Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

24 de junho de 2021

12º Domingo do Tempo Comum

 


(20.06.2021)

Introdução à Eucaristia:

Numa linguagem simbólica e muito adequada ao ambiente bíblico, a liturgia de hoje trás até nós um problema de sempre e coloca-nos perante a eterna questão: acomodarmo-nos ou olhar em frente e tentar superar as limitações que nos envolvem, com fé e esperança, colocando os nossos olhos em Jesus, sabendo que Ele não nos abandona nem nos deixa sozinhos no auge das tormentas.

Introdução às Leituras:

A primeira leitura, tomada do livro de Job, fala-nos de algo que, à primeira vista, é-nos estranho: que sentido tem este texto? Que perguntas são estas que resultam de um diálogo entre Deus e Job? O texto tem na sua base o sentido que o mar tinha para o mundo judaico: o mar é a figuração das forças hostis e da desordem que ameaça a vida do homem. Importa confiar que também o mar é obra criada por Deus e nada está para além do Seu poder.   

 No Evangelho, Marcos narra-nos o momento em que Jesus cruza o Mar da Galileia e confronta os medos dos discípulos em confiarem n’Ele. O texto mostra-nos que as tempestades da vida, mormente as dúvidas e as inquietações dos crentes encontram resposta na confiança em Jesus. Mesmo parecendo que Ele dorme, Ele está atento às nossas inquietações e mostra-nos que o amor de Deus faz se sempre presente. Mesmo temendo tais inquietações, não nos devemos deixar vencer ou paralisar perante elas. A nossa confiança está no Senhor. 

Padre João Lourenço, OFM 

 

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você