Leitores e Bar CCF 2022

31 de julho de 2014

Ecos da Peregrinação a Santiago

PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA 



 
No passado dia 18 de Julho partimos rumo a Santiago de Compostela, era o passeio da nossa Fraternidade que se tornou na Peregrinação da nossa Fraternidade.
Partimos com direção a Montariol, Braga, convento franciscano que nos acolhe sempre com muito carinho e onde nos sentimos, de certo modo, em nossa casa.
Pelo caminho houve tempo para saudar a Nossa Mãe, recitando o terço e evocar São Bartolomeu dos Mártires o santo do dia. Como a viagem era longa nada melhor do que partilhar o farnel com os irmãos. Todos juntos comemos das merendas que preparamos com carinho e continuamos viagem para Braga. 
Chegados a Braga era hora de descansar e de nos prepararmos para o encontro com o Apóstolo Santiago (São Tiago) marcado para o dia seguinte.
Sábado de manhã iniciámos o dia louvando o Senhor, na Eucaristia, e demos inicio à viagem. Viagem que se fez sempre acompanhada pela Ir. Chuva, que permite que a paisagem por estas paragens, Minho e Galiza, seja tão bela, e assim é também um convite à contemplação e ao louvor ao Senhor pela obra da sua criação (a natureza).
Chegados a Santiago fomos diretos à Catedral. Muitos peregrinos festejavam a chegada, alguns depois de muitos km a pé! Via-se a alegria da chegada, a alegria do encontro, a alegria de mais uma etapa conquistada!
Ao entear na Catedral fomos ao encontro do Apóstolo para o Abraço! Abraço a Jesus Cristo através do seu querido e escolhido São Tiago (o maior – Santiago). Foi muito útil toda a informação dada na camioneta sobre a história e percurso de Santigo.  Tal como o encontro da história do caminho de Santiago com a vida de São Francisco de Assis e a sua passagem por terras lusas.
Após o abraço, reconfortante e carregado de simbolismo, chegou a hora do almoço. Almoçamos num dos restaurantes mais procurados pelos peregrinos.
Depois era o momento da visita ao convento franciscano em Santiago de Compostela onde estava previsto realizarmos o nosso momento celebrativo em terras de Santiago.
Ficamos encantados com o convento, totalmente remodelado é um misto de tradição e conforto. A capela onde celebramos é linda, acolhedora, mística!
Louvamos o Senhor!
Regressamos a Portugal. E nada melhor do que jantar na terra natal do nosso assistente espiritual Pe. Fr. José Pinto.
Fizemos apenas ema visita panorâmica sobre a vila mas deu para apreciar a beleza de Ponte de Lima. Vila muito bonita e acolhedora!
A manhã de Domingo começou com a visita ao “Poverello”, local de encontro e acolhimento por excelência! Local onde se cuida do doente e não da doença, onde os cuidadores trabalham de encontro ao cuidar de forma integral e não apenas medico-farmacológica. Como nos disse o Pe. Fr. Herminio Araújo (que nos acompanhou durante toda a visita) o Poverello é o local em que se faz tudo o que é possível fazer (pelo doente) quando já não há nada a fazer (em relação à doença).
Esta é sem dúvida uma grande obra e um continuo desafio que a Ordem dos Frades Menores acolheu.
Após esta visita chegara a hora de celebrar a Eucaristia Dominical. Louvamos o Senhor nos irmãos da fraternidade, louvamos o Senhor nos doentes, louvamos o Senhor nos funcionários, louvamos o Senhor em todas as pessoas que colaboram naquela instituição.
Após a Eucaristia deixamos o convento de Montariol e almoçamos em Braga.
Seguimos para o Monteiro de Tibães!
Magnifica visita! Onde contamos com a presença de um guia que nos apresentou todo o mosteiro e nos deixou com uma enorme vontade de volta para uma visita com mais tempo…
Deixamos Tibães muito enriquecidos com toda a sua história…


Iniciamos então o regresso a cas. O regresso… Após dois dias tão intensos e fraternos o regresso é sempre o regresso…. No sentido que gostaríamos de ficar todos junto mais um bocadinho...
Ainda assim, houve tempo, a bordo, para músicas e cantorias, histórias e anedotas e demais partilhas feitas pelos irmãos que manifestavam desta forma a alegria que tinha nascido destes dias em fraternidade!
E chegamos! Cansado, é certo, mas muito mais cheios de vida, de amizade, de fraternidade.
Até Outubro, até Fátima!
Paz e Bem!
Célia, Bruno, Francisco e Mariana
Fotografias: Cristina Ferreira

1 comentário:

  1. GRATO AOS ORGANIZADORES POR TAO BONITA,ORGANIZADA E AMISTOSA VIAGEM. MANUEL JORGE (MANEL DO CORO)

    ResponderEliminar