Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

20 de junho de 2011

Encontro Nacional de Fraternidades - 19 de Junho


















Ordem Franciscana Secular
Encontro Nacional de Fraternidades
Geraldes, 19 de Junho de 2011


Chegámos de manhã e logo aos nossos olhos surgiram cartazes sobre o evento que nos lavava a Geraldes e que nos lembrava a mensagem daquele Encontro: JUNTOS pela PAZ.

E, de facto, as saudações que por todo o lado ouvíamos eram de PAZ e BEM. O dia, apesar do irmão sol se apresentar sorridente, estava um pouco ventoso e mesmo ligeiramente frio. Mas o calor com que a Fraternidade anfitriã nos acolheu, fez
esquecer qualquer incómodo. O sorriso do Irmão Ministro, a afabilidade com que éramos abordados mesmo sem nos conhecermos (porque nem todos nos conhecíamos), os rostos alegres, alguns com marcas do cansaço pelas muitas horas de trabalho na preparação do espaço para tanta gente, a humildade com que nos esclareceram que tudo o que embelezava e coloria as paredes frias daquele pavilhão, não era obra da Fraternidade local mas duma outra: a de Santo António à Sé, de Lisboa. Humildade e partilha, tão ao jeito do nosso Pai S. Francisco.

E vieram as palavras de Frei Daniel Teixeira, OFM. Evangelizados para Evangelizar, podia-se ler num grande painel. Os filhos de Francisco de Assis são chamados a viver o Evangelho, a uma renovação interior, a acreditar que Deus a todos ama e a fazer as suas escolhas. Porque Deus não é um Ser distante. Ele caminha ao nosso lado. Como franciscanos seculares temos que ser firmes na nossa vocação e só depois é que podemos usar a PALAVRA para dar testemunho da fé que professamos. O ideal de vida que abraçámos é uma bênção que nos foi dada. Temos que ser gratos e corresponder ao apelo que Jesus nos fez, para seguirmos o caminho de Francisco.

Depois do almoço, que ainda mais aproximou os irmãos, veio a parte recreativa. O Rancho Folclórico local, momentos de poesia e de teatro e lindas músicas que o Grupo Coral tão bem interpretou.

E o Encontro culminou com a Eucaristia. Domingo da Santíssima Trindade.

Na parede por detrás do improvisado altar, a figura do Cristo de S. Damião, ladeada por duas pinturas que todos bem conhecemos de Francisco e de Clara, impunha-se a todos. Convidava ao recolhimento. As leituras deste dia pareciam mesmo um convite a cada franciscano.

S. Paulo dirigia-se a nós: “sede alegres, trabalhai pela vossa perfeição… vivei em paz”. “Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por ele”, disse-nos ainda S. João. Os cristãos não podem ser apenas pessoas que têm as suas devoções e se dizem crentes. Os cristãos são discípulos, são seguidores de Cristo.

E com as palavras fortes da homilia no pensamento, com a bênção que o sacerdote pediu ao Senhor para nós, invocando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, dispersámo-nos, rumámos às nossas casas, às nossas vidas.

Assim, de coração cheio de Amor cristão, agradecendo à Fraternidade de Geraldes que tão bem nos acolheu, fomo-nos despedindo, com a simplicidade de Irmãos Menores e usando a saudação que o Pai S. Francisco nos ensinou: PAZ E BEM!

Maria Clara Rodrigues
___________________________________________________________

Fraternidade Franciscana Secular de S. Francisco à Luz

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você