Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

11 de setembro de 2018

Crónicas - Encerramento do ano 2017/2018

             Crónicas da vida da Fraternidade
Atividade de Encerramento do Ano Pastoral 2017/2018, conforme o Plano de Vida e Ação da Fraternidade, efetuou-se no dia 22 de julho, com o seguinte programa:
11:00 – Eucaristia na Igreja do Seminário da luz, presidida pelo nosso Assistente Espiritual;
12:15 – Apresentação da última exortação apostólica “Gaudete et Exsultate” pelo Pe. João Lourenço, OFM (sala dos SS. Mártires de Marrocos);
13:30 – Churrasco nos jardins do Seminário;
15:30 – Encerramento.
Este Encontro da Fraternidade de S. Francisco à Luz foi especial. Dia de PORTAS ABERTAS. Vieram, além dos Irmãos, em grande número, amigos e familiares.
Depois da Eucaristia, na sala dos Santos Mártires, o Assistente Espiritual, Frei João Lourenço conduziu-nos na leitura da terceira Exortação Apostólica do Papa Francisco, explicando de modo muito claro, prático e entusiasmante, o que é o chamamento à santidade.  Depois de ouvir as suas palavras, creio que toda a assembleia foi ler e reler a “Gaudete et Exsultate”.

Cá fora, no jardim, abrigados pelas frondosas árvores, já os grelhadores trabalhavam sob os olhares atentos dos irmãos José Salpico e Luís Rodrigues. As mesas estavam postas e o irmão vento, acedendo ao nosso pedido para se acalmar, apenas brincava ligeiramente com as toalhas e não perturbou durante o convívio.
Depois de uma breve oração, a sopa deu início ao almoço. Foi muito apreciada. Estava muito boa. Começaram depois a sair, febras, salsichas, entremeada e bifes de peru. As saladas e batatas fritas também estavam prontas. Os Irmãos e Convidados foram ocupando as mesas depois de se servirem. Não havia lugares marcados.
A conversa era animada.
Os grelhadores continuavam a trabalhar. Os Irmãos, mestres neste serviço, tiveram a ajuda de Frei Isidro. Acedeu a almoçar connosco e participou na nossa “festa” com a sua boa disposição e simpatia.
A mesa das sobremesas estava muito bonita, com frutas e doces. Contribuição de alguns irmãos e amigos. Uma tentação e de difícil escolha.
E as horas passavam suavemente. Estava-se ali tão bem. Porém o dia avançava e era forçoso cada um voltar à sua “vida”, aos seus compromissos.
Entoou-se um cântico franciscano e começaram as despedidas.
Quando os encontros têm como finalidade reforçar laços fraternos, fortalecer amizades e gozar um tempo de descontração, a alegria que daí brota é sempre uma dádiva do Senhor. Assim o creio. E conseguimos sentir isso.
Já no final da festa, uma querida senhora, com um sorriso terno e um brilho no olhar, disse-me: “gosto tanto de estar convosco… transmitem-me tanta paz… obrigada”. E a filha que estava a seu lado, confirmou as palavras da mãe.

Este desabafo poderia ser tomado apenas como uma fina cortesia. Mas sei que não. A doçura que acompanhou o curto diálogo mostrava que nós, Ordem Franciscana Secular de S. Francisco à Luz, nesta atividade, saímos da nossa “casa” e transmitimos aquilo que S. Francisco nos pede. Sermos Mensageiros da PAZ. A paz que deve morar nos nossos corações, na nossa Fraternidade e transbordar como um rio sereno que se estende pelas suas margens.

Penso que, a humildade franciscana que nos deve envolver, não fica ferida com a alegria que as palavras desta nossa amiga nos deixaram. Foram elas um sinal de que o Pai S. Francisco está connosco, que nos incentiva a fazer mais e melhor, mas também nos consola pelo nosso esforço. São pequenas “delicadezas” dum pai terno e atento.
A aragem fresca do entardecer, já se notava. O jardim voltou ao seu silêncio… O nosso encontro tinha terminado.
Já com um certo cansaço, o grupo de irmãos encarregues de “fechar a porta”, agradeceu ao Senhor o dia lindo que nos tinha proporcionado, a beleza do encontro de irmãos e amigos e com o pai S. Francisco cantou-se um hino de louvor:
“Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor…”
Paz e Bem, Irmãos caríssimos.
maria clara, ofs
22julho2018

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você