Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

28 de janeiro de 2019

As festas terminaram…



As festas terminaram…

As festas natalícias terminaram. Apagaram-se as luzes dos presépios. Arrumaram-se os enfeites que adornaram as casas nestes dias tão belos.
Os Reis já regressaram às suas terras, aos seus palácios. Deixaram prendas junto do Menino. Partiram felizes com a revelação que lhes foi oferecida. Agora mais do que estudar as estrelas eles desejam meditar nesse Jesus que adoraram lá em Belém.
Também os pastores, de novo no seu trabalho, têm tempo para pensar no que aconteceu naqueles dias. Aceitaram com simplicidade o chamamento que lhes foi feito para visitarem o Menino. E até prendas lhe levaram. Coisas que fariam falta àquela mãe.
Os anjos voltaram para os céus. Deixaram de se ouvir as suas melodias. E as estrelas continuaram a aparecer à noite, na sua forma bela e luminosa, como sempre. Nada de novo. Aparentemente, claro.
***
E mais um ano começou. Tempo de renovação, de projetos, de tomar decisões. Tempo de viver com uma fé intensa, esse Jesus que nos foi dado conhecer. Não presenciámos o seu crescimento, não o vimos correr e brincar com os meninos da sua idade; também não acompanhámos os seus dias em Nazaré, a sua vida junto de seus Pais, onde se sentia seguro, amado e acarinhado, como qualquer uma das nossas crianças. Mas sabemos que “… por nós homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem…”
E aqui estamos nós, animados pela nossa Fé, percorrendo mais uma etapa. Mais um ano. Dia a dia, como os magos e os pastores, pensemos nesse Menino com alegria.
Neste começo do ano, ainda interiormente inebriados com as alegrias natalícias, não esqueçamos de colocar nas nossas agendas (juntamente com outros bons propósitos), a nossa vida em Fraternidade. A vivência da nossa vocação franciscana.
Se tanto temos recebido do Senhor, também o nosso sentimento de gratidão deve ser muito forte. Temos muito para melhorar. Conhecer cada irmão. Ama-lo como ele é. Conhecer as suas virtudes e não nos determos nos seus defeitos. Nós não somos um grupo de amigos, nem tão pouco uns conhecidos que gostam de conviver. Assumimos um compromisso. Professamos na Ordem Franciscana Secular. Foi Francisco que nos escolheu. E que santo orgulho essa escolha nos faz sentir! Temos que amar, ser misericordiosos, fazer dos nossos encontros uma festa. Escutar os problemas de cada um, sorrir com o coração e, uma coisa bem importante, é rezarmos uns pelos outros. Não deixar passar um só dia sem pensar na Fraternidade. Isto é, no rosto de cada irmão. Todos têm um nome. Não podemos ser uma Fraternidade de desconhecidos.
Um bom ano para todos. Que o pai S. Francisco nos ajude a viver em humildade e com o coração disponível para amarmos, verdadeiramente, os Irmãos que encontrámos no caminho que aceitámos percorrer… e que a luz de Belém continue a brilhar para nós.
Paz e Bem!
maria clara, ofs
18janeiro2019

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você