2023 é um ano muito importante para a Ordem Franciscana. A Regra Bulada (viver o Santo Evangelho de Jesus Cristo na obediência, pobreza e castidade), escrita por São Francisco de Assis e confirmada pelo Papa Honório III e a representação do Nascimento de Cristo recriada pelo frade completam 800 anos.
Para celebrar e reviver este carisma, a Penitenciária Apostólica do Vaticano (também conhecida como Tribunal da Misericórdia) concedeu indulgência plenária a todos os fiéis que, a partir desta sexta-feira (8), Solenidade da Imaculada Conceição, até 2 de fevereiro de 2024 (Festa da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo) visitarem uma igreja franciscana.
“Dentro do Centenário, no dia 17 de abril de 2023, nós enviamos ao Santo Padre o seguinte pedido: ‘Com o fim de promover a renovação espiritual dos fiéis e incrementar a vida de graça, pedimos que do dia 8 de dezembro de 2023, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, até o dia 2 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação do Senhor, que todos aqueles que visitem alguma das igrejas que pertencem à família franciscana de todo o mundo e que por um momento permaneçam em oração diante de um presépio, que possam lucrar a Indulgência plenária seguindo as habituais condições. Assim como também aqueles que estão enfermos ou impossibilitados fisicamente, possam igualmente usufruir do dom da Indulgência plenária, oferecendo os seus sofrimentos ao Senhor ou cumprindo práticas de piedade”, diz o pedido feito pela Conferência Franciscana.
Indulgência Plenária
Aqui no A12 você pode saber mais sobre as indulgências.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a indulgência “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão)”, ou seja, já perdoados na confissão sacramental.
A indulgência serve para apagar parcial ou totalmente os resquícios do mal cometido, pois é necessário estar totalmente puro e santo para chegar ao Céu. Ganha-se uma indulgência por dia.
Como lucrar a indulgência?
- Confessar-se ou estar em estado de graça (se for o caso, buscar a confissão na semana);
- Ir até uma Igreja franciscana e rezar diante da cena do presépio;
- Participar da Eucaristia;
- Rezar o “Creio” (Profissão de Fé) e rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai pelo Papa e pelas intenções que ele traz no coração, para o bem da Igreja e do mundo inteiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário