Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

28 de outubro de 2020

30º Domingo do Tempo Comum

 

Cuidar

(25.10.2020)

Introdução à liturgia:

A vida cristã não é nem se reduz a um mero sentimento de afeição e compaixão por Deus ou pelos outros. Pelo contrário, tal como nos refere a liturgia de hoje, ela tem no seu centro a vivência concreta do amor: o amor está no centro da vivência cristã, seja qual for a forma como fazemos essa experiência. O que Deus pede a cada um é que deixe o seu coração ser tocado pelo amor.

 Introdução às leituras:

A primeira leitura fala-nos do código da Aliança, o centro da vida do povo de Israel e faz parte integrante daquilo que é o projeto de Deus para o Seu povo. Aí se fala de situações concretas que exigem o envolvimento pessoal; a atenção aos mais frágeis da sociedade. O grito do pobre acolhe-se e socorre-se, envolvendo-nos e comprometendo-nos com ele.                        

A segunda leitura, por sua vez, apresenta-nos o exemplo da comunidade cristã de Tessalónica que, apesar da hostilidade e da perseguição, aprendeu a percorrer, com Cristo e com Paulo, o caminho do amor, da gratuidade e do dom da vida. Foi assim que, dessa experiência comum, nasceu uma verdadeira família de irmãos, tendo o evangelho como fundamento de vida. 

O Evangelho diz-nos, de forma clara e sem rodeios, que a autenticidade da minha fé está no meu agir e não no meu discurso, na minha ação e não na minha retórica discursiva, na minha entrega e não nas minhas maquinações para disfarçar e encobrir a minha falta de empenho. Somos convidados a assumir o que a cada um compete fazer. Esta é a forma de dar sentido à nossa fé.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você