Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

4 de setembro de 2019

22º Domingo do Tempo Comum



(Ano C – 1.9.2019)

Introdução à Liturgia:

Vivemos numa sociedade cada vez mais condicionada pelo consumo, em que tudo se compra e se vende, resultando daí uma forma de viver profundamente egocêntrica e sem horizontes de partilha e comunhão. É raro, cada vez mais raro, encontrar gestos de gratuidade e de doação. Mesmos estes, muitas vezes, são de tal forma mediatizados que se transformam mais em aparato do que em testemunho de verdadeira partilha. Por isso, é importante escutar a palavra que o Senhor hoje nos dirige. 

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro de Ben-Sirá, deixa-nos uma forte interpelação à humildade, dizendo que a grandeza de cada se mede pela sua bondade e generosidade. Pelo contrário, a soberba e a ambição não têm cura e afastam-nos da comunhão com o Senhor.

Na segunda leitura, continuamos a escutar a Carta aos Hebreus e o autor recorda aos fiéis que, pela fé em Cristo, eles constituem agora uma comunidade nova, devendo deixar as realidades antigas para que Cristo seja neles a plenitude da sua esperança.

No Evangelho, S. Lucas mostra-nos como Jesus ensina a partir da vida e convida aqueles que o escutam a colocar em prática a sua mensagem, tornando-se servidores uns dos outros. Há que partilhar sem esperar retribuição e há que confraternizar com aqueles que não podem retribuir. Colocar isto em prática é sempre um desafio, mas também um imperativo da nossa fé.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você