Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

10 de julho de 2023

13º Domingo do Tempo Comum

 

(02.07.2023)

Introdução à Eucaristia:

Por vezes, a nossa caminhada de fé é entendida e vivida numa certa passividade e estagnação. Neste domingo, a palavra de Deus convida-nos a uma dinâmica de vida, de seguimento. Como nos diz o Papa Francisco, ser igreja e ser discípulo de Jesus implica sempre estar numa atitude de partida, de saída ao encontro dos outros para os ganhar para Cristo.


Introdução às Leituras:

A Escritura apresenta-nos, em muitas situações, pessoas que são chamadas por Deus para nos mostrar como Ele precisa de nós para se fazer presente na história e imprimir nela o selo do seu amor e da sua misericórdia. Elias é uma destas personagens que nos abre a este absoluto de Deus, antecipando neste profetas muitos traços daquela que viria a ser mensagem do próprio.

 Dando continuação à leitura da Carta aos Romanos, que vimos fazendo nos últimos domingos, Paulo diz-nos que é no batismo em Cristo que se fundamenta a nossa esperança. É n’Ele que temos a plenitude da nossa vida; é na gratuidade do mistério pascal de Cristo que radica a nossa verdadeira liberdade.

 No Evangelho, S. Mateus fala-nos a nossa opção radical pelo seguimento, à semelhança da proposta que Ele deixa aos discípulos. Mateus diz-nos que a opção por Jesus é a grande opção da nossa vida, pois é a partir dela e com fundamento nela que tudo ganha sentido, incluindo mesmo os gestos mais simples e mais humildes.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você