Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

27 de fevereiro de 2012

Retiro Quaresmal da Fraternidade



“Deixa a tua terra … e parte” (de Abraão a Francisco de Assis) foi o tema do retiro quaresmal orientado pelo Padre João Lourenço, OFM e organizado pela Fraternidade Franciscana Secular de S. Francisco à Luz, que se realizou, no dia 25 de fevereiro, no Espaço Pastoral dos Santos Mártires de Marrocos, do Convento da Fraternidade da Imaculada Conceição e que contou com a participação de inúmeros irmãos e simpatizantes de S. Francisco.
Após o acolhimento, rezámos Laudes, escutámos uma reflexão introdutória sobre o tema do retiro, a partir do Testamento de S. Francisco e partimos em reflexão pessoal, por breves minutos, pelos jardins do Convento.
Regressados ao Espaço Pastoral, iniciou-se a primeira conferência do retiro subordinada ao tema: “Abraão: parte e vai para a terra que eu te indicar…”, depois da proclamação da Palavra alusiva à vocação de Abraão e à imolação de seu filho Isaac. Seguiu-se, até à hora do almoço, um tempo de reflexão pessoal e em pequeno grupo sobre pequenos textos, previamente distribuídos, com parágrafos da Regra da OFS.
O almoço decorreu em alegre e ameno convívio nos jardins belíssimos e primorosamente cuidados do Convento da Luz.
Iniciámos a segunda parte do retiro em silêncio e adoração Eucarística, naquela que foi a primitiva capela do Palácio e do Convento e que terá dado o nome à Fraternidade, da 1ª Ordem Franciscana, aqui sediada.
Terminada a adoração encaminhámo-nos para o Espaço Pastoral dos Santos Mártires de Marrocos, onde assistimos à segunda conferência, sob o tema: “Francisco: Vai e repara a minha Igreja…”, seguindo-se, tal como ocorreu no período da manhã, um tempo de reflexão pessoal e em pequeno grupo.
O dia lindo de retiro terminou com a celebração da Eucaristia na Capela da Imaculada Conceição.
À Glória de Cristo. Ámen.

Maria Francisca Rebordão Topa

1 comentários:

maria clara disse...

Foi belissima a reflexão do Retiro. Ainda ando a saborear o convite que nos foi proposto:

"Vai... deixa...repara a minha Igreja".

Rezemos uns pelos outros para sermos fieis à Palavra que o Senhor nos dirigiu e para não termos medo de aceitar o desafio que ELE nos propôs.


Paz e Bem!
maria clara, ofs

 
© 2007 Template feito por Templates para Você