Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

31 de julho de 2022

16º Domingo do Tempo Comum

 

(17/07/2022)

           Introdução à Liturgia:    

Celebrar a eucaristia é sempre um momento de acolhimento que dispensamos a Deus e aos Irmãos. Celebrar, é dar uma dimensão fraterna à nossa fé, partilhá-la com os Irmãos. Para além das interpelações que a Palavra de Deus nos coloca, vamos também fazer desta Eucaristia um momento de ação de graças pelo trabalho realizado pela Ordem Franciscana Secular que hoje vai encerrar as suas atividades deste ano pastoral 2021-2022. Para além deste momento de louvor, vamos também refletir sobre a Sinodalidade como momento que nos interpela na nossa forma de ser igreja.

           Introdução às Leituras 

A 1ª leitura, do livro dos Génesis, fala-nos da visita que os três personagens fizeram a Abraão e que os Padres da Igreja identificaram como sendo a imagem da Trindade. É uma visita que testemunha a gratuidade de Deus para com todos aqueles que acolhem e se abrem à Sua presença e à Sua passagem.

Continuando a ler a Carta aos Colossenses, S. Paulo fala-nos da universalidade da salvação de que ele é testemunho e também mensageiro. Por isso, ele sente esta profunda comunhão com Cristo que o leva a proclamar: completo na minha carne a dores de Cristo em prol da Igreja, dos Irmãos.

Na Sagrada Escritura, tanto no Antigo como no Novo Testamento, encontramos muitas vezes a mensagem dos dois caminhos, ou também, como sucede hoje, dos dois modelos: o serviço e a escuta; o trabalho e a adoração; a partilha e a contemplação. A resposta de Jesus diz-nos que tudo nasce da escuta da Palavra. São Francisco viveu intensamente essa escuta e convida os seus Irmãos a escutarem sempre o Senhor.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você