SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA
Introdução à Liturgia
Ao celebrarmos a Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a olhar para a resposta que damos aos desafios de Deus, tomando como testemunho o projecto de Maria. Ao propor o seu exemplo, a liturgia deixa o apelo a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo. Ela é também a Senhora do Advento, da esperança e da vida que nos propõe Jesus como a vida em plenitude.
Introdução às Leituras
A primeira leitura mostra, recorrendo à simbólica de Adão e Eva, o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência. Viver centrados em nós e não em Deus significa, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.
A segunda leitura mostra-nos que Deus tem um projecto de vida plena, verdadeira e total, para cada homem e para cada mulher, projecto esse que está desde sempre no plano de Deus. Esse projecto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem ambiguidades.
Evangelho mostra-nos a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência, dando o seu sim, um sim de entrega e de disponibilidade, um sim que testemunha a vida plena para ela e para o mundo.
Padre João Lourenço, OFM
Sem comentários:
Enviar um comentário