Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

30 de maio de 2020

SOLENIDADE DO PENTECOSTES


(31.05.2020)

Introdução à Liturgia:

A festa do Pentecostes marca o início do tempo da Igreja, da Comunidade cristã que acolhe o Espírito Santo como o grande dom que Deus concede ao Seu Povo, à comunidade da Nova Aliança. É pelo Espírito que somos congregados em Comunhão e podemos testemunhar no mundo o Cristo Ressuscitado. Celebrar o Pentecostes é fazer um regresso às nossas origens para aí encontrar a nova vida que o espírito de Deus faz germinar em cada um de nós. Retomar as nossas celebrações comunitárias neste dia é uma Luz de Esperança. Que a fortaleza do Espírito nos anime neste retomar das nossas celebrações.

 Introdução à Leituras:

A primeira leitura mostra-nos como a Comunidade reunida em nome do Senhor Jesus recebe o dom do Espírito Santo, a nova Lei do ressuscitado que é a fonte dessa vida nova. No Antigo Testamento, os Judeus celebravam nesta festa o dom da Lei. O Espírito Santo é a nossa Lei e é por Ele que todos podemos escutar a Palavra de Jesus e aclamar, em uníssono, as maravilhas de Deus.

 Na segunda leitura, Paulo ajuda os crentes de Corinto a reconhecerem a ação do Espírito Santo em cada um dos baptizados. A diversidade de ministérios e de dons é uma grande riqueza para a Igreja. Talvez nem todos consigam viver com esta ‘riqueza’, mas hoje, tal como ao tempo de Paulo, precisamos de sentir e acolher este dom que Deus nos concede. A finalidade de todos estes carismas é o contributo para que a comunidade cresça na comunhão e no serviço fraterno.  

 O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para S. João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, reunida na comunhão pela ação do Espírito. É pelo Espírito que a Comunidade vence o medo, se torna testemunho vivo da força de Deus no mundo e construtora da harmonia e da paz. É pelo Espírito que nos tornamos sinais e instrumentos do perdão de Deus.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você