Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

8 de março de 2016

4.º Domingo da Quaresma

4.º Domingo da Quaresma
(6 de março 2016)

Introdução à Liturgia:
A nossa caminhada quaresmal é um convite constante ao regresso à comunhão com o Pai e à fraternidade com os irmãos. É neste contexto que as leituras deste Domingo nos falam da ‘festa’ da misericórdia de Deus que se traduz pela Sua total disponibilidade em nos acolher. Que a nossa celebração nos leve a contemplar e a experimentar o verdadeiro rosto de Deus, Pai de misericórdia.

.Introdução às Leituras:
O povo de Israel chega à terra prometida e celebra ali a sua 1.ª Páscoa, sinal de que as promessas feitas a Abraão e aos seus descendentes se começavam a cumprir, através do dom e da posse da terra. A Páscoa é não apenas o momento de encontro com o Ressuscitado, mas é também o testemunho que a Sua palavra de realiza na nossa vida, como nos mostra a 1.ª leitura.

No Evangelho, Jesus apresenta-se a parábola do ‘Filho Pródigo’. Acolher esta parábola é um desafio permanente, e mais ainda neste ano jubilar da misericórdia, pois ela mostra-nos a plenitude da ternura de Deus cada um de nós. Como pródigos em busca dos braços do Pai, sabemos que Ele nos aguarda para festejar connosco este regresso sempre desejado.

Na segunda Leitura, Paulo exorta os cristãos de Corinto a aceitarem este desafio de serem novas criaturas em Cristo, através do ministério da reconciliação que Deus lhe havia confiado e que continua a confiar à Igreja. A quaresma é este tempo de reconciliação, pessoal e comunitária, connosco e com Deus.

 Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você