Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

17 de junho de 2020

Glorioso Santo António

Glorioso Santo António, Rogai por nós.

O nosso Irmão António

Porque hoje se celebra a festa do nosso Santo, o nosso glorioso irmão ANTÓNIO, quero saudar dum modo especial os Irmãos da Fraternidade de São Francisco à Luz - a minha Fraternidade, desejando que, juntos e em santa Alegria, vivamos este dia franciscano.

Todos conhecemos a vida de António. As suas escolhas. Do Mosteiro de S. Vicente de fora, em Lisboa e depois em de Santa Cruz em Coimbra, seguindo a regra dos Cónegos de Santo Agostinho. Depois, inesperadamente, sentiu-se impelido a viver em pobreza absoluta, vindo a professar na Ordem dos Frades Menores, tornando-se discípulo de S. Francisco. Soube escutar a voz do Senhor. Chegara à meta que Ele lhe destinara.

Todo o mundo o conhece. Para alguns é apenas um santo que continua a fazer milagres. A ele se recorre para encontrar objetos perdidos, para ter sucesso nos negócios ou como casamenteiro.

Em muitas casas de comércio, a imagem do Santo está junto ao emblema dum clube desportivo, dum reclame ou da fotografia do proprietário. Não está sozinho. Mas está lá. Acredita-se que ele faz os negócios prosperar.

E também é sabido que, quando o nosso Santo não realiza o “milagre” pedido, põe-se de castigo. Ora se vira a imagem de cabeça para baixo, ou de frente para a parede, ou se tapa com um pano, ou fica numa gaveta. E só recupera o seu lugar no dia em que satisfizer o pedido que lhe foi feito.

Pobrezinho do nosso Santo!

Mas, apesar destas tropelias que lhe fazem, Santo António, olha, certamente com ternura, para a devoção, cheia de simplicidade, daqueles que assim se manifestam.

Mas para nós franciscanos, ANTÓNIO é um Irmão muito estimado. Demos graças ao Senhor pela sua vida. Não nos fixemos na sua imagem, poeticamente representada com o Menino ao colo e muito “elegante” com o seu hábito de franciscano. Olhemos o homem humilde, doente, cheio de sabedoria, que arrastou multidões com as suas palavras. Falava para todos. Para o povo simples e de poucas letras, mas também os ricos e ilustres do seu tempo.

Um franciscano de quem o Senhor se serviu para converter muitos corações.

Ler os seus Sermões, refresca a alma e eleva o espírito.

Querido Santo António! Santo de Lisboa, de Pádua, de todo o mundo. Não esqueças o sofrimento que o teu país natal hoje vive. Lá do céu, olha com carinho para todos os que a ti recorrem.

E, a nós teus irmãos, ensina-nos a amar e seguir o teu exemplo, a viver em simplicidade, seguindo a Regra que o pai S. Francisco nos deixou.

Neste teu dia para te saudar, digamos ao Senhor, cantando

“Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor….”

Paz e Bem, querido irmão ANTÓNIO!

Maria clara, ofs

13JUNHO2020


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você