Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

28 de junho de 2023

10º Domingo do Tempo Comum

Ano A (11.6.2023)


Introdução à Eucaristia:

A liturgia deste domingo, através da Palavra de Deus que nos é proposta nas leituras, traz até nós um desafio muito importante: em que consiste a verdadeira prática da fé? Como concretizamos a nossa relação com Deus? Que expressões a nossa fé deve assumir no quotidiano da nossa experiência crente? Acolhamos esta Palavra e deixemo-nos interpelar por ela, pois é na fidelidade à Palavra que se consolida o nosso testemunho.

Introdução às Leituras:

Oseias é um dos profetas que marca mais profundamente a mensagem do Antigo Testamento. Melhor que ninguém ele define a essência de Deus como sendo misericórdia e amor. Nisso, o Deus de Israel distingue-se de todos os deuses antigos e dos ídolos dos pagãos. Os ecos de Oseias perduram em toda a tradição bíblica e fazem parte da essência da nossa vivência cristã.

 Na segunda leitura, da Carta aos Romanos, S. Paulo exorta os cristãos de Roma a fortalecerem a sua esperança, tomando como testemunho a figura de Abraão, o pai dos crentes. Para nós, o fundamento da nossa esperança está em Cristo ressuscitado, pois é ele a fonte da nossa justificação.   

 O texto do Evangelho de hoje traz até nós o momento em que Jesus chamou Mateus, o publicano, que deixou o seu posto de cobrança e seguiu Jesus. Perante a incompreensão dos presentes, Jesus recorre a Oseias e faz ver aos fariseus e aos outros que o seguiam que a verdadeira vivência de comunhão passa pela prática da misericórdia e do amor. Aqui está o centro da sua mensagem.

Padre João Lourenço, OFM


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você