Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

2 de janeiro de 2019

Festa da Sagrada Família



Igreja da Paróquia dos Santos Mártires de Marrocos - Marrakech - Marrocos
(30 de dezembro 2018)

Introdução à Liturgia:
A família de Jesus sempre foi apresentada como modelo e paradigma da família cristã que acolhe a vida, a vive e a promove como um dom. Por isso, este dia é também um momento de testemunhar a nossa gratuidade a Deus pela família que nos concede e de reforçar, uma vez mais, os nossos esforços e empenho para que haja mais famílias a testemunhar o amor de Deus.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro de Ben Sirá, fala-nos da família no contexto da cultura bíblica, um mundo diferente do nosso, mas onde imperam também as relações de comunhão entre pais e filhos que dão sentido à vida familiar e onde se exortam, tanto uns como outros, a contribuir com o seu empenho na edificação dessa mesma comunidade.

A segunda leitura, da carta aos Colossenses, reafirma de novo este dom da gratuidade que se vive e se testemunha pela fé na experiência do dia a dia. O apelo de Paulo à unidade da Família deve ser assumido por todos, cada um na sua singularidade e todos na mesma comunhão.

No Evangelho, Lucas apresenta-nos o cuidado da Família de Nazaré com Jesus, fazendo com que Ele realize também a sua função de filho. É esta dinâmica entre pais e filhos que importa reforçar nas nossas famílias, para que elas sejam, na verdade, expressão plena do amor de Deus.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você