Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

21 de março de 2012

No encontro e no diálogo fiéis à Regra e à Igreja



Na próxima sexta-feira, dia 23 de março, realiza-se, no Centro Cultural Franciscano, mais uma conferência do ciclo de conferências dedicadas à Família - 2012.


Tema: Família: esteio de Amor incondicional
Oradores
: Luísa e António Marques de Carvalho
Sumário:
A família vive actualmente o assalto do relativismo, da indiferença, da licenciosidade, do egoísmo e do individualismo, como aqui realçou o Dr. Bagão Félix no início deste ciclo de conferências. Ela é porém o único bastião em que se pode viver o amor incondicional, a fraternidade e o diálogo intergeracional e é a primeira comunidade, a célula base de qualquer sociedade solidária, onde se aprendem a viver os valores que a sustentam.
Uma gestão adequada das relações humanas, particularmente no seio da família, deve procurar permanentemente a satisfação das necessidades de amar e ser amado e das de ser autónomo e válido, um equilíbrio dinâmico que exige de cada um de nós um escrutínio (avaliação) dos sentimentos, pensamentos e comportamentos, e uma comunicação franca, clara e confiante desse diagnóstico aos que amamos, para que, após o romance, possamos superar as desilusões, vencer os medos e renovar o vigor do nosso sonho de felicidade e retomar o entusiasmo do projecto comum que acompanha o nosso compromisso de constituir uma família ou de seguir uma vocação de consagração aos outros, fazendo opções realistas de aperfeiçoamento da relação em casal, em família e com a comunidade. Dialogando e partilhando com simplicidade esse nosso esforço de encontro connosco mesmos vivemos um estilo de vida aberto e confiante que é crucial para o reconhecimento mútuo e para nos acompanharmos realmente na alegria e na dor, numa comunhão que vence o desânimo, supera as ameaças de desagregação e as pressões de uma sociedade que aparenta estar carente de valores e tornar-se escrava do consumismo e do individualismo.
Perante estas ameaças é dever do cristão reafirmar na sua prática quotidiana que o amor eterno e incondicional é possível, certamente com imperfeições, mas com perseverança de crente num caminho de santidade dos que não desistem de uma visão esperançosa da humanidade. Isso é certamente o cerne do sacramento do Matrimónio, mas é-o também da consagração ao serviço da Igreja numa comunidade e no sacramento da Ordem. Todos estes compromissos são de relação de amor, seja para constituir uma família, seja para servir a comunidade.

Algumas referências bibliográficas:
Familiaris Consortio – exortação Apostólica de João Paulo II sobre a Família – Ed. S. Paulo – ISBN-972-30-0616-2, 1994
O Segredo do Amor Eterno – John Powell, sj – Ed. Paulinas –ISBN-972751-479-0, 2002
As 5 linguagens do Amor – Gary Chapman – Ed. SmartBook -
ISBN: 978-9898297112
Não à solidão a dois, a (in)comunicação no casamento – Jacques Salomé – Ed. Ésquilo – ISBN-972-8605-10-2, 2001
Ouvir, Falar, Amar – Laurinda Alves, Alberto Brito, sj – Ed. Oficina do Livro – ISBN-978-989-555-552-9, 2011
Sabedoria de um pobre – Elói Leclerc – Ed. Franciscana - , ISBN-972-9190-36-4, 1983
P. José António da Silva Soares, Ensino e Acção Pastoral – Coord. António de Sousa Araújo – estudos Franciscanos, Itinerarium, XLIX (2003) 369-380

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você