Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

18 de agosto de 2018

20º DOMINGO DO TEMPO COMUM



(19.08.2018)
Introdução à Liturgia:
Nestes domingos em que lemos o capítulo 6º do Evangelho de S. João, como sucede hoje, refletimos sobre as diversas dimensões do pão que é Jesus Cristo e do alimento que por Ele Deus nos oferece. O pão de Deus é também sabedoria do ‘Alto’ que nos abre caminhos de vida nova, e nos prepara e fortalece para olhar a vida com redobrada esperança.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, tomada do livro dos Provérbios, fala-nos da Sabedoria em termos humanos, apresentando-a como um banquete ou uma casa bem construída. Jesus retoma algumas destas imagens e apresenta-nos também a sua mensagem como uma construção sólida, bem assente, que guia o crente até ao coração de Deus.

Na segunda leitura, da Carta aos Efésios, São Paulo desafia os cristãos ao discernimento. Seguir Jesus, significa adotar formas de vida corretas e deixar-se guiar pelo Espírito Santo, não segundo os critérios do mundo, mas pautando a vida pela mensagem de Jesus.

No Evangelho, continuamos a escutar o discurso de Jesus na Sinagoga de Cafarnaúm sobre o Pão da Vida. As palavras de Jesus, tanto no passado como hoje, não são fáceis e, muitas vezes, provocam ruturas de vida. O convite da nossa Eucaristia passa por acolher a Palavra de Jesus e fazer dela o alimento que nos fortalece para a vida eterna.
Padre João Lourenço, OFM


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você