BODAS DE OURO DE CINCO SACERDOTES FRANCISCANOS
No passado Domingo, dia 24 de julho de 2016, celebrámos as Bodas de Ouro Sacerdotais de cinco Sacerdotes Franciscanos, na Eucaristia Dominical, das 11H00, na Igreja do Seminário da Luz. Entre os sacerdotes que celebraram as bodas de ouro sacerdotais, contava-se o Senhor Padre Domingos Casal Martins, OFM, que foi Assistente Espiritual da Fraternidade Franciscana Secular de S. Francisco à Luz e da OFS. Ao Padre Domingos Casal Martins queremos desejar, no Senhor Jesus Cristo e no seu Espírito, as maiores felicidades e, muito reconhecidos pelo seu testemunho de Padre Franciscano, a continuação de uma vida plena de santidade ao serviço do Povo de Deus.
BODAS DE OURO DE CINCO SACERDOTES FRANCISCANOS
Na Comunicação à Província, a nº 3, de 16 de junho de 2016, partilhámos com os irmãos da Família Província a celebração programada para 24 de julho de 2016, na qual 5 irmãos nossos celebram as suas Bodas de Ouro Sacerdotais. Como previsto e informado, a celebração ocorreu na igreja da Comunidade da Imaculada Conceição à Luz, no dia e hora previstos. Revestiu-se de grande simbolismo e solenidade, tornando-se um hino solene que toda a Província Franciscana elevou ao Céu, por Cristo Sacerdote, pelo dom destes irmãos que servem a Sua Igreja e a Família Franciscana no ministério sacerdotal, em fidelidade, há 50 anos! Por opção dos jubilados a celebração ocorreu neste dia por ser o mesmo em que, há 50 anos, eles receberam a ordenação Sacerdotal na Igreja Paroquial de Carnide, sendo ordenante D. António Castro Xavier Monteiro, então Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Como Deus é Bom!
Os irmãos jubilados são estes: Frei Domingos do Casal Martins, Frei Henrique Rosa Ribeiro Marcelino, Frei José Maria Moreira Pereira de Faria, Frei Rafael de Jesus Rodrigues e Frei Henrique de Oliveira Campos. Vindos cada uma das suas comunidades de vida, juntaram-se em celebração partilhada, cantando a alegria do dom de Deus nas suas vidas e a graça da fidelidade.
A celebração foi presidida, a pedido dos jubilados, pelo Ministro Provincial, Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho e, além dos festejados, concelebraram outros irmãos vindos das comunidades de Lisboa e Faro.
Participaram ainda dois irmãos que com eles foram ordenados (o grupo foi de sete sacerdotes) mas que há anos vivem a sua fé noutra dimensão, como leigos. Um no Brasil (deslocou-se propositadamente) e outro em Leiria. Com eles um bom número dos colegas de curso que ao longo dos estudos deles se separaram e seguiram outros caminhos, mas que os recordam com amizade e fé. A Eucaristia, às 11 horas, foi vivida e solenizada, com a participação alegre de uma grande assembleia de fiéis.
Após a Eucaristia, foi servido, no Centro Cultural Franciscano, um “porto de honra” aos participantes. Constituiu um aperitivo para o almoço que, de imediato, se seguiu no refeitório da Comunidade, em ambiente de fraterna convivência. A pedido de um dos antigos companheiros de estudo, a refeição terminou com o já tradicional cântico franciscano: “Mui alto, Omnipotente e Bom Senhor!”
0 comentários:
Enviar um comentário