Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

14 de setembro de 2015

24.º Domingo do Tempo Comum - Introdução à Liturgia

24.º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução à Liturgia:

Todos na vida criamos desafios e propomo-nos objectivos. A liturgia de hoje deixa-nos uma mensagem que vai no sentido do grande desafio da nossa vivência cristã: ganhar ou perder a vida. Um desafio que se constrói com Cristo e a partir de Cristo, pois é Ele o centro, onde tudo ganha sentido.

Introdução às Leituras:

A primeira leitura, tomada do livro de Isaías, num texto curto, denso e incisivo, fala-nos do servo que coloca a sua esperança no Senhor. Exorta à capacidade de escuta e também à fortaleza de espírito e de carácter, algo que é necessário para poder seguir Jesus e tornar-se seu discípulo

A segunda leitura, da Carta de São Tiago, fala-nos da caridade fraterna, numa linguagem muito directa e concreta, como sucede em todo este texto. Os problemas da 1ª comunidade cristã foram muito semelhantes aos que hoje vivemos. Por isso, as advertências deste texto são de grande actualidade.

No Evangelho, S. Marcos deixa-nos uma das passagens mais expressivas do seu livro: Saber quem é Jesus e como segui-lo. Estamos perante a eterna pergunta: Quem dizeis vós que Eu sou? Mas Jesus não se contenta com a resposta. O desafio está no seguimento, na forma como cada um de nós quer ou não ganhar a vida com Cristo.


Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você