8 de abril de 2022
5º Domingo da Quaresma
(03 de abril 2022)
Introdução
à Liturgia:
A liturgia deste Domingo continua a
propor-nos o tema da misericórdia como expressão plena da relação de Deus para
connosco. Por isso, a caminha quaresmal é um momento de olhar ao longe e
redobrar a nossa confiança na plenitude do amor de Deus. Este é o tempo em que
o Senhor nos desafia a recomeçar, sabendo que Ele é perdão e bondade.
Introdução às Leituras:
Na primeira leitura, tomada do livro de Isaías,
vemos o profeta a exortar o povo para que sinta a novidade da presença de Deus
nas suas vidas. Numa época como era a do Profeta, e talvez como é também a
nossa, em que muitos se sentem desanimados e desiludidos, a palavra de Isaías é
um apelo a um novo folgo que nos leve a descobrir a novidade permanente que é o
Reino de Deus.
Na segunda leitura, da carta aos Filipenses, deixa-nos um dos seus mais belos testemunhos sobre a alegria que sente por ter descoberto e se ter entregado totalmente a Cristo. No entanto, ele continua a caminhar, sabendo que a meta exige esforço e só persistindo se chega lá.
No Evangelho, Jesus convida-nos a olhar cada um para si mesmo, a fazer uma pausa na nossa caminhada para interiorizar uma nova relação com Ele. Não há lugar para a acusação, nem que esta seja fundada na Lei; a única coisa verdadeiramente importante é esta: vai e não voltes a pecar.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 14:32:00 0 comentários
4º Domingo da Quaresma
(27 de março 2022)
O Regresso do Filho Pródigo (Rembrandt 1667-70) |
Introdução à Liturgia:
A nossa caminhada quaresmal é um convite
constante ao regresso à comunhão com o Pai e à fraternidade com os irmãos. É
neste contexto que as leituras deste Domingo nos falam da ‘festa’ da misericórdia
de Deus que se traduz pela Sua total disponibilidade em nos acolher. Que a
nossa celebração nos leve a contemplar e a experimentar o verdadeiro rosto de
Deus, Pai de misericórdia, que nos acolhe como pródigos do seu amor.
O povo de Israel, ao chegar à terra
prometida, celebra ali a sua 1ª páscoa, sinal de que as promessas feitas a Abraão
e aos seus descendentes começam a cumprir-se, através do dom e da posse da
terra. A Páscoa é não apenas o momento de encontro com o Ressuscitado, mas é
também o testemunho que a Sua palavra de realiza na nossa vida, como nos mostra
a 1ª leitura.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 14:25:00 0 comentários
25 de março de 2022
3º Domingo da Quaresma
Introdução à Liturgia
A quaresma sempre foi apresentada na vida e na liturgia da Igreja como uma caminhada, que tem como meta a vivência da Páscoa do Senhor. Esta caminhada exige esforço e empenho. Este empenho chama-se conversão, um contínuo recomeço, um regresso constante às origens da nossa comunhão com Deus. A palavra ‘conversão’ significa ‘regresso’ à comunhão com Deus. É este o grande desafio do tempo quaresmal.
Introdução às Leituras
A
história da salvação mostra-nos que a relação com Deus não é um mero acaso nem
uma feliz coincidência. Ela ensina-nos que Deus sempre se ocupou e cuidou do
Seu povo. Fá-lo através de mediadores, a quem chama e envia para reconduzirem o
Seu povo à comunhão com ele. A pessoa de Moisés é o paradigma da antiga
aliança, chamado para libertar o povo de Deus.
Paulo, na 2ª leitura de hoje, exorta os fiéis de Corinto a que sigam a mensagem de Jesus e se tornem seus verdadeiros seguidores.
A sociedade do tempo de Jesus, tal como ainda hoje sucede, era propensa a fazer leituras dos acontecimentos à luz de um certo fatalismo. Pelo contrário, Jesus convida os seus contemporâneos a ver os acontecimentos como sinais interpelativos, o que chamamos sinais dos tempos e que nos podem levar a refazer caminhos e a recriar uma nova vida, uma nova relação que tenha como centro a pessoa e a mensagem de Jesus.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 15:08:00 0 comentários
17 de março de 2022
Retiro da Quaresma 2022
Queridos irmãos e irmãs!
A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).
1. Sementeira e colheita
Neste trecho, o Apóstolo evoca a sementeira e a colheita, uma imagem que Jesus muito prezava (cf. Mt 13). São Paulo fala-nos dum kairós: um tempo propício para semear o bem tendo em vista uma colheita. Qual poderá ser para nós este tempo favorável? Certamente é a Quaresma, mas é-o também a nossa inteira existência terrena, de que a Quaresma constitui de certa forma uma imagem [1]. Muitas vezes, na nossa vida, prevalecem a ganância e a soberba, o anseio de possuir, acumular e consumir, como se vê no homem insensato da parábola evangélica, que considerava assegurada e feliz a sua vida pela grande colheita acumulada nos seus celeiros (cf. Lc 12, 16-21). A Quaresma convida-nos à conversão, a mudar mentalidade, de tal modo que a vida encontre a sua verdade e beleza menos no possuir do que no doar, menos no acumular do que no semear o bem e partilhá-lo.
O primeiro agricultor é o próprio Deus, que generosamente «continua a espalhar sementes de bem na humanidade» (Enc. Fratelli tutti, 54). Durante a Quaresma, somos chamados a responder ao dom de Deus, acolhendo a sua Palavra «viva e eficaz» (Heb 4, 12). A escuta assídua da Palavra de Deus faz maturar uma pronta docilidade à sua ação (cf. Tg 1, 19.21), que torna fecunda a nossa vida. E se isto já é motivo para nos alegrarmos, maior motivo ainda nos vem da chamada para sermos «cooperadores de Deus» (1 Cor 3, 9), aproveitando o tempo presente (cf. Ef 5, 16) para semearmos, também nós, praticando o bem. Esta chamada para semear o bem deve ser vista, não como um peso, mas como uma graça pela qual o Criador nos quer ativamente unidos à sua fecunda magnanimidade.
E a colheita? Porventura não se faz toda a sementeira a pensar na colheita? Certamente; o laço estreito entre a sementeira e a colheita é reafirmado pelo próprio São Paulo, quando escreve: «Quem pouco semeia, também pouco há de colher; mas quem semeia com generosidade, com generosidade também colherá» (2 Cor 9, 6). Mas de que colheita se trata? Um primeiro fruto do bem semeado, temo-lo em nós mesmos e nas nossas relações diárias, incluindo os gestos mais insignificantes de bondade. Em Deus, nenhum ato de amor, por mais pequeno que seja, e nenhuma das nossas «generosas fadigas» se perde (cf. Exort. Evangelii gaudium, 279). Tal como a árvore se reconhece pelos frutos (cf. Mt 7, 16.20), assim também a vida repleta de obras boas é luminosa (cf. Mt 5, 14-16) e difunde pelo mundo o perfume de Cristo (cf. 2 Cor 2, 15). Servir a Deus, livres do pecado, faz maturar frutos de santificação para a salvação de todos (cf. Rm 6, 22).
Na realidade, só nos é concedido ver uma pequena parte do fruto daquilo que semeamos, pois, segundo o dito evangélico, «um é o que semeia e outro o que ceifa» (Jo 4, 37). É precisamente semeando para o bem do próximo que participamos na magnanimidade de Deus: constitui «grande nobreza ser capaz de desencadear processos cujos frutos serão colhidos por outros, com a esperança colocada na força secreta do bem que se semeia» (Enc. Fratelli tutti, 196). Semear o bem para os outros liberta-nos das lógicas mesquinhas do lucro pessoal e confere à nossa atividade a respiração ampla da gratuidade, inserindo-nos no horizonte maravilhoso dos desígnios benfazejos de Deus.
A Palavra de Deus alarga e eleva ainda mais a nossa perspetiva, anunciando-nos que a colheita mais autêntica é a escatológica, a do último dia, do dia sem ocaso. O fruto perfeito da nossa vida e das nossas ações é o «fruto em ordem à vida eterna» (Jo 4, 36), que será o nosso «tesouro no céu» (Lc 18, 22; cf. 12, 33). O próprio Jesus, para exprimir o mistério da sua morte e ressurreição, usa a imagem da semente que morre na terra e frutifica (cf. Jo 12, 24); e São Paulo retoma-a para falar da ressurreição do nosso corpo: «semeado corrutível, o corpo é ressuscitado incorrutível; semeado na desonra, é ressuscitado na glória; semeado na fraqueza, é ressuscitado cheio de força; semeado corpo terreno, é ressuscitado corpo espiritual» (1 Cor 15, 42-44). Esta esperança é a grande luz que Cristo ressuscitado traz ao mundo: «Se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram» (1 Cor 15, 19-20), para que quantos estiverem intimamente unidos a Ele no amor, «por uma morte idêntica à Sua» (Rm 6, 5), também estejam unidos à sua ressurreição para a vida eterna (cf. Jo 5, 29): «então os justos resplandecerão como o sol, no reino do seu Pai» (Mt 13, 43).
2. «Não nos cansemos de fazer o bem»
A ressurreição de Cristo anima as esperanças terrenas com a «grande esperança» da vida eterna e introduz, já no tempo presente, o germe da salvação (cf. Bento XVI, Spe salvi, 3; 7). Perante a amarga desilusão por tantos sonhos desfeitos, a inquietação com os desafios a enfrentar, o desconsolo pela pobreza de meios à disposição, a tentação é fechar-se num egoísmo individualista e, à vista dos sofrimentos alheios, refugiar-se na indiferença. Com efeito, mesmo os recursos melhores conhecem limitações: «Até os adolescentes se cansam, se fatigam, e os jovens tropeçam e vacilam» (Is 40, 30). Deus, porém, «dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. (…) Aqueles que confiam no Senhor, renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer» (Is 40, 29.31). A Quaresma chama-nos a repor a nossa fé e esperança no Senhor (cf. 1 Ped 1, 21), pois só com o olhar fixo em Jesus Cristo ressuscitado (cf. Heb 12, 2) é que podemos acolher a exortação do Apóstolo: «Não nos cansemos de fazer o bem» (Gal 6, 9).
Não nos cansemos de rezar. Jesus ensinou que é necessário «orar sempre, sem desfalecer» ( Lc 18, 1). Precisamos de rezar, porque necessitamos de Deus. A ilusão de nos bastar a nós mesmos é perigosa. Se a pandemia nos fez sentir de perto a nossa fragilidade pessoal e social, permita-nos esta Quaresma experimentar o conforto da fé em Deus, sem a qual não poderemos subsistir (cf. Is 7, 9). No meio das tempestades da história, encontramo-nos todos no mesmo barco, pelo que ninguém se salva sozinho [2]; mas sobretudo ninguém se salva sem Deus, porque só o mistério pascal de Jesus Cristo nos dá a vitória sobre as vagas tenebrosas da morte. A fé não nos preserva das tribulações da vida, mas permite atravessá-las unidos a Deus em Cristo, com a grande esperança que não desilude e cujo penhor é o amor que Deus derramou nos nossos corações por meio do Espírito Santo (cf. Rm 5, 1-5).
Não nos cansemos de extirpar o mal da nossa vida. Possa o jejum corporal, a que nos chama a Quaresma, fortalecer o nosso espírito para o combate contra o pecado. Não nos cansemos de pedir perdão no sacramento da Penitência e Reconciliação, sabendo que Deus nunca Se cansa de perdoar [3]. Não nos cansemos de combater a concupiscência, fragilidade esta que inclina para o egoísmo e todo o mal, encontrando no decurso dos séculos vias diferentes para fazer precipitar o homem no pecado (cf. Enc. Fratelli tutti, 166). Uma destas vias é a dependência dos meios de comunicação digitais, que empobrece as relações humanas. A Quaresma é tempo propício para contrastar estas ciladas, cultivando ao contrário uma comunicação humana mais integral (cf. ibid., 43), feita de «encontros reais» ( ibid., 50), face a face.
Não nos cansemos de fazer o bem, através duma operosa caridade para com o próximo. Durante esta Quaresma, exercitemo-nos na prática da esmola, dando com alegria (cf. 2 Cor 9, 7). Deus, «que dá a semente ao semeador e o pão em alimento» (2 Cor 9, 10), provê a cada um de nós os recursos necessários para nos nutrirmos e ainda para sermos generosos na prática do bem para com os outros. Se é verdade que toda a nossa vida é tempo para semear o bem, aproveitemos de modo particular esta Quaresma para cuidar de quem está próximo de nós, para nos aproximarmos dos irmãos e irmãs que se encontram feridos na margem da estrada da vida (cf. Lc 10, 25-37). A Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, e não abandonar, quem sofre a solidão. Acolhamos o apelo a praticar o bem para com todos, reservando tempo para amar os mais pequenos e indefesos, os abandonados e desprezados, os discriminados e marginalizados (cf. Enc. Fratelli tutti, 193).
3. «A seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido»
Cada ano, a Quaresma vem recordar-nos que «o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia» (ibid., 11). Por conseguinte peçamos a Deus a constância paciente do agricultor (cf. Tg 5, 7), para não desistir na prática do bem, um passo de cada vez. Quem cai, estenda a mão ao Pai que nos levanta sempre. Quem se extraviou, enganado pelas seduções do maligno, não demore a voltar para Deus, que «é generoso em perdoar» (Is 55, 7). Neste tempo de conversão, buscando apoio na graça divina e na comunhão da Igreja, não nos cansemos de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que «a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido», e obteremos, com o dom da perseverança, os bens prometidos (cf. Heb 10, 36) para salvação nossa e do próximo (cf. 1 Tm 4, 16). Praticando o amor fraterno para com todos, estamos unidos a Cristo, que deu a sua vida por nós (cf. 2 Cor 5, 14-15), e saboreamos desde já a alegria do Reino dos Céus, quando Deus for «tudo em todos» (1 Cor 15, 28).
A Virgem Maria, em cujo ventre germinou o Salvador e que guardava todas as coisas «ponderando-as no seu coração» (Lc 2, 19), obtenha-nos o dom da paciência e acompanhe-nos com a sua presença materna, para que este tempo de conversão dê frutos de salvação eterna.
Roma, em São João de Latrão, na Memória litúrgica do bispo São Martinho, 11 de novembro de 2021.
Francisco
[1] Cf. Santo Agostinho, Sermones 243, 9,8; 270, 3; Enarratio in Psalmis 110, 1.
[2] Cf. Francisco, Momento extraordinário de oração em tempo de pandemia (27 de março de 2020).
Publicada por OFS LUZ à(s) 12:07:00 0 comentários
2º Domingo da Quaresma
Introdução à Liturgia:
O tempo da
quaresma é apresentado na liturgia como um caminho, como uma caminhada que cada
crente é convidado a fazer, seguindo os passos de Cristo. Neste segundo
Domingo, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve
seguir: é o caminho da escuta atenta aos apelos de Deus em ordem à realização
dos seus projetos, numa entrega radical e comprometida com os planos do Pai.
Introdução às Leituras:
A primeira
leitura apresenta-se um dos grandes momentos da História da Salvação: O
chamamento e a caminhada de Abraão em direção à terra da promessa. Abraão é o
homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus
sinais, que aceita os apelos de Deus e Lhe responde com total confiança, dispondo-se
a seguir os seus apelos. Nesta perspetiva, Abraão é o modelo do crente que acolhe
o projeto de Deus e o segue de todo o coração.
O Evangelho
relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo
Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de
Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através
do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e, porventura, assustados, Jesus
diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e
definitiva. Segui-o, vós também.
Na segunda leitura, Paulo deixa um apelo a todos aqueles que querem seguir Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projeto de Deus no mundo. Nada – muito menos o medo, o comodismo ou a instalação – podem desviar o discípulo dessa responsabilidade ou bloqueá-lo na sua caminhada.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 10:16:00 0 comentários
8 de março de 2022
1º Domingo da Quaresma
Introdução à
Liturgia
Iniciada na quarta-feira com a celebração das cinzas, hoje a liturgia introduz-nos no tempo quaresmal e apresenta-nos o projeto que nos conduz à páscoa do Senhor. A igreja propõe-nos ao longo destes 40 dias uma caminhada que acompanha Jesus na sua missão. Seguir Jesus é, antes de mais, um processo de caminhada que implica renúncia, para assim acolhermos os desafios que a Palavra de Deus hoje nos faz.
Introdução às Leituras
A
primeira leitura, do livro do Deuteronómio, fala-nos do projeto de Deus para o
Seu povo e mostra-nos como esse mesmo projeto tem como fundamento as ações
históricas que Deus realizou para libertar e conduzir Israel da casa da
escravidão à terra da liberdade. É um autêntico programa a pôr em prática ao
longo deste nosso percurso quaresmal; outrora, foi para o Povo de Israel; hoje,
na nossa caminhada com Cristo, temos aqui um verdadeiro programa de vida.
O Evangelho narra-nos, como sempre sucede no 1º domingo da quaresma, as tentações de Jesus. Estamos perante a centralidade da sua missão que se concretiza nesta proposta de libertação interior que nos deve conduz à ressurreição pascal.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 10:06:00 0 comentários
28 de fevereiro de 2022
8º Domingo do Tempo Comum
Ano C - (27.02.2022)
Introdução à
Eucaristia:
A liturgia de hoje
interpela-nos fortemente acerca da sinceridade da vida, da verdade que decorre
não das palavras que dizemos da verdade da nossa ação e dos nossos comportamentos.
Tecida com muitas imagens e comparações, a palavra do Senhor que hoje nos é
proposta, interpela à vida prática e à transformação do coração. Que a nossa
Eucaristia seja um momento de encontro com o Senhor e que o nosso coração se
deixe tocar pela Sua palavra.
A 1ª Leitura, do livro de Ben Sirah, diz-nos,
de uma forma veemente, que a palavra é o espelho do coração humano. De facto,
não é a boca que testemunha a verdade da nossa fé, nem esta é confirmada pelas
nossas palavras. A verdade da fé só pode ser testemunhada pela verdade da nossa
vida.
No evangelho, S. Lucas mostra-nos como Jesus reforça esta mensagem e exorta os seus discípulos à sinceridade de vida. Continuamos hoje, tal como Jesus o sentia no seu tempo, a ver como há mil formas de tentar ludibriar a verdade, pensando que com isso estamos acolhendo os desafios da Palavra. Jesus interpela-nos, antes de mais, para que cada um se deixe converter, pois só um coração convertido pela Palavra do Evangelho poderá olhar o rosto do Outro, tal como deseja ser contemplado pelo rosto de Deus.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 16:37:00 0 comentários
21 de fevereiro de 2022
7º Domingo do Tempo Comum
(20.02.2022)
Introdução à Eucaristia:
O amor aos inimigos é um tema constante na
vivência da fé, aliás já presente no Antigo Testamento e tomado por Jesus como
o seu grande mandamento. Esta novidade cristã revolucionou a espiritualidade e
deu à fé cristã uma nova dimensão, uma dimensão universal que faz da nossa fé
uma realidade aberta a todos e onde não há lugar para o ódio nem para a
vingança. É esta novidade que hoje somos chamados a celebrar na nossa eucaristia.
A primeira leitura, do primeiro livro de
Samuel, mostra-nos como o rei David preservou a vida do seu adversário, o rei
Saul, porque ele era o ungido do Senhor. A bondade de David tornou-se assim
exemplar, já que a sua fidelidade a Deus impunha o respeito pelo outro, mesmo
quando ele é nosso adversário.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 19:29:00 0 comentários
6.º Domingo do Tempo Comum
(Ano C – 2022)
Introdução à Eucaristia:
A liturgia de hoje convida-nos a fazer um
confronto entre a nossa autossuficiência, uma espécie de culto idolátrico de nós
mesmos, algo muito comum no nosso tempo e a verdadeira fé que se entrega nas
mãos de Deus e n’Ele confia plenamente. Sendo um desafio que nos é feito, é
também uma prova que nos é proposta acerca dos valores do Evangelho, bem
identificados nas Bem-aventuranças.
A primeira leitura, do livro de Jeremias,
fala-nos dos dois caminhos que nos são propostos: o da confiança no Senhor que
conduz à vida e à felicidade, e o da autossuficiência que é comparado à aridez
do deserto, sem vida e sem esperança, em que nada tem futuro, pois acabamos por
viver fechados nos nossos próprios muros.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 19:19:00 0 comentários
5.º Domingo do Tempo Comum
(6 fevereiro 2022)
Introdução à
Liturgia
A liturgia deste domingo convida-nos, uma vez mais, a reflectir sobre a centralidade da Palavra de Deus, do Seu chamamento, que nos desafia e nos motiva para uma vida nova. Temos o chamamento de Isaías e dos discípulos; são exemplos e paradigmas de adesão à Palavra que motiva e dá sentido à nossa caminhada. É na Palavra e pela Palavra que nós celebramos a nossa fé.
Introdução às Leituras
A
primeira leitura, do livro de Isaías, fala-nos da vocação do Profeta, fascinado
pela glória do Senhor, aceita o convite que lhe é feito para ser o arauto da
sua santidade de Deus no meio dos homens do seu tempo.
Na
segunda leitura, S. Paulo recorda aos cristãos qual é o núcleo central do Evangelho:
a morte e a ressurreição de Jesus. Era esse o conteúdo da fé da Igreja que ele
recebeu da comunidade apostólica e que agora transmite aos cristãos de Corinto.
Foi isso mesmo que ele descobriu a partir do seu encontro com Cristo.
O
Evangelho fala-nos do ensino de Jesus, junto às margens do Lago da Galileia e
do seu encontro com as multidões que o procuravam. É desse ensino, da escuta da
Palavra que nasce a vocação e o seguimento dos discípulos. A Palavra de Deus
está sempre no centro que dá sentido e horizontes à vida cristã.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 19:09:00 0 comentários
4 de fevereiro de 2022
4 de fevereiro - Dia Mundial da Fraternidade Universal
Dia Mundial da Fraternidade Humana
In Vatican News (clique aqui)
Em 4 de fevereiro Em 4 de fevereiro de 2019, o Papa Francisco e o Imame Ahmad al-Tayyeb assinaram em Abu Dhabi o Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e a Convivência Comum. E neste dia 4 fevereiro comemora-se o 2° Dia Internacional da Fraternidade Humana instituído pela ONU.
O Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e a Convivência Comum é uma Declaração deintenção conjunta que fez parte de um caminho marcado por outros documentos produzidos neste campo, como as declarações finais dos quatro seminários do "Fórum Católico-Islâmico" realizados em 2008, 2011, 2014 e 2017.
O caminho para construir uma autêntica fraternidade entre povos de diferentes religiões tem suas raízes na Gaudium et spes, onde o trabalho das instituições internacionais é apreciado como um instrumento de desenvolvimento e reconciliação e se expressa ajuda, tanto aos que acreditam em Deus quanto aos que explicitamente não o reconhecem, para que "possam tornar o mundo mais conforme à dignidade eminente do homem, aspirar a uma fraternidade universal apoiada em bases mais profundas, e responder, sob o impulso do amor, com um esforço generoso e unido aos apelos mais urgentes de nosso tempo". O conceito da dignidade dada por Deus a toda a criação, em virtude e por causa da qual somos chamados a proteger e promover nossos semelhantes, é o fundamento sobre o qual também se apoia o Documento sobre a Fraternidade Humana. Enquanto as experiências desumanas de pobreza e guerra - geradas por um terreno fértil para a degradação social, ética e política onde se alastra o terrorismo - assolam o tempo presente, através do Documento da Fraternidade assinado em Abu Dhabi, os dois líderes convidam todos os fiéis a trabalharem juntos em prol de uma cultura do respeito.
Publicada por OFS LUZ à(s) 16:55:00 0 comentários
2 de fevereiro de 2022
4º Domingo do Tempo Comum
(30.01.2022)
Introdução
à Liturgia:
Na liturgia deste domingo, particularmente
no evangelho, sentimos como Jesus, no seu tempo, tal como hoje, se tornou sinal
de contradição, mesmo para aqueles que estavam próximos dele, os seus
conterrâneos. ‘Ninguém é profeta na sua Terra’, pode constituir uma boa
desculpa para muitas coisas. No entanto, Jesus vem-nos dizer que só se chega a
Ele pela fé, pelo acreditar e não apenas por uma proximidade de vizinhança ou
de empatia. A fé é a condição para o aceitar e o seguir.
Introdução às Leituras:
Jeremias é, muitas vezes, apresentado como
um paradigma da fidelidade e também do sofrimento para responder à missão que
lhe é confiada. Como profeta, Jeremias viveu este encanto da Palavra de Deus e
a ela se dedicou de ‘alma e coração’, vencendo e superando todos os obstáculos
que os seus contemporâneos lhe criaram.
Tendo
anunciado na sinagoga os grandes temas da sua mensagem, como escutamos no
domingo passado, hoje Jesus começa a proclamá-los, sabendo que a sua aceitação
vai criar ruturas, exigir opções, tal como já havia sucedido na história do
Antigo Testamento. Aceitar Jesus implica sempre uma disponibilidade interior
que não se compraz com meias verdades, com meias decisões e, muito menos, com
arranjinhos de ocasião.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 10:46:00 0 comentários
3º Domingo do Tempo Comum
(23.01.2022)
Introdução
à Liturgia:
A liturgia deste domingo dá-nos a
oportunidade de iniciar a leitura contínua do Evangelho de S. Lucas que nos vai
acompanhar na nossa caminhada de fé ao longo deste ano, nos chamados domingos
do ‘tempo comum’. Através de Lucas acompanhamos a caminhada de Jesus e somos
convidados a redescobrir o sentido da misericórdia, um dom da gratuidade de
Deus que nos convida a regressar à casa do Pai, às ‘entranhas’ do amor de Deus.
Introdução às Leituras:
Num texto muito bela que é tomado do livro
de Neemias, a 1ª leitura fala-nos do tempo novo que o povo de Israel inicia
após o seu regresso do exílio da Babilónia. No centro desse tempo novo está a
Palavra de Deus que se faz polo agregador e motivador de uma nova dinâmica de
comunhão. Por isso, celebrar e partilhar é o grande desafio da nossa Fé.
O
Evangelho fala-nos das motivações que levam Lucas a escrever os acontecimentos
à volta de Jesus, dizendo-nos que eles devem fortalecer a fé dos ‘servidores da
Palavra’ e consolidar os crentes na vivência da sua fé. Depois, fala-nos da
missão de Jesus no anúncio da Boa-Nova, tal como o profeta Isaías o havia
anunciado.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 10:40:00 0 comentários
16 de janeiro de 2022
2º Domingo do Tempo Comum
(16.01.2022)
Introdução
à Liturgia:
A liturgia deste domingo oferece-nos uma
oportunidade de estabelecer uma relação entre as celebrações natalícias e os
conteúdos da mensagem anunciada e proposta por Jesus, na sua vida pública pelos
caminhos da Palestina. Para nos mostrar isso, apresenta-se jesus como aquele
que é o ‘vinho’ novo do amor e da misericórdia de Deus, dizendo-nos que Deus
não esquece o Seu povo e que lhe envia agora a plenitude da salvação esperada.
Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro de Isaías,
através de uma linguagem figurativa, fala-nos do amor ‘esponsal’ de Deus pelo
Seu povo, não deixando que este pereça abandonado nos caminhos da história.
Deus dedica ao Seu povo todo o carinho que o jovem marido dedica à sua amada.
Nós, a Igreja, somos esta ‘amada de Deus’ a quem Ele continua a dirigir
palavras de amor e a deixar desafios de esperança.
Na
segunda leitura, Paulo exorta os cristãos de Corinto a viverem de forma
harmoniosa, tendo em conta a pluralidade de dons e carismas que enriquecem a
comunidade. Para isso, cada um deve colocar-se ao serviço do bem-comum, não a
pensar em si, mas sim no bem comum, pois todos os dons são graça do Espírito
Santo.
Padre João Lourenço, OFM
Publicada por OFS LUZ à(s) 19:33:00 0 comentários
9 de janeiro de 2022
Festa do Batismo do Senhor
(09.01.2022)
Introdução à
Liturgia:
A liturgia deste domingo, concluindo o
tempo de Natal, fala-nos do batismo de Jesus nas margens do Jordão. É a 1ª
manifestação pública de Jesus, pela qual o Pai o confirma como o Seu amado Filho,
enviado ao mundo com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projeto
do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade,
libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que
possamos chegar à vida em plenitude.
A primeira leitura anuncia um misterioso
“Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de
justiça e de paz sem fim. Revestido do Espírito de Deus, Jesus concretiza essa
missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à
prepotência, pois esses não são os procedimentos de Deus.
No
Evangelho, S. Lucas oferece-nos o testemunho de João acerca da messianidade de
Jesus que se inicia no seu batismo. É pela voz do Pai que este mesmo testemunho
se confirma: Ele é o filho muito amado que devemos escutar e acolher a sua
proposta de vida.
Padre João Lourenço, OFM
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