Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

30 de novembro de 2013

1.º Domingo do Advento


1º Domingo do Advento – Ano A

(1 de Dezembro de 2013)

 

«Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.»

 

É Cristo que reveste o meu coração de paz e amor?
Introdução à Liturgia
A todos saudamos no início de um novo ano litúrgico, acompanhados pelo Evangelho de S. Mateus, que ao longo deste ano nos apresenta os passos da vida de Jesus. A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina; pelo contrário, deve caminhar, sempre atento e sempre vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios no quotidiano da sua vida.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura convida os homens – todos os homens, de todas as raças e nações – a dirigirem-se à montanha onde reside o Senhor… É do encontro com o Senhor e com a sua Palavra que resultará um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim.
A segunda leitura recomenda aos crentes que despertem da letargia que os mantém presos ao mundo das trevas, do egoísmo, da injustiça, da mentira e do pecado. Paulo convida-nos a revestirmo-nos da luz que é a vida de Deus que, em Cristo, é oferecida a todos e que caminhemos, com alegria e esperança, ao encontro de Jesus, ao encontro da salvação.
O Evangelho é um apelo à vigilância. O crente não vive mergulhado nos prazeres que alienam, nem se deixa sufocar pela ganância que o oprime e lhe rouba todas as oportunidades de gratuidade e de dom. Pelo contrário, como crentes somos convidados a estar atentos e vigilantes, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, empenhando-nos na construção do “Reino”.
(Padre João Lourenço, OFM)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você