Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

20 de maio de 2020

2.º dia da Laudato Si

Segundo dia da Semana Laudato si' 

in https://www.facebook.com/search/top/?q=herm%C3%ADnio%20ara%C3%BAjo&epa=SEARCH_BOX

Cântico das Criaturas de S. Francisco de Assis

Tradução de Frei Aloísio Tomás Gonçalves, franciscano da primeira metade do século XX, autor de uma Vida de S. Francisco de Assis (1928).

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
A ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
A ti só, Altíssimo, convém,
E nenhum homem é digno de pronunciar teu nome.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
E especialmente o senhor irmão sol,
Que faz o dia e por quem tu nos alumias.
E que é belo e radiante com grande esplendor.
De ti, Senhor Altíssimo, nos traz a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e estrelas,
Que no céu tu criaste claras, preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, por nosso irmão vento,
Pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e todo o tempo,
Por quem a tuas criaturas dás o sustentamento.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã água,
Tão útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo,
Por quem tu iluminas a noite.
E ele é belo e jucundo e corajoso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa mãe soror terra,
Que nos sustenta e nos governa,
E produz diversos frutos e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam
Por teu amor, e suportam enfermidade e tribulação;
Bem-aventurados os que sofrem em paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal,
De quem nenhum vivente pode escapar.
Ai de quem morrer em pecado mortal;
Bendito o que estiver em tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda lhe não fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor, e rendei-lhe graças,
E todos servi-o com grande humildade.

Foto: capa da publicação onde se encontra esta tradução do poema de S. Francisco.



0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você