Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

4 de outubro de 2019

4 de outubro - S. Francisco de Assis




O Pobrezinho de Assis

Pai S. Francisco, espero que tenhas um bocadinho de tempo para conversarmos. Hoje é o teu dia. Ontem, à tardinha, já começamos a recordar a tua passagem para a Vida Eterna.  Não é necessário lembrar os Irmãos. Todos celebram esta data com o coração em festa. Cada um, a seu modo, dá graças a Deus pelo santo que tu és. Pela vida que viveste - cântico permanente de louvor ao Deus que te criou.

Então senta-te aqui e ouve-me.

Porque te chamam “pobrezinho”? Quem não te conheça bem, pode ser levado a pensar numa pessoa fisicamente pouco atrativa, talvez rude, amarga e dependente da generosidade dos outros.

“Pobrezinho”, dito assim, pode inspirar caridade, mas corre-se o risco de passar ao lado da tua própria pessoa, sem se dar conta de que nos estamos cruzando com Francisco de Assis.

Tu foste o rei da juventude de Assis… eras popular, tinhas muitos amigos, falavas bem, eras alegre. Encantavas. Tinhas compaixão pelos mais necessitados e, sempre que algum pobre te pedia esmola “por amor de Deus”, nunca recusavas. E, ainda não te tinhas convertido… Mas dos teus pais recebeste uma boa educação cívica e espiritual.  Tua mãe, cristã fervorosa, moldou o teu coração no amor de Deus e do próximo. Tiveste um berço de ouro, com tudo aquilo que poderia determinar uma vida sem grandes preocupações.

Mas depois ouviste a voz de Deus. Veio a hora da conversão. Aquilo que tu eras não chegava. E a tua vida mudou.  E quando decidiste que o teu caminho era viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, começaram a chamar-te “pobrezinho”.

Mas eu vejo-te de modo diferente. Humilde sim. Pobrezinho não.

Tu eras forte. Recuperaste com o vigor dos teus braços, as igrejas de S. Damião, a Porciúncula e a de S. Pedro.

A tua voz era maviosa quando cantavas. Era meiga e quente quando davas conselhos. Era firme quando lutavas pelo privilégio da dona Pobreza. Eras trabalhador. Só recebias esmolas em troca do teu trabalho.

Quando algum irmão estava triste, tu ias ao seu encontro. Conseguias sarar as feridas da sua alma. Se algum tinha frio, cuidavas de o agasalhar. Se tinha fome, sentavas-te a seu lado e comias com ele para que não se sentisse envergonhado da sua fraqueza.

Quando estavas cego, entoavas louvores ao Deus Altíssimo e davas graças pelos sofrimentos que sacudiam o teu corpo.

E o teu sorriso era sempre a luz duma suave madrugada.

Nada impunhas. O teu exemplo era a palavra que chegava ao coração daqueles que te conheciam. Elas, as tuas palavras, é que levavam as pessoas a fazer as suas escolhas.

Tua falavas do amor de Deus, mas respeitavas quem não tinha uma fé igual à tua. Foi o que aconteceu em Damietta. Tu pregavas a paz. A harmonia. O respeito não só pelas pessoas, como também por todas as criaturas.

Tu eras sábio. Justo. Misericordioso. A tua identificação com Cristo não diminuiu a tua afeição ao pobre, ao doente, aquele que se sentia perturbado. Pelo contrário, a tua compaixão era mais intensa e a tua presença constante.

É que tu aprendeste que amar a Deus era suavizar o sofrimento humano, era limpar as chagas da alma e do corpo. Era tornar concreto aquilo em que acreditavas.

Eras um homem sensível, de sentimentos profundos, que desenvolveste os dons naturais que estavam dentro de ti e os colocaste ao serviço dos irmãos. E isso porque um dia ouviste a voz do Senhor e decidiste ser o “Arauto do grande Rei”.

E dizem que és “probrezinho”?

No Evangelho encontraste a simplicidade de vida. A tua generosidade para com Deus e para com os homens, tornaram-te visível aos olhos de todos.

Eras grande. Eras ativo. Livre. O teu olhar transmitia serenidade e da tua boca saíam palavras de consolação e de esperança.

Não, não eras, nem és um pobrezinho. O teu coração despojado de tudo aquilo que é terreno, estava repleto de amor e de luz. Aí guardavas os tesouros que o Senhor te confiava. Tu O compreendeste. Amaste Jesus desde o presépio até ao Calvário. Transmitias alegria, vivias feliz. Não se podia sentir dó da tua pessoa.

Assim se compreende que o mundo hoje te recorde. Apesar do teu corpo terreno ter ficado escondido durante alguns séculos, num sepulcro de todos desconhecido, nem assim foste esquecido. Tens sido amado e admirado através dos tempos, por crentes e não crentes, por gente de todas as idades.

E chamam-te “pobrezinho”?!!

Pai S. Francisco, homem grande, rico de bens espirituais, continuas a ser exemplo para todo aquele que quer seguir Jesus. Obrigada por existires. Obrigada pelos Irmãos que me deste e que hoje louvam o Senhor pela graça de te conhecerem.

Não te chamo “pobrezinho” … quero sim, que muitos te conheçam, que sintam a tua grandeza repleta de humildade e que aprendam a cantar contigo, sentindo a doçura das palavras que escolheste para louvar o Senhor.

Dá-me a tua mão, preciso dela, e soltemos a nossa voz, entoando juntos

Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor
A Ti toda honra e toda a glória,
A Ti o louvor.

Maria clara, ofs
Lisboa, 4 de outubro de 2019

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você