LECTIO DIVINA
A Fraternidade de S. Francisco à Luz realizou no passado dia 05-02-2010 no Centro Cultural Franciscano o momento de oração que ocorre, segundo o Programa de Vida e Acção, às primeiras sextas-feiras do mês. A Lectio Divina ou leitura orante da Palavra incidiu este mês sobre o seguinte texto de S. Paulo:
I Cor 12, 31-13,13
Meus irmãos:
Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados. Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo.
Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, não passo de um bronze que ressoa ou dum prato de metal que tange.
Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha a plenitude da fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade nada sou.
E, ainda que reparta por inteiro os meus haveres e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita.
A caridade é paciente,
a caridade é amável, não é invejosa;
a caridade não se mostra vaidosa, nem soberba, nem inconveniente;
não é interesseira, nem irritável, nem rancorosa;
não se alegra com a injustiça, mas sim com o triunfo da verdade.
Tudo desculpa, tudo acredita, tudo espera, tudo suporta.
A caridade nunca desaparece.
Que dizer das profecias? Serão abolidas. E das línguas? Hão-de cessar. E da ciência? Será eliminada. É de maneira imperfeita que nós conhecemos, de maneira imperfeita que profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito será eliminado.
No tempo em que eu era criança, falava como criança, sentia como criança, e pensava como criança que era. Mas, quando me tornei homem, desfiz-me do que era infantil.
No presente, nós vemos em um espelho, de maneira confusa; naquele dia veremos face a face. No presente, conheço de maneira imperfeita; naquele dia, conhecerei como sou conhecido.
Agora, subsistem as três: fé, esperança e caridade, mas a caridade é a maior de todas.
05-02-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário