Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

2 de novembro de 2016

Solenidade de Todos os Santos


(1 de novembro 2016)

Introdução à liturgia:
A Igreja celebra hoje um dos dias mais emblemáticos e significativos do seu calendário litúrgico. Desta vez, a centralidade da nossa liturgia está focada no seguimento de Jesus, nas propostas de vida em ordem à santidade: ‘Sede Santos’ porque Eu sou santo’. Este é o apelo de Deus ao seu povo no livro do Levítico. Hoje, celebramos a santidade a que somos chamados e também os nossos Irmãos que a viveram e a testemunham.

Introdução às leituras:
A primeira leitura apresenta-nos a grande festa da santidade, daqueles que ‘banharam’ as suas vidas no sangue do Cordeiro. Por isso, celebram festivamente a sua glória. É uma festa onde todos são acolhidos, uma multidão incontável, vinda de todos os povos, raças e nações; Ninguém está excluído dela.
                       
A segunda leitura fala-nos daquilo que nos faz santos e filhos de Deus: o amor. Este é o nosso fermento de santidade, uma santidade que nos abre à plenitude de Deus e à comunhão fraterna com todos os irmãos.


Como chegar à santidade? Qual o código de vida que devemos seguir? Há algum caminho que nos conduza a essa plenitude de vida? A regra é a vivência das bem-aventuranças, o verdadeiro caminho de santidade que Jesus viveu e nos deixou como itinerário a seguir.
Padre João Lourenço, OFM

28 de outubro de 2016

31.º Domingo do Tempo Comum



(30 Outubro)

Introdução à liturgia:
Celebrar a Eucaristia, é celebrar a nossa fé em Deus e a fidelidade de Deus para connosco. Toda a história da salvação é um ato de generosidade de Deus para com o homem, testemunhado no dom e no exemplo de Jesus. Ele leva-nos à descoberta do sentido da nossa caminhada, numa interpelação permanente que nos faz ir em frente, sem medo nem temores. É este o desafio que ele deixa a cada um. Basta abrir-lhe a casa do nosso coração.

Introdução às leituras:
Tomada do livro da Sabedoria, a 1ª leitura fala-nos de uma harmoniosa simbiose entre o sentido humano da criação e a vida espiritual. Tal como hoje em dia o Papa Francisco o vem fazendo, já em Alexandria, o redactor do livro da Sabedoria, fazia esta experiência, mostrando que todas as coisas são obra de Deus e testemunhos do Seu amor inefável.
                       
Na 2ª Carta aos Tessalonicenses, Paulo convida-nos a viver com dignidade a vocação a que fomos chamados, fazendo a nossa caminhada na esperança da vinda do Senhor. É Ele que nos fortalece pela confiança que n’Ele depositamos.


No Evangelho, S. Lucas narra-nos o encontro de Jesus com Zaqueu. Desse encontro nasceu um novo horizonte de vida e um novo sentido para os bens e também para os procedimentos de Zaqueu. A mudança de vida operada em Zaqueu ensina-nos a dar a volta às nossas situações que não estão de acordo com as propostas do Evangelho. 
Padre João Lourenço, OFM

21 de outubro de 2016

30º Domingo do Tempo Comum

A humildade abre-nos o caminho para a verdadeira procura de Deus, o único caminho para chegar até Ele
(23.10.2016)
Introdução à Liturgia
A liturgia deste domingo mostra-nos que a verdadeira relação com Deus, a verdadeira religião, se constrói a partir do coração, na intimidade de cada um e não no ritualismo exterior que se vanglorie e se centra na própria presunção de cada um. O farisaísmo do tempo de Jesus continua hoje bem presente na nossa sociedade, incluindo, por vezes, até a própria Igreja, tal como constantemente nos adverte o Papa Francisco.

Introdução às Leituras
A primeira leitura, do livro do Eclesiástico, fala-nos da identidade e da autenticidade do Deus em quem Israel acredita e diz-nos, de uma forma muito clara, que Ele é justo, acolhe o grito e o clamor daquele que O invoca e abre os Seu coração à voz daqueles que estendem para Ele as suas mãos.

Na segunda leitura, continuando a ler passagens da 2ª carta a Timóteo, Paulo deixa-nos um dos mais belos testemunhos da sua vida e da felicidade que sente porque se entregou de alma e coração à missão que Deus lhe confiou. Como são belas a palavras do Apóstolo e como elas são motivadoras também para cada um de nós.


No Evangelho, S. Lucas oferece-nos uma das parábolas mais expressivas de todo o seu texto. Nos dois personagens que dão corpo e forma a esta parábola estão definidos os dois grandes paradigmas da vivência cristã. Por um lado, o fariseu apresenta-se como alguém que pensa comprar Deus; ao contrário, o publicano, abre-nos o caminho para a verdadeira procura de Deus, o único caminho para chegar até Ele.
Padre João Lourenço, OFM

17 de outubro de 2016

CCF - 27 de outubro - O Espírito de Assis Hoje


13 de outubro de 2016

29º Domingo do Tempo Comum

Tu és bom, todo o bem, o soberano bem,
Senhor Deus, vivo e verdadeiro (LD)


(16 de outubro)

Introdução à Liturgia:
No meio das fadigas e dos afazeres da vida há sempre um tempo para levantar as mãos e recomeçar, redobrando até os esforços para ir em frente. Como se consegue consolidar este dinamismo na nossa vida? A liturgia de hoje ajuda-nos a olhar para uma dimensão importante e fundamental da nossa vivência cristã: a oração. Orar, é restabelecer de forma permanente a nossa intimidade com Deus e encontrar aí a força que nos dá uma nova vida.

Introdução às Leituras:
Na primeira leitura, do livro do Êxodo narra-nos um dos momentos marcantes do itinerário do povo de Israel na sua caminhada pelo deserto a caminho da terra prometida, no qual a confiança de Moisés é acompanhada pela oração, ajudando o povo a superar as dificuldades encontradas. A oração ajuda-nos a viver hoje aquilo que muitas vezes dizemos: ‘confiar, mesmo quando nos falta a esperança’.

       Exortar à esperança e à confiança é também a mensagem que Paulo envia ao seu discípulo e companheiro de missão, Timóteo. Tudo isso deve ter o seu centro na Palavra de Deus, na Escritura que é ela que nos guia na caminhada da fé.


O Evangelho reforça o tema da oração e da confiança. Se os homens são insensíveis aos apelos da justiça e da fraternidade, Lucas diz-nos que Deus não fechará os seus olhos nem os seus ouvidos aos apelos que Lhe são dirigidos, mostrando-se atento a todo aquele que levanta para Ele as suas mãos e a sua voz.
Padre João Lourenço, OFM


10 de outubro de 2016

28º Domingo do Tempo Comum


(09 de outubro)

Introdução à Liturgia:
  A liturgia deste domingo abre-nos a uma dimensão que vai para além das nossas fronteiras pessoais, de raça ou de nacionalidade. Para o judaísmo do Antigo Testamento, esta dimensão universalista foi, durante muito tempo, impensável e só tornada possível pela acção da palavra dos profetas. Jesus fez dela uma prioridade, tal como hoje nos propõe o Papa Francisco.

Introdução às Leituras:
Na primeira leitura, o profeta Eliseu, pela força da Palavra de Deus, cura o sírio Naaman, mostrando que esta palavra não conhece fronteiras nem é propriedade de ninguém. É ela que nos restabelece na verdadeira harmonia e numa saudável relação com Deus e com os irmãos.

A segunda leitura, dando continuidade às exortações que S. Paulo dirige a Timóteo, convida-o à fidelidade e a identificar-se com o seu próprio testemunho.  É por aqui que passa a sua adesão ao Evangelho de Jesus.


O Evangelho narra-nos o encontro de Jesus com um grupo de leprosos a quem curou. S. Lucas, recorre com muita frequência à narrativa dos encontros de Jesus com aqueles que o procuram na esperança de serem curados. Jesus, usa de misericórdia com eles. É esta a marca da missão de Jesus: curar e reconciliar. Neste ano da misericórdia, deve ser também este o testemunho da nossa identidade cristã. 
Padre João Lourenço, OFM

4 de outubro de 2016

4 de outubro - S. Francisco de Assis

Cântico das Criaturas

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.

A ti só, Altíssimo, se hão-de prestar
e nenhum homem é digno de te nomear.


Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o meu senhor irmão Sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumias.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.

Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas:
no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.

Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento
e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e todo o tempo,
por quem dás às tuas criaturas o sustento.

Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.

Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual alumias a noite:
e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.

Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e governa, e produz variados frutos,
com flores coloridas, e verduras.

Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz,
pois por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal,
à qual nenhum homem vivente pode escapar:
Ai daqueles que morrem em pecado mortal!
Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças
e servi-o com grande humildade…

S. Francisco de Assis



https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ntico_das_Criaturas

Cântico das Criaturas (em italiano: Cantico delle creature; em latim: Laudes Creaturarum), também conhecido como Cântico do Irmão Sol[1](italiano: Cantico di Frate Sole) é uma canção religiosa cristã composta por Francisco de Assis. Escrita no dialeto úmbrio do italiano, acredita-se que esteja entre as primeiras obras escritas no idioma.
Ao contrário de outras canções religiosas da época, o Cântico das Criaturas é quase infantil na maneira em que louva Deus agradecendo-o por criações como o "Irmão Fogo" e a "Irmã Água". A letra é uma afirmação da teologia pessoal de Francisco de Assis. Ele frequentemente se referia aos animais como irmãos e irmãs da Humanidade, rejeitava qualquer tipo de acúmulo material e confortos sensuais, em troca da "Senhora Pobreza".
Francisco teria composto a maior parte do cântico no fim de 1224, enquanto se recuperava de uma doença em San Damiano, em uma pequena cabana construída para ele por Clara de Assis e outras mulheres pertencentes à sua ordem. De acordo com a tradição, ela teria sido cantada pela primeira vez por São Francisco e pelos irmãos Angelo e Leo, dois de seus companheiros originais, no leito de morte de Francisco, com o verso final que louva a "Irmã Morte" tendo sido acrescentado apenas alguns minutos anteriormente.
Historicamente, o Cântico das Criaturas foi mencionado pela primeira vez na Vita Prima de Tommaso da Celano, em 1228.
No século XX, a peça foi musicada pela compositora russa Sofia Gubaidulina, e dedicada ao violoncelista Mstislav Rostropovich.

29 de setembro de 2016

27º Domingo do Tempo Comum

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM
(02 de outubro)


Introdução à Liturgia:
Na liturgia deste Domingo sobressai o pedido feito pelos discípulos a Jesus: ‘Senhor, aumenta a nossa fé’. A fé é a condição fundamental para que possamos assumir uma relação correta e verdadeira com Deus. A disponibilidade para construir o Reino de Deus em nós e a partir de nós, pressupõe uma fé autêntica, verdadeira e confiante. É este o desafio que o Senhor hoje nos deixa.

Introdução às Leituras:
Na nossa forma de ser e estar, nem sempre os nossos tempos se conjugam com o plano de Deus. Na primeira leitura, o profeta Habacuc como que desafia Deus a fazer-se presente no tempo e na história. Deus faz-se presente, mas a sua presença passa também por nós e é pela nossa fé que essa presença se torna actuante.

Na segunda leitura, S. Paulo convida o seu discípulo e colaborador Timóteo – é a 2ª carta que lhe dirige – a renovar em si o ardor e o empenho da vivência cristã. Por isso o convida a dar, sem medo nem cobardia, testemunho de Jesus, um convite que é também dirigido a cada um de nós.     


Evangelho deixa-nos o convite a crescer na fé, pois é pela fé que nos tornamos construtores do “Reino” de Deus no mundo. Ser discípulo e seguidor de Jesus implica esta adesão sem reserva, capaz de superar montanhas e obstáculos, olhando sempre em frente e caminhando com esperança.

Padre João Lourenço, OFM

Regra da OFS


Ser, 
Senhor,
Nas tuas mãos,
Vaso de salvação
Eterna!!
A Regra da Ordem Franciscana Secular: estrada de conversão e caminho de santidade.
1. Nós, cristãos leigos, religiosos e sacerdotes, somos chamados à santidade de vida. Não somos convocados a sermos apenas “pessoas religiosas”, “corretas”, pessoas mais ou menos correctamente religiosas. A Constituição Dogmática do Concílio Lumen Gentium afirma: “Assim, é evidente que todos os fieis cristãos de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Por esta santidade se promove também na sociedade terrestre um modo mais humano de viver. Com o fim de conseguir esta perfeição façam os fiéis uso das forças recebidas segundo a medida da doação de Cristo, para que, seguindo seus vestígios e feitos conformes à sua imagem, cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo” (n. 101). O Documento lembra que a santidade consiste na glória do Pai e no amor do próximo. Não podemos fazer por menos. Os que pretendem ingressar na vida franciscana secular querem ser santos, à maneira evangélica de Francisco.
2. João Paulo II, na Exortação Apostólica sobre a Vocação e Missão dos Leigos: “Hoje, como nunca, urge que todos os cristãos retomem o caminho da renovação evangélica, acolhendo com generosidade o convite apostólico de ser santo em todas a acções…Todos na Igreja, precisamente porque são seus membros, recebem, e por conseguinte partilham a comum vocação à santidade” (n.16). O assunto está claro. Somos convidados à santidade.
3. Pio XII havia definido a Ordem Franciscana Secular como “escola de perfeição, de genuíno espírito franciscano, de acções ardorosas e imediatas. Mais ainda: a Ordem(terceira) quer pessoas que, no seu estado, busquem a perfeição”. Ora, a Regra da OFS, diz claramente: nas fraternidades “os irmãos e irmãs, impulsionados pelo Espírito e atingir a perfeição da caridade, no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco mediante esta Regra aprovada pela Igreja” (n.5).
4. Nunca é demais afirmar que os franciscanos seculares podem contar com um texto espiritual inspiracional cheio de vigor para orientar sua vida na Igreja e no mundo. Trata-se da Regra aprovada pelo Papa Paulo VI a 24 de junho de 1978 e professada pelos seculares franciscanos. A elaboração da Regra da OFS foi um retorno às fontes franciscanas primitivas. O Prólogo da actual Regra é constituído pela Exortação de São Francisco aos irmãos e irmãs da penitência, título dado ao texto por K. Esser. Há dois caminhos básicos na vida: o caminho do bem e o caminho do mal, como já aparece na Didaqué. Há o caminho dos que fazem penitência e daqueles não fazem. Os que fazem penitência vivem. Morrem os que não fazem. Os franciscanos eram conhecidos primitivamente como os penitentes de Assis. Percorrendo o caminho da penitência chega-se à santidade. Entramos para a OFS porque queremos um espaço que nos ajude na conversão.
5. A Regra se apresenta como uma proposta vocacional na qual Cristo é o centro do projecto de vida. De maneira simples, mas profunda, lemos: “A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis que fez de Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens” ( n.4). Francisco nada mais queria saber a não ser de Cristo. Um Documento antigo dos franciscanos seculares franceses, anterior à Regra, dizia: Francisco queria … “o Cristo optando pela pobreza e pela humildade para ser assim homem entre os homens; o Cristo amando os homens todos os dias chegando ao extremo de dar a vida por eles no alto da cruz; o Cristo realizando a vontade do Pai e cantando sua glória; o Cristo ressuscitando para a vida eterna e assim passando desta vida ao Pai… Cada dia Francisco contempla os mistérios da vida de Cristo e descobre assim seu caminho. Quer seguir os traços de Cristo. Deixa-se transformar por ele. Esta é, pois, sua vida”.
6. Há aqueles que fazem penitência e os que não fazem… “Como irmãos e irmãs da penitência, em virtude de sua vocação, impulsionados pela dinâmica do Evangelho (os franciscanos seculares) conformem seu modo de pensar e de agir ao de Cristo, mediante uma radical transformação interior que o próprio Evangelho designa pelo nome de “conversão”, a qual, devido à fragilidade humana, deve ser realizada todos os dias” (Regra n. 7).
7. Converter-se é passar a viver a vida nova do Evangelho. Essa conversão se dá no quotidiano da existência. Os franciscanos seculares vivem no mundo e é nesse mundo que se convertem. Voltando a citar o Documento francês: “ Todo homem está num estado de vida: casamento, celibato ou viuvez. Todo homem exerce uma profissão, reserva um tempo para o lazer, faz parte de agrupamentos da sociedade. Todo homem está inserido num tecido de relacionamentos familiares, sociais, profissionais, culturais, religiosos, económicas, políticas, nacionais e internacionais. É chamado a assumir responsabilidades nestes diversos domínios ou campos. É precisamente esta realidade terrestre que o franciscano secular é chamado viver e a transformar segundo o Evangelho”. Assim, ele transforma o mundo e caminha rumo à santidade no coração das realidades.
8. Os franciscanos seculares estão bem conscientes de tudo o que acaba de ser lembrado. Sabem que para Francisco o começar a fazer penitência tem um dado preciso. Ele começou a se transformar quando se aproximou dos leprosos. Em nossos dias a conversão acontece quando se presta uma atenção toda especial às relações humanas e sobretudo com os mais pobres. Aprendemos a admirar o trabalho da Dra. Zilda Arns Neuman, criadora da pastoral da criança, que atinge milhares e milhares de mulheres mães e de crianças. Amando os pobres e também aqueles que nos rejeitam é o Cristo que encontramos e vemos se operar nossa conversão. Como a de Francisco, nossa conversão passa pelo amor dos homens.
9. Não podemos ser cristãos medíocres. A Regra da OFS é um convite à santidade de vida. As fraternidades seculares são lugares de busca da perfeição evangélica. Os retiros anuais ou mais frequentes, os exames de consciência, as visitas fraterno-pastorais, a recepção regular do sacramento da confissão, a disponibilidade, mesmo com sacrifício para assumir serviços na Igreja e na Ordem são sinais de que estamos num caminho bom.
10. A intensa vida eucarística dos franciscanos seculares será de fundamental importância. Ali morremos a nós mesmos, com Cristo, e renascemos. A Eucaristia é lugar de santidade e de santificação.
(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Texto de reflexão enviado pelo Irmão Luís Miguel Ramos, responsável pela formação do CERS,  para o fim de semana, sobre a Ordem Franciscana Secular que, segundo o mesmo, nos interpela e lança questões para as quais devemos ter uma atitude proactiva.




26 de setembro de 2016

26º Domingo do Tempo Comum


26º DOMINGO DO TEMPO COMUM
(25 de Setembro)

Introdução à Liturgia:
A liturgia de hoje deixa-nos um forte apelo na luta contra a indiferença e o comodismo. Uma das grandes preocupações dos Profetas foi exactamente esta de abrir a vivência da fé às inquietações sociais que, ontem como hoje, devem traduzir a nossa identidade crente, ajudando-nos a transformar o mundo num espaço de comunhão e de fraternidade

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, do livro de Amós, mostra como o profeta é um homem atento que não usa uma linguagem de meias-tintas; bem pelo contrário, deixa fortes interpelações que mantêm a sua actualidade no nosso tempo. A luta pela justiça social foi o seu lema, assumido também por Jesus com grande empenho e vigor.

       Dando continuidade à leitura da Carta a Timóteo, Paulo exorta o seu discípulo e colaborador a manter-se fiel à doutrina que lhe ensinou e a fundamentar toda a sua vida em Cristo Jesus e no seu corajoso testemunho dado perante Pilatos, na afirmação da verdade.


No Evangelho, S. Lucas, o grande mestre das Parábolas, oferece-nos mais uma daquelas que marcam e definem a identidade da mensagem de Jesus: a Parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, dois personagens que tipificam os dois caminhos da relação do homem com Deus: abrir-se ao outro ou fechar-se em si mesmo; a indiferença ou o acolhimento. Uma bela parábola para traduzir a misericórdia partilhada.

 Padre João Lourenço, OFM

 
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