Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

14 de abril de 2017

Despojamento e Cruz

Só aí, na cruz, ao beber o cálice amargo, Jesus tornou-se homem até ao máximo das Suas possibilidades, … mas o fruto da árvore amarga da cruz é a alegre notícia da Páscoa.



DESPOJAMENTO E CRUZ
‘Formas de seguir Jesus’
«Se os homens soubessem... que Deus "sofre" con­nosco e muito mais do que nós todo o mal que devasta a terra, muitas coisas mudariam sem dúvida e muitas almas seriam libertadas» (J. Maritain). Os traços do rosto trinitário de Deus, revelados na história da Paixão e morte de Jesus de Nazaré, chamam o homem à liberdade no seguimento da Cruz.
a) A cruz é o lugar em que Deus fala no silêncio, o silêncio da finitude humana, que por amor se tornou a Sua finitude! O mistério escondido nas trevas da cruz é o mistério da dor de Deus e do Seu amor. Um aspecto exige o outro: o Deus cristão sofre porque ama, e ama enquanto sofre. Ele é o Deus «da compaixão», porque é o Deus para nós, que Se dá até ao ponto de sair totalmente de Si, de se despojar de tudo, na alienação da morte, para nos acolher plena­mente em Si, na doação da vida que é feita por Jesus. Na morte de cruz o Filho entrou no «fim» do homem, no abismo da sua pobreza, do seu despojamento, da sua tristeza, da sua solidão, da sua escuridão. E somente aí, ao beber o cálice amargo, que viveu até ao fundo a experiência da nossa condição humana,- na escola da dor tornou-Se homem até ao máximo das Suas possibilidades. Mas também o Pai conheceu a dor, pois na hora da cruz, enquanto o Filho Se oferecia a Ele numa obediência incondicional e numa infinita solidariedade com os pecadores, também o Pai fez história! Ele sofreu como Inocente entregue injustamente à morte; e, toda­via, optou por oferecê-Lo, para que na humildade e na ignomínia da cruz se revelasse aos homens o amor trini­tário de Deus por eles e a possibilidade de se tornarem participantes. E o Espírito, «entregue» por Jesus mori­bundo ao Seu Pai, não esteve menos presente no escon- dimento daquela hora; Espírito de extremo silêncio, Ele foi o espaço divino do sofrimento doloroso e amante que se consumou entre o Senhor do céu e da terra e Aquele que Se fez pecado por nós, de modo que se abrisse uma passagem no abismo e se fechasse para os pobres o cami­nho do Pobre.
Esta morte em Deus não significa, porém, a morte de Deus que o «louco» de Nietzsche vai gritanto nas praças do mundo,- não há nem nunca haverá um tempo em que se possa cantar com verdade o «Requiem aeternam Deo»! O amor trinitário que une o Abandonante ao Abandona­do, e nestes o mundo, vencerá a morte, apesar do apa­rente triunfo desta. É no despojamento total de Si mesmo que Jesus manifesta a plenitude do amor de Deus. A surpreendente identidade do Cru­cificado e do Ressuscitado mostra abertamente o que se revelou na cruz «sub contrario» e garante que aquele fim é um novo princípio: o cálice da paixão de Deus encheu-se com uma bebida de vida, que dimana e jorra para sempre (cf. Jo 7,37-39). Adão morreu, nasceu o novo Adão, Cristo e o homem que, com Ele e n'Ele, vence o pecado e a morte. Deus morreu, mas ofereceu-Se a todos os homens o mistério do Pai que, acolhendo o Abando­nado no momento da glória, acolhe-os também conSigo. O fruto da árvore amarga da cruz é a alegre notícia da Páscoa: o dia em que Deus morreu dá lugar ao dia do Deus que vive. O Consolador do Crucificado foi derra­mado em toda a carne para ser o Consolador de todos os crucificados da história e para revelar na humildade e na ignomínia da cruz, de todas as cruzes da história, a pre­sença corroborante e transformadora do Deus cristão.
A «palavra da cruz» (ICor 1,18) demonstra que é no despojamento, na pobreza, na fraqueza, na dor e na reprovação do mundo, que encontraremos Deus, - não os esplendores das per­feições terrenas, mas precisamente o seu contrário, a pequenez e a ignomínia, tornam-se o lugar da Sua pre­sença entre nós, o deserto onde Ele fala ao nosso coração. A perfeição do Deus cristão manifesta-se nas imper­feições, que Ele assume por nosso amor: a finitude do sofrimento, a dor extrema da morte, a fraqueza da pobre­za, o cansaço e a incerteza do amanhã, são outros tantos lugares, onde Ele mostra o Seu amor, perfeito até à con­sumação total do dom. E nestas imperfeições que ecoa no Espírito a palavra que sela o acontecimento da cruz: «Tudo está realizado» (Jo 19, 30). Na vida de cada homem já pode ser reconhecida a cruz do Deus trinitário: no sofrimento torna-se possível abrir-se ao Deus presente, que Se oferece connosco e por nós, e transformar a dor em amor, o sofrimento em oferecimento. O Espírito do Crucificado opera o milagre desta revelação salvífica: Ele é o Consolador da paixão do mundo, Aquele que pro­clama a verdade da história dos vencidos, confundindo a história dos vencedores. Vive connosco e em nós as ago­nias da vida, tornando presente no nosso sofrimento o sofrimento do Filho e do Pai, e por isso, abrinos-nos uma aurora de vida, revelação e dom do mistério de Deus. A «kenosis» do Espírito nas trevas do tempo dos homens é apenas o fruto da «kenosis» do Verbo na história da pai­xão e morte de Jesus de Nazaré, a última consequência do maior amor, que venceu e vencerá a morte.
b) Como se configuram a Igreja e cada um dos discí­pulos do Deus trinitário, que sofre por nosso amor? Constituem o povo da sequela crucis, a comunidade e o indivíduo «debaixo da cruz». Precedidos por Cristo no abismo da prova, por meio do qual se abre o caminho da vida, os cristãos sabem que devem viver no sinal da cruz as obras e os dias do seu caminho. «Fui morto na cruz com Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entre­gou por mim» (Gal 2,20). «Ainda peregrinando na terra, enquanto seguimos as Suas pegadas na tribulação e na perseguição, somos associados aos Seus sofrimentos, como o corpo à cabeça, e sofremos com Ele, para ser com Ele glorificados (cf. Rm 8,17)» (Lúmen Gentium, 7). Nada está mais longe da imagem do discípulo do Crucificado do que uma Igreja tranquila e segura, confiante nos seus meios e nas suas influências: «A cristandade estabele­cida na qual todos são cristãos, mas na sua interioridade secreta não se parece com a Igreja militante mais do que o silêncio da morte com a eloquência da paixão» (Kierkegaard). A Igreja ao pé da cruz é o povo daqueles que, com Cristo e no Seu Espírito, se esforçam por sair de si e entrar no caminho doloroso do amor; é uma comunidade de pobres ao serviço dos pobres, capaz de refutar com a vida os sábios e poderosos desta terra. Uma Igreja ao pé da cruz significa também uma comunidade fecunda na dor dos seus membros: o seguimento do Nazareno, fonte de vida que vence a morte, exige que se percorra com Ele o escuro caminho da paixão: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perde a sua vida por causa da Boa Notícia, vai sal­vá-la» (Mc 8,34-35 e par.). «Quem não toma a sua cruz e Me segue não é digno de Mim» (Mt 10,38 e Lc 14,27). O discípulo deverá «completar na sua carne o que falta aos sofrimentos de Cristo» (Col 1,24): fá-lo-á se conseguir levar a mais pesada de todas as cruzes, a cruz do pre­sente, para a qual é chamado pelo Pai, crendo também sem ver, lutando e esperando, mersmo sem notar a ger­minação dos frutos, na solidariedade com todos aqueles que sofrem (cf. 1Cor 15,26), na comunhão com Cristo, companheiro e sustentáculo do sofrimento humano e na oblação ao Pai, que valoriza cada uma das nossas dores. Esta cruz do presente é o trabalho da fidelidade e tam­bém a perseguição realizado pelos «inimigos da cruz de Cristo» (Fil 3,18). A «via crucis» da fidelidade faz-se de luta interior e das agonias silenciosas dos momentos de prova, de solidão e de dúvida, de despojamento e é sustentada pela oração perseverante e tenaz de uma pobreza que espera a mise­ricórdia do Pai; a mesma «via crucis» da fidelidade de Jesus, com a diferença de que Ele percorreu-a sozinho, enquanto nós fomos precedidos e acompanhados por Ele. A cruz da perseguição é, pelo contrário, a consequência do amor pela justiça e da revitalização de cada suposto absoluto mundano, da parte dos discípulos do Crucifi­cado; é que a sua esperança no Reino futuro os torna subversivos e críticos em realção às miopias de todos os vencedores e dominadores da história. «Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos... Sereis odia­dos por todos por causa do Meu nome» (Mt 10,16.22; cf. 16ss). A radicalidade das opções de uma Igreja verdadei­ramente evangélica é intolerável para todos os sistemas de poder e de riqueza: «Dilexi iustitiam, odivi iniqui- tatem, propterea morior in exilio» (palavras escritas sobre o túmulo do Papa Gregório VII): quem amou a justiça, quem odiou a iniquidade, morrerá inevitavel­mente no exílio da cruz, mas confortado e sustentado pelo Crucificado, que venceu a morte. «Basta-te a Minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder» (2Cor 12,9).
A Igreja ao pé da cruz torna-se assim, pela sua própria fome e sede do mundo novo de Deus e pela graça de que é instrumento, um povo que ajuda a levar a cruz e que combate as causas iníquas das cruzes de todos os oprimi­dos, pois confronta-se com as prisões de toda a espécie de lei e com a escravidão de todo o género de poder e, como o seu Senhor, apresenta-se como alternativa hu­milde e corajosa. O Crucificado não hesita em identificar-Se com todos os crucificados da história: «Estava com fome e destes-me de comer; estava com sede e destes-Me de beber; era estrangeiro e recebestes-Me na vossa casa, - estava sem roupa e vestistes-Me; estava doente e cuidastes de Mim; estava na prisão e fostes visi­tar-Me... Todas as vezes que fizestes isto a um dos me­nores dos meus irmãos, foi a Mim que o fizestes» (Mt 25,35-36.40). Nos perseguidos é Ele que está presente: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» (Act 9,4). Quem ama o Crucificado e O segue não pode deixar de se sentir chamado a aliviar as cruzes de todos os que sofrem e destruir as suas causas iníquas com a palavra e com a vida. A cruz da libertação do pecado e da morte exige a libertação de todas as cruzes que são fruto da morte e do pecado: a «imitatio Christi crucifixi» nunca poderá ser aceitação passiva do mal presente! Pelo contrário, con- sumar-se-á na dedicação activa na causa do Reino fu­turo, que é também empenhamento activo e vigilante para fazer do Calvário da terra um lugar de ressurreição, de justiça e de vida plena. A compaixão para com o Cru­cificado traduz-se na compaixão activa para com os membros do Seu corpo na história; por uma Igreja que se debate no problema da relação entre a sua identidade e a sua importância, entre a fidelidade e a criatividade auda­ciosa, isto significa o reconhecimento da possibilidade de resolução. A Igreja reencontra-se-á se se perder, se puser a sua identidade exactamente ao serviço dos ou­tros, para a reencontrar no único nível digno dos segui­dores do Crucificado: o amor.
Ao discípulo, esmagado debaixo do peso da cruz ou amedrontado face às exigências do seguimento, dirige-se a palavra da promessa, manifestada na ressurreição, con­tradição de todas as cruzes da história; palavra de conso­lação e de compromisso, que já sustentou a vida, a dor e a morte de todos os que nos precederam no combate da fé. «Na verdade, assim como os sofrimentos de Cristo são numerosos para nós, assim também é grande a nossa consolação por meio de Cristo» (2Cor 1,5). «Somos atri­bulados por todos os lados, mas não desanimamos, - so­mos postos em extrema dificuldade, mas não somos ven­cidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniqui­lados. Sem cessar e por toda a parte levamos no nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida se Je­sus se manifeste no nosso corpo» (2Cor 4,8-10). Naquele que se esforça por viver assim, a cruz de Cristo não foi em vao (cf. 1Cor 1,17): nele se manifestará também a vitória do Humilde, que venceu o mundo (cf. Jo 16,33)!
Pai, que entregas o Teu único Filho por nós, Filho que vive
o supremo abandono da cruz
e o oferece àquele que Te abandona,
Paráclito do sofrimento,
que unes o Pai que dá e acolhe
ao Filho moribundo
e n'Ele à paixão do mundo,
Trindade da dor,
Deus escondido nas trevas
da Sexta-Feira Santa,
concede-nos, Te pedimos,
que tomemos cada dia
a cruz do abandono,
e a ofereçamos conTigo
numa comunhão maior:
aquela em que Te revelas
Trindade do amor,
Deus da solidariedade
e da proximidade
da fraqueza da Tua criatura.
Amen. Aleluia!

Perguntas que se impõem sobre o despojamento do discípulo: Estou disposto a ler a minha vida a partir da cruz? Sei reconhecer a cruz na minha vida? Como vivo a esperança da Cruz? Em que medida ajudo os outros a levar a sua cruz?
Bruno Forte 

O Processo de Cristo

Sentir o Direito Por: Fernanda Palma, Professora Catedrática de Direito Penal

O Processo de Cristo

O processo de Cristo não foi injusto só por razões intemporais – foi-o também como processo contra um homem do seu tempo, à luz do direito aplicável. As razões da acusação, conduzida por Herodes, revelam um aproveitamento da ocupação romana pelos representantes políticos dos judeus, para impedir qualquer contestação à interpretação oficial da sua lei.
 Os "crimes" de Cristo têm caráter religioso. Jesus foi acusado de interpretar a lei num sentido não ritualista, associado à ética, fazer milagres ao sábado, conviver com pessoas de "maus costumes" e se assumir como rei de um reino diferente. A lei do seu povo, que o condenou, tornou-se prepotente e contraditória com o seu sentido último: a salvação.
O processo de Cristo foi ainda injusto porque os romanos, detentores do poder político, se demitiram de intervir. Pilatos portou-se como precursor do moderno multiculturalismo, admitindo que Jesus fosse julgado segundo critérios injustos à luz dos seus próprios padrões morais, culturais e jurídicos. A razão de Estado e a pura cobardia vergaram a Justiça.
O que se perceciona, numa perspetiva histórica, é que Jesus foi injustamente condenado em qualquer tempo e no seu tempo. Prevaleceu, no julgamento, uma conceção do Direito como lei ritual, isenta de justificação e compatível com qualquer conteúdo. A injustiça residiu na profunda divergência entre a lei formal e o sentido último do Direito e da Justiça.
As autoridades judaicas, que não podiam proferir uma condenação à morte, remeteram para a lei romana e esta, apesar de não encontrar nenhuma culpa em Jesus, pois Pilatos reconheceu a sua inocência, remeteu para a lei judaica. A lei que condenou Cristo não existia – foi criada pelo interesse político, que juntou a perversão de uns com a omissão de outros.
A condenação de Cristo revela arquétipos do processo penal que devemos rejeitar. Não podemos permitir que convicções baseadas em interesses privados manipulem os processos judiciais, sujeitem os tribunais a uma autêntica coação e criem o ambiente propício a uma definição do Direito que esteja para além das razões e dos valores da Ordem Jurídica.
Aos juristas – sejam magistrados, advogados ou professores de Direito –, resta não cair na tentação de Pilatos e impor a lógica do Direito de acordo com os critérios da sua validade, como fez Thomas Morus com o sacrifício da sua própria vida. Quem se aventure numa carreira jurídica tem de vencer quaisquer tentações de politização e de tecnicismo vazio.
(Coluna segundo as regras do Acordo Ortográfico)

(in Correio da Manhã [on line], Domingo, 8 de Abril de 2012) 


A crucificação de Jesus na visão de um médico



O doutor Pierre Barbet, cirurgião do Hospital de São José, em Paris, é quem fez, até agora, o estudo médico mais completo da paixão de Cristo, conforme se deduz do Santo Sudário (Cf. La Passione di N. S. Gesu Cristo secondo el chirurgo, L. I. C. E. Torino). Leia seu relato:
“Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.
Posso, portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.
Jesus entrou em agonia no Getsémani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o facto é um médico, Lucas. E fá-lo com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou “hematidrose”, é um fenómeno raríssimo. É produzido em condições excecionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus.
Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue mistura-se ao suor e concentra-se sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e prendem-no pelos pulsos a uma coluna do pátio. A flagelação efetua-se com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele dilacera-se e rompe-se; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage num sobressalto de dor. As forças esvaem-se; um suor frio impregna-lhe a fronte, a cabeça gira numa vertigem de náusea, calafrios correm-lhe ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia numa poça de sangue. Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e aplicam-no sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).
Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, entrega-o para ser crucificado. Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinquenta quilos. A estaca vertical já está erguida sobre o Calvário. Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheia de grandes pedras. Os soldados puxam-no com cordas. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, frequentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas.
Quando ele cai por terra, a viga escapa-se-lhe, escorrega, e esfola-lhe o dorso. Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz. Quem já tirou uma ligadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao arrancarem a túnica, laceram-se as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.
Jesus é deitado de costas, as suas chagas incrustam-se de pé em pedras facetadas.
Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas.
Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apoiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo cravam-no e rebatem-no sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesionado. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter sofrido; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo esticar-se-á fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes.
Um suplício que durará três horas. O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; consequentemente fazendo-o tombar para trás, encostando-o à estaca vertical.
Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera. A ponta cortante da grande coroa de espinhos penetram o crânio.
A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa impede-o apoiar-se na madeira. Cada vez que o Jesus levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés. Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semiaberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, queima a garganta, ele não pode engolir. Tem sede. Um soldado estende-lhe, sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida numa bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenómeno dá-se no corpo de Jesus. Os músculos dos braços enrijecem-se numa contração que se vai acentuando: os deltoides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, curvam-se. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdómen enrijecem-se em ondas imóveis, em seguida o mesmo acontece com aqueles entre as costelas, do pescoço, e os respiratórios. A respiração faz-se, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco torna-se vermelho, depois transforma-se num violeta purpúreo e enfim em cianítico. Jesus é envolvido pela asfixia.
Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita. Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, eleva-se aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax distendem-se. A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões esvaziam-se e o rosto recupera a palidez inicial. Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Logo em seguida o corpo começa a amortecer de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá elevar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol esconde-se: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que durará três horas.
Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, arrancam-lhe um lamento: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”. Jesus grita: “Tudo está consumado!”. Em seguida num grande brado diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E morre. Em meu lugar e no seu.”
Dr. Barbet, médico francês.

(Postado por Padre Rodrigo Maria in Notícias Views 60578)

13 de abril de 2017

Quinta-feira santa




11 de abril de 2017

Segunda-Feira Santa - Concerto




Domingo de Ramos



Introdução à Liturgia:
Com a liturgia deste domingo damos início à celebração da ‘grande semana’ da nossa redenção, acompanhando Jesus nos últimos passos da sua vida e nos momentos mais significativos da sua entrega total por nós. A cruz, que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus, apresenta-nos a lição suprema do seu amor, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo que, à maneira de Isaías, é chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com plena fidelidade, o projecto que Deus lhe havia confiado. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.


O Evangelho narra-nos a paixão de S. Mateus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.
Padre João Lourenço, OFM

4 de abril de 2017

As sete palavras de Cristo na Cruz


3 de abril de 2017

Retiro Quaresmal - 2017

Fraternidade de S. Francisco à Luz
Seminário da Luz
Largo da Luz nº 11
LISBOA
Crónicas da vida da Fraternidade



RETIRO QUARESMAL (dia da reunião mensal da Fraternidade)
Lisboa,18 de março de 2017
Local: Convento da Imaculada Conceição – Sala dos Santos Mártires de Marrocos
Pregador: Frei Albertino Rodrigues, OFM

10:00 – Acolhimento
10:30 – Recitação de Laudes
11:00 1ª Pregação – “A Misericórdia em S. Francisco”
12:00 – Adoração Eucarística na Capela da Imaculada Conceição
13:00 – Momento de Reflexão/Meditação/Silêncio
14:00 – 2ª Pregação – “As Quaresmas em S. Francisco”
15:00 – Momento de Reflexão/Meditação/Silêncio
16:00 – Eucaristia
17:00 – Encerramento




Com a participação de muitos Irmãos e a presença brilhante do “senhor irmão Sol”, fizemos uma pausa no nosso caminho e, em Fraternidade, vivemos um dia de reflexão.
Alguns Irmãos não puderam estar presentes. Todos justificaram essa ausência. Motivos imprevistos e situações de doença. Rezámos por eles. Estiveram no pensamento desta assembleia. Juntos em amor. Um dia de vivência fraterna. Um dia de Retiro.

Frei Albertino ajudou-nos a refletir. A vida de S. Francisco está impregnada de misericórdia. À semelhança de Jesus. Misericórdia para com os pobres, com os pecadores, com os seus frades e até para com todos os seres por Deus criados. Diz a Regra, caso seja necessário impôr uma penitência a algum irmão, que “se faça com misericórdia”. Na Carta aos fiéis (8,43) recomenda ao Superior que “use de misericórdia com eles (os Irmãos) como gostaria que com ele usassem, se estivesse no lugar deles”. Também nos avisos espirituais (27,6) se pode ler: ”onde há misericórdia  aí não há dureza de coração”.

É tão simples, mas ao mesmo tempo tão exigente, ser franciscano secular. Viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é o compromisso assumido no dia em que cada Irmão faz a sua profissão solene. Oração, penitência e humildade. Francisco não pede aos seus filhos nada que estes não possam fazer. 




 Querendo seguir fielmente o Senhor, Francisco preparava a grande Quaresma, com penitência e oração, para celebrar a Páscoa. Mas, também, antes de outras grandes solenidades da Igreja, ele refugiava-se nos eremitérios e aí permanecia durante quarenta dias em contemplação e jejuando.

Fazia cinco Quaresmas: A Grande Quaresma (preparação para a Páscoa), a Quaresma do Advento, a da Epifania, a dos Apóstolos e a de S. Miguel.
  
E continuando o nosso retiro em silêncio, tivemos o privilégio de poder adorar o Santíssimo Sacramento na pequenina, acolhedora e lindíssima Capela da Imaculada Conceição. Que paz! Apetecia dizer: “Senhor como é bom estarmos aqui…”. Quantas confidências com Jesus! Que intimidade! ELE estava ali. Tão próximo. Tão visível! Que doce tranquilidade!


Os Irmãos levaram a sua merenda. Recolhidos, sentados ou passeando por entre o arvoredo do jardim, cada um viveu a seu modo este dia. Tempo de encontro pessoal, de interiorização… tempo de pensar que uso se faz do “tempo” que o Senhor nos dá.
Decerto que Ele deixou nos corações de todos alguma mensagem. Qual foi a minha? Qual foi a tua?

No fim da tarde a Eucaristia. A Capela estava repleta. Frei Albertino celebrou, cantou e viveu connosco este momento. As suas palavras foram de incentivo e de perseverança. Como cristãos, como franciscanos, temos que dar testemunho de misericórdia. Mensageiros de paz e de Misericórdia. Misericórdia para com todos. Misericórdia, também, com cada um de nós.
  
Foi um dia lindo. Tranquilo. Rostos sorridentes neste final de tarde. S. Francisco esteve ali connosco.  Despediram-se os Irmãos com com gestos de carinho. Com saudações de Paz e Bem. É tão bom e enriquecedor, saborear os momentos que nos são dados para viver em fraternidade!

Que Francisco continue a caminhar ao nosso lado, fortalecendo a nossa fé e ensinando-nos o que é a “verdadeira alegria” que encheu a sua vida.  Que neste entusiasmo que inunda as nossas almas, robustecido neste dia de meditação, cresça em nós, verdadeiramente, o amor a Deus. Que possamos dizer como ele:” meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo”.

“Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor…”
maria clara, ofs
Lisboa, 18 de março de 2017

5º Domingo da Quaresma

Cúpula do Batistério da Basílica de S. João de Latrão
GENS SACRANDA POLIS HIC SEMINE NASCITVR ALMO
QVAM FECVNDATIS SPIRITVS EDIT AQVIS
VIRGINEO FETV GENITRIX ECCLESIA NATOS
QVOS SPIRANTE DEO CONCIPIT AMNE PARIT
COELORVM REGNVM SPERATE HOC FONTE RENATI
NON RECIPIT FELIX VITA SEMEL GENITOS
FONS HIC EST VITAE QVI TOTVM DILVIT ORBEM
SVMENS DE CHRISTI VVLNERE PRINCIPIVM
MERGERE PECCATOR SACRO PVRGANTE FLVENTO
QVEM VETEREM ACCIPIET PROFERET VNDA NOVVM
INSONS ESSE VOLENS ISTO MVNDARE LAVACRO
SEV PATRIO PREMERIS CRIMINE SEV PROPRIO
NVLLA RENASCENTVM EST DISTANTIA QVOS FACIT VNVM
VNVS FONS VNVS SPIRITVS VNA FIDES
NEC NVMERVS QVEMQVAM SCELERVM NEC FORMA SVORVM
TERREAT HOC NATVS FLVMINE SANCTVS ERIT
Aqui nasce um povo de nobre estirpe destinado ao Céu,
que o Espírito gera nas águas fecundadas.
A Mãe Igreja dá à luz na água, com um parto virginal
os que concebeu por obra do Espírito divino.
Esperai o reino dos céus, os renascidos nesta fonte:
a vida feliz não acolhe os nascidos uma só vez.
Aqui está a fonte da vida, que lava toda a terra,
que tem o seu princípio nas chagas de Cristo.
Submerge-te, pecador, nesta corrente sagrada e purificadora,
cujas ondas, a quem recebem envelhecido, devolverão renovado.
Se queres ser inocente, lava-te nestas águas,
tanto se te oprime o pecado herdado como o próprio.
Nada separa já os que renasceram, feitos um
por uma só fonte batismal, um só Espírito, uma só fé.
A nenhum aterrorize o número ou a gravidade dos seus pecados:
o que nasceu desta água viva será santo.
Introdução à Liturgia:
Nos domingos anteriores, a liturgia convidou-nos a reestruturar a nossa caminhada quaresmal a partir da ‘água viva’ e da ‘Luz’ que é Cristo. Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia apresenta-nos Jesus como a vida nova, a vida em plenitude, uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte. Ele é a fonte dessa vida que nos leva à eternidade.

Introdução às Leituras:
Na primeira leitura, Yahwé oferece ao seu Povo, exilado na Babilónia, desesperado e sem futuro, uma vida nova. Abre-se para este povo uma porta de esperança. Essa vida nova vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de escuta e de amor a Deus e aos irmãos.

O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus é aderir à sua proposta; é entrar na vida definitiva de comunhão com Ele. Os crentes que vivem nesta relação de comunhão experimentam a morte física, mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.


A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.
Padre João Lourenço, OFM

24 de março de 2017

4º Domingo da Quaresma

Tu és a nossa  Luz!

Introdução à Liturgia:
As leituras deste Domingo colocam-nos perante o tema da “luz” como sendo um desafio que é apresentado e proposto a todo o homem. Sempre na vida buscamos uma luz que nos oriente, que nos permita ter horizonte e que alimente a nossa esperança na caminhada que fazemos. A Quaresma é este tempo de encontrar a Luz que é Cristo e de nos abrirmos à sua claridade. Os textos de hoje definem a experiência cristã como um “viver na luz” que é Cristo.

.Introdução às Leituras:
A primeira Leitura não se refere directamente ao tema da “luz” - o tema central na liturgia deste domingo. No entanto, conta a eleição de David para rei de Israel e a sua unção: é uma óptima motivação para reflectirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Baptismo e que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência, da vaidade pessoal e do exibicionismo, pecados estes que obscurecem a Luz de Cristo em nós. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena.

Na segunda Leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus, nas trevas, mas que escolham a “luz”. Em concreto, para Paulo, viver na “luz” é praticar as obras de Deus que são bondade, justiça, verdade, sinceridade, connosco, com Deus e com os Irmãos.
Padre João Lourenço, OFM

20 de março de 2017

3º Domingo da Quaresma

Jesus Salvador da Humanidade

Introdução à Liturgia:
A liturgia quaresmal convida-nos a olhar a vida nos seus ritmos do quotidiano e a questionar aquilo que ela comporta de menos bom em ordem a uma nova etapa que seja marcada pela ressurreição do Senhor. A Palavra de Deus que hoje nos é proposta mostra que o nosso Deus está sempre presente ao longo da nossa caminhada pela história, mesmo no meio das maiores vicissitudes, e que só Ele nos pode oferecer um horizonte de plenitude e de esperança.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura mostra como Yahwé acompanha a caminhada do povo de Israel no deserto do Sinai e como, nos momentos de crise, responde às necessidades do seu Povo. O texto mostra-nos a proximidade de Deus e dá-nos a chave para entender a lógica de Deus, manifestada em cada passo da história da salvação.
A segunda leitura repete, noutros termos, o ensinamento da primeira: Deus acompanha o seu Povo em marcha pela história; e, apesar do pecado e da infidelidade, insiste em oferecer ao seu Povo – de forma gratuita e incondicional – a salvação.

O Evangelho fala-nos do encontro de Jesus com a Samaritana, à qual oferece o dom da ‘água viva’ que mata a sede que cada homem tem de infinito e de salvação. Como ao tempo de Jesus, hoje todos somos um pouco a imagem da Samaritana, buscando novas fontes e procurando saciar a sede de salvação. Mais uma vez, através da sua Palavra, Jesus promete àqueles que o procuram essa vida nova que Ele veio anunciar.
Padre João Lourenço, OFM

10 de março de 2017

2º Domingo da Quaresma

Tu és o Senhor dos Passos!
Introdução à Liturgia:
O tempo da quaresma é apresentado na liturgia como um caminho, como uma caminhada que cada crente é convidado a fazer, seguindo os passos de Cristo. Neste segundo Domingo, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta aos apelos de Deus em ordem à realização dos seus projectos, numa entrega radical e comprometida com os planos do Pai.
Introdução às Leituras:
A primeira leitura apresenta-se um dos grandes momentos da História da Salvação: O chamamento de Abraão, “Deixa a tua terra e parte”. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e Lhe responde com a obediência total, numa entrega confiada. Nesta perspectiva, ele é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.

O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projecto de Deus no mundo. Nada – muito menos o medo, o comodismo e a instalação – pode distrair o discípulo dessa responsabilidade e desviá-los desta caminhada.
Padre João Lourenço, OFM

9 de março de 2017

A Palavra é um dom. O outro é um dom

Publicamos a seguir o texto integral da Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma 2017, sobre o tema "A Palavra é um dom. O outro é um dom":
A Palavra é um dom. O outro é um dom.

Amados irmãos e irmãs!
A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão (cf. Homilia na Santa Missa, 8 de janeiro de 2016).
A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. Aqui queria deter-me, em particular, na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cf. Lc 16, 19-31). Deixemo-nos inspirar por esta página tão significativa, que nos dá a chave para compreender como temos de agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, incitando-nos a uma sincera conversão.
1. O outro é um dom
A parábola inicia com a apresentação dos dois personagens principais, mas quem aparece descrito de forma mais detalhada é o pobre: encontra-se numa condição desesperada e sem forças para se solevar, jaz à porta do rico na esperança de comer as migalhas que caem da mesa dele, tem o corpo coberto de chagas, que os cães vêm lamber (cf. vv. 20-21). Enfim, o quadro é sombrio, com o homem degradado e humilhado.
A cena revela-se ainda mais dramática, quando se considera que o pobre se chama Lázaro, um nome muito promissor pois significa, literalmente, «Deus ajuda». Não se trata duma pessoa anónima; antes, tem traços muito concretos e aparece como um indivíduo a quem podemos atribuir uma história pessoal. Enquanto Lázaro é como que invisível para o rico, a nossos olhos aparece como um ser conhecido e quase de família, torna-se um rosto; e, como tal, é um dom, uma riqueza inestimável, um ser querido, amado, recordado por Deus, apesar da sua condição concreta ser a duma escória humana (cf. Homilia na Santa Missa, 8 de janeiro de 2016).
Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. A justa relação com as pessoas consiste em reconhecer, com gratidão, o seu valor. O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho fastidioso, mas um apelo a converter-se e mudar de vida. O primeiro convite que nos faz esta parábola é o de abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom, seja ela o nosso vizinho ou o pobre desconhecido. A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo. Cada um de nós encontra-o no próprio caminho. Cada vida que se cruza connosco é um dom e merece aceitação, respeito, amor. A Palavra de Deus ajuda-nos a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil. Mas, para se poder fazer isto, é necessário tomar a sério também aquilo que o Evangelho nos revela a propósito do homem rico.
2. O pecado cega-nos
A parábola põe em evidência, sem piedade, as contradições em que vive o rico (cf. v. 19). Este personagem, ao contrário do pobre Lázaro, não tem um nome, é qualificado apenas como «rico». A sua opulência manifesta-se nas roupas, de um luxo exagerado, que usa. De facto, a púrpura era muito apreciada, mais do que a prata e o ouro, e por isso se reservava para os deuses (cf. Jr 10, 9) e os reis (cf. Jz 8, 26). O linho fino era um linho especial que ajudava a conferir à posição da pessoa um caráter quase sagrado. Assim, a riqueza deste homem é excessiva, inclusive porque exibida habitualmente: «Fazia todos os dias esplêndidos banquetes» (v. 19). Entrevê-se nele, dramaticamente, a corrupção do pecado, que se realiza em três momentos sucessivos: o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba (cf. Homilia na Santa Missa, 20 de setembro de 2013).
O apóstolo Paulo diz que «a raiz de todos os males é a ganância do dinheiro» (1 Tm 6, 10). Esta é o motivo principal da corrupção e uma fonte de invejas, contendas e suspeitas. O dinheiro pode chegar a dominar-nos até ao ponto de se tornar um ídolo tirânico (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 55). Em vez de instrumento ao nosso dispor para fazer o bem e exercer a solidariedade com os outros, o dinheiro pode-nos subjugar, a nós e ao mundo inteiro, numa lógica egoísta que não deixa espaço ao amor e dificulta a paz.
Depois, a parábola mostra-nos que a ganância do rico fá-lo vaidoso. A sua personalidade vive de aparências, fazendo ver aos outros aquilo que se pode permitir. Mas a aparência serve de máscara para o seu vazio interior. A sua vida está prisioneira da exterioridade, da dimensão mais superficial e efémera da existência (cf. ibid., 62).
O degrau mais baixo desta deterioração moral é a soberba. O homem veste-se como se fosse um rei, simula a posição dum deus, esquecendo-se que é um simples mortal. Para o homem corrompido pelo amor das riquezas, nada mais existe além do próprio eu e, por isso, as pessoas que o rodeiam não caiem sob a alçada do seu olhar. Assim o fruto do apego ao dinheiro é uma espécie de cegueira: o rico não vê o pobre esfomeado, chagado e prostrado na sua humilhação.
Olhando para esta figura, compreende-se por que motivo o Evangelho é tão claro ao condenar o amor ao dinheiro: «Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro» (Mt 6, 24).
3. A Palavra é um dom
O Evangelho do homem rico e do pobre Lázaro ajuda a prepararmo-nos bem para a Páscoa que se aproxima. A liturgia de Quarta-Feira de Cinzas convida-nos a viver uma experiência semelhante à que faz de forma tão dramática o rico. Quando impõe as cinzas sobre a cabeça, o sacerdote repete estas palavras: «Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar». De facto, tanto o rico como o pobre morrem, e a parte principal da parábola desenrola-se no Além. Dum momento para o outro, os dois personagens descobrem que nós «nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele» (1 Tm 6, 7).
Também o nosso olhar se abre para o Além, onde o rico tece um longo diálogo com Abraão, a quem trata por «pai» (Lc 16, 24.27), dando mostras de fazer parte do povo de Deus. Este detalhe torna ainda mais contraditória a sua vida, porque até agora nada se disse da sua relação com Deus. Com efeito, na sua vida, não havia lugar para Deus, sendo ele mesmo o seu único deus.
Só no meio dos tormentos do Além é que o rico reconhece Lázaro e queria que o pobre aliviasse os seus sofrimentos com um pouco de água. Os gestos solicitados a Lázaro são semelhantes aos que o rico poderia ter feito, mas nunca fez. Abraão, porém, explica-lhe: «Recebeste os teus bens na vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado» (v. 25). No Além, restabelece-se uma certa equidade, e os males da vida são contrabalançados pelo bem.
Mas a parábola continua, apresentando uma mensagem para todos os cristãos. De facto o rico, que ainda tem irmãos vivos, pede a Abraão que mande Lázaro avisá-los; mas Abraão respondeu: «Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam» (v. 29). E, à sucessiva objeção do rico, acrescenta: «Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos» (v. 31).
Deste modo se patenteia o verdadeiro problema do rico: a raiz dos seus males é não dar ouvidos à Palavra de Deus; isto levou-o a deixar de amar a Deus e, consequentemente, a desprezar o próximo. A Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão.
Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e no próximo. O Senhor – que, nos quarenta dias passados no deserto, venceu as ciladas do Tentador – indica-nos o caminho a seguir. Que o Espírito Santo nos guie na realização dum verdadeiro caminho de conversão, para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos Cristo presente nos irmãos necessitados. Encorajo todos os fiéis a expressar esta renovação espiritual, inclusive participando nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana. Rezemos uns pelos outros para que, participando na vitória de Cristo, saibamos abrir as nossas portas ao frágil e ao pobre. Então poderemos viver e testemunhar em plenitude a alegria da Páscoa.
Vaticano, 18 de outubro de 2016.

Festa do Evangelista São Lucas
Francisco

5 de março de 2017

1º Domingo da Quaresma

24 horas para o Senhor
   Introdução à Liturgia:
    Quarta-feira, com a imposição das cinzas, demos início à nossa caminhada quaresmal, que nos leva à Páscoa do Senhor. Ao longo desta caminhada a Igreja convida-nos a alimentar a nossa vida cristã com a Oração, com a Palavra de Deus e com a prática da caridade. É o grande convite à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projectos.

    Introdução às Leituras:

    A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte.
   A segunda leitura, por sua vez, propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decide, por si só, os caminhos de uma pretensa salvação que não tem sentido. Por seu lado, Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus, de acordo com os projectos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; a proposta de Jesus gera vida plena e definitiva.
   O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspetiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e se fecha em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido. Toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve rejeitar, resistindo àquilo que são as tentações da modernidade que se ficam pelo dinheiro, pelo prazer fácil e pelo culto de si próprio.
Padre João Lourenço, OFM

3 de março de 2017

Quarta-feira de cinzas

Passo a passo
Neste mundo belo, vamos tendo ao longo do ano etapas diferentes. A natureza em cada uma delas veste-se de modo diferente. Deslumbrante com o calor do verão, mais tranquila com as folhas douradas do outono; aconchegante no inverno e sonhadora na primavera.
Também na nossa busca constante da verdadeira felicidade, acontece algo que me parece idêntico.
O Natal já passou. Toda a alegria que vivemos dará agora os seus frutos na Quaresma que hoje começa. Não são tempos separados. É como se fizéssemos uma pausa e de novo recomeçássemos com vigor, a seguir as pegadas de Jesus. Precisamos de estímulos, de entusiasmo verdadeiro, para chegarmos à terra prometida.
O objetivo é a conversão, reconhecer que somos frágeis, que precisamos de ajuda e que essa ajuda nos vem do Pai que nos ama infinitamente.
Mas não nos devemos ficar só por palavras. Cada um deve estar atento aquilo que o Senhor sugere. O modo como poderemos ser luz para quem vive na escuridão, como poderemos secar as lágrimas de quem sofre, como poderemos fazer renascer a esperança em corações desesperados…
Vamos em frente. Caminhemos em direção à Páscoa, de coração purificado, confiantes na misericórdia do Senhor e levando a nossa cruz. Não O deixemos só. A cruz que Ele carrega não traduz medo. É um sinal de Amor. Amor por toda a humanidade. Amor por cada um de nós.
Cheios de fé iniciemos este percurso. E comecemos por pedir ao nosso pai S. Francisco que nos acompanhe e nos ajude a viver estes dias com intensidade, arrependimento e aceitando o AMOR de Jesus. Ele é a nossa força. Com Ele somos mais felizes.
Passo a passo, sentindo esta Quaresma com espírito de humildade e desejo de conversão, chegaremos ao domingo da Ressurreição, com alegria renovada, podendo, então, exclamar e passar a boa nova: o Senhor Ressuscitou, Aleluia!
maria clara, ofs
1março2017

 
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