Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

7 de setembro de 2020

22º Domingo do Tempo Comum

30 de agosto de 2020

O profeta Jeremias - Marc Chagall 1980
Saint-Paul-de-Vence, França

Introdução à Eucaristia:
A liturgia de hoje pode constituir uma ótima oportunidade para refletir sobra a forma como nos situarmos no ambiente que estamos a viver. Muitos de nós sentem que os seus projetos e, porventura, os seus sonhos foram abalados pela ‘pandemia’ que temos vindo a viver. As nossas esperanças precisam hoje de ser recentradas e de fazermos uma espécie de ‘regresso’ aos fundamentos da nossa experiência existencial, à procura do essencial da nossa vida. O Senhor Jesus, no Evangelho de hoje, diz-nos exatamente isso.
Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro de Jeremias, apresenta-nos um dos textos mais marcantes deste profeta, onde ele nos confessa o seu encanto por Deus, apesar das circunstâncias que o envolvem e da hostilidade dos seus contemporâneos. Essa paixão por Deus leva-o a superar tudo. Um belo testemunho para nós.
Na segunda leitura, na continuação dos domingos anteriores, S. Paulo exorta os crentes da comunidade de Roma a não se conformarem nem se deixarem cativar pelo ambiente mundano que os rodeia. Ser crente, para Paulo, é ser capaz de fazer opções e estas são aquelas que Jesus nos propõe.
No Evangelho, numa sequência imediata com o do domingo passado, Jesus diz a Pedro e aos Discípulos que Ele não é o messias com que eles estão a contar, nem a missão que recebeu do Pai é compatível com os planos deles. Ele é o messias de Deus e não o messias dos homens e, por isso, há que perder a vida para a poder ganhar em Deus.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você