Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

2 de dezembro de 2016

2º DOMINGO DO ADVENTO

2º DOMINGO DO ADVENTO
(4.12.2016)

Advento II: A vela da preparação


1.º Leitor: 
Preparamo-nos cuidadosamente para comemorações especiais em nossas vidas. O Evangelho convida-nos a uma preparação para a vinda de Cristo (acende-se a 2ª vela).
2.º Leitor:
Esta é a vela da preparação. Até que ponto, estamos dispostos a prepararmo-nos para a vinda de Cristo. Nossas vozes são convidadas a unirem-se à voz de João Batista na preparação do caminho do Senhor.
Resposta - Celebrante:
Desperta nossos corações, ó Senhor, para prepararmos o caminho de Teu Filho. Assim como Tu te ofereceste a nós, possamos todos, em serviço, ajudar o mundo a estar pronto para a tua vinda. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámém.   



Introdução à Eucaristia

O tempo do Advento ajuda-nos a fazer memória da experiência de fé do povo de Israel que, na sua caminhada histórica, sempre olhou o futuro com esperança, fortalecendo essa caminhada com a força da Palavra de Deus e com a fidelidade à aliança. A vinda do Senhor faz-se presente através da conversão do coração. Tal como outrora com João Batista, também hoje necessitamos que alguém nos diga: ‘O Senhor está à porta e quer ser acolhido por cada um de nós’.

Introdução às Leituras
Na 1ª leitura, Isaías, numa das suas mais belas profecias, faz-nos um apelo e deixa-nos um desafio a uma nova humanidade, toda ela construída a partir da comunhão entre os homens e destes com a natureza. É o desafio a uma nova ecologia, tal como nos refere o Papa Francisco na Carta encíclica ‘Laudato Si’.

O fundamento da verdadeira conversão está na Palavra de Deus, tal como nos diz S. Paulo, na carta aos Romanos que vamos escutar na 2ª leitura. Acolher a Palavra é acolher Cristo, pois é pela Palavra que Ele hoje se faz presente nas nossas vidas.  

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, o arauto e pregoeiro que vem preparar os caminhos do Senhor. Este é o grande grito desta voz profética que se faz ouvir no início do ministério público de Jesus. O seu grito é um apelo à conversão, pois só assim podemos acolher o Senhor que vem ao nosso encontro.

 Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você