Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

24 de janeiro de 2020

3º Domingo do Tempo Comum



A liturgia deste domingo apresenta-nos o projeto de salvação e de vida plena que Deus tem para oferecer ao mundo e aos homens: o projeto do seu “Reino”. Este projeto tem o seu fundamento na Palavra; esta foi a missão de Jesus. Para este 3º domingo do tempo comum, o Papa Francisco instituiu o "Domingo da Palavra", com o objetivo de interpelar os cristãos a fazerem a sua experiência de vida como uma resposta à Palavra que deve estar no centro da nossa caminhada eclesial e pessoal.

Na primeira leitura, o profeta Isaías fala-nos da luz que Deus vai fazer raiar a partir da Galileia, terra que era considerada pagã e desviada dos caminhos de Deus, mas que será a primeira a acolher a Voz do Mestre que assim faz chegar a ‘luz àqueles que estavam distantes, no mundo das trevas’.

Na segunda leitura, da 1ª Carta aos Coríntios, Paulo exorta os crentes a manterem-se firmes na unidade, construída à volta de Cristo, não a partir dos evangelizadores, mas sim do Evangelho que é Cristo. Temos aqui uma lição, muito oportuna para os nossos dias.

O Evangelho descreve-nos o início do anúncio da Boa-Nova pela Galileia, deixando uma mensagem nova, toda ela centrada na realização das promessas anunciadas pelo profeta Isaías. Ao mesmo tempo, temos também o chamamento dos primeiros discípulos e a sua resposta ao convite que Jesus lhes deixa. Hoje, este convite faz-se pela Palavra de Jesus e também pelo nosso testemunho, uma bela forma de celebrar este domingo da Palavra.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você