Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

28 de abril de 2017

28 de abril - Beato Luquésio (ou Lucio), OFS



O primeiro franciscano da Terceira Ordem Franciscana



Dia vinte e oito de Abril – lembramos o Beato Luquésio (ou Lucio), o primeiro da Terceira Ordem de S. Francisco.
S. Francisco foi verdadeiramente um ser humano maravilhoso. Depois da sua conversão e porque se deixava conduzir humildemente pelo Senhor Jesus, compreendia tão bem os outros…
Assim, quando confrontado por muitos que pediam para se juntarem a ele e seguir o seu modo de vida, soube ler nos seus corações e aconselhar sabiamente. Nem todos tinham vocação para professarem os votos de pobreza, castidade e obediência.  Podiam continuar as suas vidas, fazendo o bem e sendo misericordiosos para com todos e assim encontrarem a felicidade neste mundo.
Luquésio, mercador como o senhor Bernardone, pai de Francisco, ambicioso e pouco dado a ajudar quem necessitava, foi ouvindo o que se dizia do jovem que, por amor de Deus, tinha renunciado a todos os seus bens. E, no seu coração, começou a crescer um forte desejo de conversão. Sua mulher, porém, criada como ele na abundância, não o acompanhava nesse despertar. Mas Luquésio cada vez mais se sentia impelido para se aproximar de Francisco.  Continuava com os seus negócios mas já atendia os necessitados. Era dono de muitos bens mas estes já não lhe preenchiam totalmente o coração.
Até se conta que sua mulher, contrariada por saber que o marido a toda hora dava pão a quem precisava, de tal modo que a arca estava vazia, lhe mostrou o seu descontentamento. Luquésio falou com ela. Recordou-lhe como Jesus fizera a multiplicação dos pães. Nada  lhes iria faltar. A caridade agradava ao Senhor. Buonadonna ficou pensativa. Abriu de novo a arca do pão e… estava cheia.
Ambos foram então ter com Francisco. Queriam segui-lo. Luquésio seria frade e Buonadonna juntar-se-ia às Senhores Pobres de Clara Offreducci, em S. Damião. Mas o nosso seráfico Pai não aceitou. Fez-lhes ver que a sua vocação era o matrimónio, a sua família. Deveres sagrados que Deus lhes tinha confiado.
E Francisco, que já trazia consigo o desejo de atender a tantos pedidos que lhe faziam, decidiu, por inspiração divina, criar a Terceira Ordem, com uma Regra voltada para aqueles que, solteiros ou casados, homens ou mulheres, se quisessem comprometer a seguir uma vida de perfeição, segundo o Evangelho, para serem testemhunhas, no mundo, do verdadeiro amor que é Deus.
Era a Terceira Ordem Franciscana. Os Irmãos e Irmãs da Penitência. A sua Regra seria seguir o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, não deixando as suas casas e os deveres que, perante Deus ou perante a sociedade, já se tinham comprometido.
S. Francisco recebeu Luquésio. Entregou-lhe um hábito. Seguiu-se-lhe Buonadonna. Invocam-se hoje como padroeiros dos bem-casados. O seu apostolado centrou-se nas famílias e nos mais carenciados. A penitência e a oração foram constantes e fortaleceram ainda mais os seus laços matrimoniais.
Obrigada S. Francisco, santo de coração grande, que preparaste um caminho acessível a todos: a OFS. Paz e Bem!
Que o Senhor seja louvado!
maria clara, ofs
28ABRIL2017

Basílica em Poggibonzi, Itália, onde repousa o Beato Luquésio

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você