Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

9 de abril de 2012

16 de Abril - Dia Nacional da FFP - Mensagem







FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA
Largo da Luz, 11 - 1600-498 LISBOA
Tel. 217166327 - 963967784
Email:
vmelicias@gmail.com



DIA NACIONAL DA FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA
16 DE ABRIL DE 2012
MENSAGEM



Caríssimos Irmãos e Irmãs
da Família Franciscana Portuguesa


O Senhor vos dê a Paz.



Como é do conhecimento geral e de muito boa prática, celebra-se no dia 16 de abril (de cada ano) o Dia Nacional da Família Franciscana Portuguesa, em comemoração da data da aprovação da nossa Proto Regra pelo Papa Inocêncio III nesse dia de 1209.
No nosso calendário comum, esta é seguramente uma data maior e um tempo forte de vivência e
reafirmação da nossa unidade fraterna e dos vínculos da mais profunda comunhão de Regra e de Vida que nos unem na maravilhosa vocação franciscana.
Louvando o Senhor, que «nos deu Irmãos» instituímos este Dia da Família para aprofundarmos esses laços de excelsa fraternidade mística e espiritual.
Importa, pois e sumamente, que o vivamos e valorizemos como tal.
Assim, peço a todos que, em sintonia de vontades com a Assembleia Geral e a Direção da nossa Família, hoje e para sempre façamos dele, como grande dia franciscano de Portugal, o Dia do nosso afeto, da nossa comunhão fraterna, da nossa entreajuda e cordialidade.
Neste ano de 2012, jubilosamente celebrado como Ano Clariano em comemoração do VIII Centenário da Regra das Irmãs de Santa Clara, toda a Família Franciscana deseja conferir uma tónica de «louvor de Santa Clara» às celebrações do Dia Nacional.
Por isso, se decidiu que o dia 16 de abril seja celebrado internamente em cada Fraternidade e Mosteiro com os atos e iniciativas que cada entidade considerar mais oportunos, de modo a que o Dia seja, significativa e vivencialmente, assinalado também com nota clariana.

Mais se decidiu que as celebrações conjuntas de toda a Família sejam, este ano, transferidas para o feriado dia 25 de Abril e festivamente celebradas na modalidade de «Capítulo das Esteiras de toda a Família Franciscana», na cidade de Coimbra, e em torno do antigo e monumental Mosteiro de Santa-Claraa-Velha.
Ao juntar a esta mensagem o Programa do Capítulo das Esteiras, solicito o entusiástico empenhamento de todos para que, neste ano em que também iniciamos a preparação dos VIII Centenário dos Protomártires de Marrocos e da Vocação Franciscana e missionária de Santo António de Lisboa, a cidade de Coimbra e Portugal, sintam a presença franciscana, que tão fortemente marcou a identidade cultural e histórica do nosso país e da lusofonia.
Que o Dia Nacional, assim celebrado este ano a 16 e 25 de abril, seja um grande dia de franciscanismo vivo e alegre.

À glória de Cristo.
Com fraternos votos de Santa Páscoa da Ressurreição,

Lisboa, 02 de abril de 2012.
Frei Vítor José Melícias Lopes, ofm
(Presidente)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você