitui um convite muito forte à oração e ao empenho de todos na causa das vocações sacerdotais, para que todos os Pastores do Povo de Deus o sejam verdadeiramente à imagem do Bom Pastor.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro dos Atos dos Apóstolos, afirma pelo testemunho de Pedro, que Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”. Jesus não é só o pastor que nos conduz, mas também fonte da salvação para todos os homens; é por Ele e n’Ele que chegamos ao Pai.

A segunda leitura fala-nos do amor de Deus, testemunhado em Jesus Cristo, que nos abre à comunhão com Eles. É mediante esse “amor admirável” que cada um de nós é capaz de superar a sua condição de debilidade e de fragilidade. O objectivo de Deus é integrar-nos na sua família e como filhos levar-nos a participar da Sua plenitude.

O Evangelho centra-se na pessoa de Jesus como “o Bom Pastor”, modelo e paradigma de todo o serviço na Igreja, o seu rebanho, a quem Ele ama de forma gratuita e desinteressada, dando a vida pelas suas ovelhas. Elas sabem que podem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você