Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

11 de março de 2019

1º Domingo da Quaresma



14 fevereiro 2016)

Introdução à Liturgia
Iniciada na quarta-feira com a celebração das cinzas, hoje a liturgia introduz-nos no tempo quaresmal e apresenta-nos o projeto que nos conduz à Páscoa do Senhor. A igreja propõe-nos ao longo destes 40 dias uma caminhada que acompanha Jesus na sua missão. Seguir Jesus é, antes de mais, um processo de caminhada que implica renúncia, para assim acolhermos os desafios que a Palavra de Deus hoje nos faz.

Introdução às Leituras
A primeira leitura, do livro do Deuteronómio, fala-nos do projeto de Deus para o Seu povo e mostra-nos como esse mesmo projeto tem como fundamento as ações históricas que Deus realizou para libertar e conduzir Israel da casa da escravidão à terra da liberdade. É um autêntico programa a pôr em prática; outrora, foi para o Povo de Israel; hoje, na nossa caminhada com Cristo, é um programa para todos nós.

O projeto de Deus tem sempre a sua centralidade na Palavra; é por ela que Deus se faz presente na nossa vida; é nela que encontramos a força e os desafios que nos motivam; é através dela que respondemos com a nossa adesão às propostas do Senhor. A Quaresma é o tempo da Palavra. É isso mesmo que nos diz Paulo: ela deve habitar os nossos corações.

O Evangelho narra-nos, como sempre sucede no 1º domingo da quaresma, as tentações de Jesus. Está perante a centralidade da sua missão que se concretiza nesta proposta de libertação interior que nos conduz à ressurreição pascal.
Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você