Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

21 de maio de 2012

Passeio Pascal da Fraternidade 2012 - Montariol

No passado dia 28 de Abril, logo pela manhã, partimos rumo a Braga. Iniciávamos o passeio da nossa fraternidade que tinha como objetivo principal a visita ao recém-inaugurado “Poverello”.

Logo no início do passeio a nossa Irmã Secretária propôs-nos a leitura da regra da O.F.S. ao longo dos dois dias de passeio. De hora a hora liamos um dos artigos da regra e durante o intervalo dos artigos tínhamos oportunidade de refletir sobre o seu conteúdo.

A nossa primeira paragem foi na cidade do Porto onde fomos acompanhados pelo Irmão Guilherme, ofs da Fraternidade de Nª Senhora dos Anjos do Porto e pelo Padre Frei Bernardo Corrêa d´Almeida, ofm. Foram excelentes anfitriões! O Fr. Bernardo não se cansou de dar indicações, explicações e de nos deixar com vontade de visitar o “Porto Franciscano” mais profundamente.

Visitamos o Palácio da Bolsa, antigo convento franciscano, e a Igreja de S. Francisco que hoje funciona apenas como museu. Dois lugares de singular beleza que nos deixaram completamente deslumbrados!

Partimos então para Braga. Em Braga tivemos a graça de participar na Eucaristia, já no “Poverello”. Eucaristia celebrada com doentes, suas famílias, irmãos da primeira ordem (ofm), profissionais de saúde, voluntários…. Enfim em clima de uma grande família!

O local não poderia ser mais envolvente, a capela está virada para a cidade de Braga. Do interior do espaço de oração “abria-se” à nossa frente o “Mundo”, parecia um convite/envio à Missão.

A Missão foi o que nos mostraram a seguir. Vimos o local (“Poverello”), o carinho dos profissionais de saúde e dos voluntários, o entusiasmo e a alegria do Sr. Pe. José Neves, ofm. Não há dúvida que a missão destes homens e mulheres que ali trabalham é uma missão humanitária e evangelizadora!

À noite, ao jantar pudemos contar com a presença, não programada, mas que muito nos honrou do Sr. D. António Montes, ofm que de passagem por Montariol se juntou um pouco a nós e nos deu a alegria da sua companhia.

Após o jantar, apesar de cansados fomos desafiados pelo Irmão Ministro a um momento de convívio. Estes momentos são sempre muito importantes, uma vez que permitem que nos conheçamos melhor e que cresçamos como família fraterna.

O programa de Domingo era, também, muito ambicioso…. Visitamos o Bom Jesus e o Sameiro pela manhã após a Eucaristia Dominical que foi celebrada na Igreja do Convento de Montariol.

O Sr. Pe. Domingos, ofm, nosso assistente espiritual foi o guia de serviço. Apresentou-nos Braga ao pormenor.

Findo o passeio da manhã, almoçamos no Convento de Montariol e partimos para Viana do Castelo. Com o Sr. Pe. Domingos, ofm sempre disponível para partilhar histórias da região. Passamos à sua terra natal e indicou-nos com muito carinho a casa onde nasceu, onde viveu e onde vivem os seus irmãos.

Após paragem breve em Viana do Castelo iniciamos a viagem de regresso.

Do passeio quero ainda destacar o acolhimento dos irmãos da primeira ordem (ofm) em Montariol, do carinho com que fomos recebidos; e também da amizade fraterna que vai crescendo nestes fins-de-semana em que estamos com os irmãos. Vamo-nos conhecendo melhor e vamos sentindo que quem caminha em fraternidade caminha com Cristo, caminha com Francisco, caminha com os irmãos!
Célia e Bruno Vicente






0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você