Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora - Rosário Franciscano

COROA FRANCISCANA DAS SETE ALEGRIAS

A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, chamada também de Coroa Seráfica ou Rosário Franciscano, compõe-se de sete mistérios, com um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai, em honra das sete alegrias de Nossa Senhora, consubstanciadas nos seguintes principais mistérios:

1. Encarnação do Verbo divino;

2. Visitação da Mãe de Deus à sua prima santa Isabel;

3. Nascimento de Jesus;

4. Adoração prestada ao Divino Infante pelos três reis magos;

5. Encontro de Jesus no Templo;

6. Jubilosa Ressurreição do Salvador;

7. Coroação da Virgem Imaculada no céu.

Formas de rezar a Coroa Franciscana

Introdução e conclusão como na oração do Terço

I - Forma comum

1. No primeiro mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do Arcanjo São Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador. (1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

2. No segundo mistério consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.

3. No terceiro mistério consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.

4. No quarto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando os três magos vieram de longe adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra

5. No quinto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando achou o Divino Menino no Templo entre os doutores.

6. No sexto mistério consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus, quando, na manhã de Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.

7. No sétimo mistério consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, com corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.

II - Forma especial

Após cada Ave-Maria, acrescenta-se, depois das palavras: “...e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus:

1. ... que com grande alegria concebestes do Espírito Santo. (E segue:) Santa Maria...

2. ... que com grande alegria levastes em visita à Isabel.

3. ... que com grande alegria destes à luz em Belém.

4. ... que com grande alegria apresentastes à adoração dos Magos.

5. ... que com grande alegria encontrastes no Templo.

6. ... que com grande alegria vistes ressuscitado e glorioso.

7. ... que vos elevou aos céus, ó Virgem Maria.

Histórico: Em 1442, na época de São Bernardino de Sena, divulgou-se a notícia de Nossa Senhora ter aparecido a um noviço franciscano, que desde criança tinha o costume de oferecer à Virgem Maria uma coroa de rosas. Mas quando entrou na Ordem dos Frades Menores, sentia-se muito triste por não lhe ser permitido continuara a oferecer à Virgem os ramos de flores. Chegou mesmo a pensar em desistir da Ordem seráfica. Apareceu-lhe então, a Virgem a consolá-lo e indicar-lhe outra oferta diária que seria para ela ainda mais agradável. Sugeriu-lhe que, todos os dias, rezasse sete dezenas de ave-marias intercaladas com a meditação de sete misteriosos acontecimentos da sua vida que a tinham enchido de alegria. Assim terá nascido a coroa franciscana, o rosário das sete alegrias. São Bernardino foi um dos primeiros a praticar e divulgar esta piedosa devoção.

http://www.franciscano.org.br/seminario/oracoes/10oracaocoroafranciscanasetealegrias.html











 
© 2007 Template feito por Templates para Você