Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

8 de fevereiro de 2025

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Giotto Di Bondone  -Apresentação de Jesus no templo, 1320

(02.02.2025)

Introdução à Liturgia:

A igreja celebra hoje, dia 2 de fevereiro, a festa da Apresentação do Senhor, que antes da reforma litúrgica do Concílio era chamada de Festa da Senhora das Candeias. Trata-se de uma festa de matriz bíblica, em que ao completar os 40 dias de dar à luz, de acordo com a Lei, a Mãe deve apresentar-se no templo para assim dar início à sua reintegração na Comunidade. Os Evangelho, designadamente S. Lucas, realça que a família de Nazaré foi também apresentar ao Senhor e à Comunidade o Menino Jesus que era o Primogénito, para assim agradecer ao Deus da vida a nova vida que d’Ele nos vem trazer e é neste contexto que Ele é acolhido.  

 Introdução às Leituras:

A primeira leitura, do livro do profeta Malaquias, faz-se o anúncio da vinda do mensageiro do Senhor que vem para proceder a uma renovação do povo, dando assim início a uma nova etapa na história da salvação. Neste ano jubilar sob o lema da esperança, Jesus é esse mensageiro que nos anuncia um tempo novo de comunhão com Deus.

 A segunda leitura, Carta aos Hebreus, faz-se já uma leitura teológica da encarnação de Cristo, já que Ele vem assumir a nossa condição, elevando-nos à dignidade de filhos e tornando-nos participantes da sua condição.  

 No Evangelho de S. Lucas que hoje a liturgia nos propõe, estamos perante a melhor interpretação que nos é oferecida acerca deste momento da vida de Jesus. Ele é apresentado no templo e também àqueles justos do Antigo Testamento que aguardavam a salvação e a chegada do messias. Jesus é, como diz Simeão, a luz das nações que Deus oferece ao Seu povo.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você